Matemática e música: Uma proposta pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254 |
Resumo: | O presente trabalho buscou, através de uma análise histórica, refletir a cerca da temática, matemática e música, e como estas estão relacionadas, observando que ambas surgem a partir da necessidade da vida em comunidade, como elementos de organização e manifestação cultural. Ainda discutimos como se deu o surgimento das escalas musicais, e como os matemáticos Pitágoras, D’Alembert e outros, foram fundamentais para a evolução da teoria musical, assim também como os conceitos matemáticos de frações, sequências e logaritmos, por exemplo. Verificamos o quanto esses dois elementos, matemática e música, são importantes para diversas culturas em destaque para o povo indígena Xukuru do Ororubá. Desenvolvendo uma atividade prática de construção de um pífano, com alunos da terceira série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, localizado na cidade de Arcoverde no sertão pernambucano, foi possível apresentar ao estudantes de maneira lúdica, como a música pode ser utilizada para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática, obtendo um resultado bem significativo com relação à prática e à teoria. |
id |
UEPB_22c80342702e8585889c75658b6f8ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3254 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática e música: Uma proposta pedagógicaEnsino da MatemáticaMúsicaPitágorasEscalas musicaisXukuro do OrorubáMathematics TeachingMusicPythagorasMusical ScalesCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO presente trabalho buscou, através de uma análise histórica, refletir a cerca da temática, matemática e música, e como estas estão relacionadas, observando que ambas surgem a partir da necessidade da vida em comunidade, como elementos de organização e manifestação cultural. Ainda discutimos como se deu o surgimento das escalas musicais, e como os matemáticos Pitágoras, D’Alembert e outros, foram fundamentais para a evolução da teoria musical, assim também como os conceitos matemáticos de frações, sequências e logaritmos, por exemplo. Verificamos o quanto esses dois elementos, matemática e música, são importantes para diversas culturas em destaque para o povo indígena Xukuru do Ororubá. Desenvolvendo uma atividade prática de construção de um pífano, com alunos da terceira série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, localizado na cidade de Arcoverde no sertão pernambucano, foi possível apresentar ao estudantes de maneira lúdica, como a música pode ser utilizada para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática, obtendo um resultado bem significativo com relação à prática e à teoria.The present work sought, through a historical analysis, to reflect on the theme, mathematics and music, and how these are related, noting that both arise from the necessity ofcommunity life aselements of organization and culturalmanifestation. We have discussed how the emergence of musical scales took place, and how the mathe- maticians Pythagoras, D’Alembert, and others, were fundamental to the evolution of musical theory, aswell asmathematical concepts of fractions, sequencesandlogarithms, for example. We verified how much these two elements, mathematics and music, are important for diverse cultures in prominence for the indigenous people Xukuru of the Ororub ´a. Developing a practical activity of construction of a fife, with students of the third grade of the High School Reference School Senador Vitorino Freire, located in the city of Arcoverde in the hinterland of Pernambuco,it was possible to present to the students in a playful way, how music can be used to facilitate teaching/learning of the mathematics, obtaining a very significant result in relation to practice and theory.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATLouredo, Aldo Trajano69231745468http://lattes.cnpq.br/7824999669236398Silva, Valdenilza Ferreira da14373203415http://lattes.cnpq.br/6609440201091310Oliveira, Davis Matias de02395628441http://lattes.cnpq.br/8918814404711884Maciel, Tiago Beserra2019-03-27T18:40:07Z2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACIEL, T. B. Matemática e música: Uma proposta pedagógica. 2018. 56f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-28T04:24:51Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-28T04:24:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e música: Uma proposta pedagógica |
title |
Matemática e música: Uma proposta pedagógica |
spellingShingle |
Matemática e música: Uma proposta pedagógica Maciel, Tiago Beserra Ensino da Matemática Música Pitágoras Escalas musicais Xukuro do Ororubá Mathematics Teaching Music Pythagoras Musical Scales CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Matemática e música: Uma proposta pedagógica |
title_full |
Matemática e música: Uma proposta pedagógica |
title_fullStr |
Matemática e música: Uma proposta pedagógica |
title_full_unstemmed |
Matemática e música: Uma proposta pedagógica |
title_sort |
Matemática e música: Uma proposta pedagógica |
author |
Maciel, Tiago Beserra |
author_facet |
Maciel, Tiago Beserra |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Louredo, Aldo Trajano 69231745468 http://lattes.cnpq.br/7824999669236398 Silva, Valdenilza Ferreira da 14373203415 http://lattes.cnpq.br/6609440201091310 Oliveira, Davis Matias de 02395628441 http://lattes.cnpq.br/8918814404711884 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Tiago Beserra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Matemática Música Pitágoras Escalas musicais Xukuro do Ororubá Mathematics Teaching Music Pythagoras Musical Scales CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Ensino da Matemática Música Pitágoras Escalas musicais Xukuro do Ororubá Mathematics Teaching Music Pythagoras Musical Scales CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
O presente trabalho buscou, através de uma análise histórica, refletir a cerca da temática, matemática e música, e como estas estão relacionadas, observando que ambas surgem a partir da necessidade da vida em comunidade, como elementos de organização e manifestação cultural. Ainda discutimos como se deu o surgimento das escalas musicais, e como os matemáticos Pitágoras, D’Alembert e outros, foram fundamentais para a evolução da teoria musical, assim também como os conceitos matemáticos de frações, sequências e logaritmos, por exemplo. Verificamos o quanto esses dois elementos, matemática e música, são importantes para diversas culturas em destaque para o povo indígena Xukuru do Ororubá. Desenvolvendo uma atividade prática de construção de um pífano, com alunos da terceira série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, localizado na cidade de Arcoverde no sertão pernambucano, foi possível apresentar ao estudantes de maneira lúdica, como a música pode ser utilizada para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática, obtendo um resultado bem significativo com relação à prática e à teoria. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-27 2019-03-27T18:40:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACIEL, T. B. Matemática e música: Uma proposta pedagógica. 2018. 56f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254 |
identifier_str_mv |
MACIEL, T. B. Matemática e música: Uma proposta pedagógica. 2018. 56f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1822133816949473280 |