Matemática e música: Uma proposta pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Tiago Beserra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254
Resumo: O presente trabalho buscou, através de uma análise histórica, refletir a cerca da temática, matemática e música, e como estas estão relacionadas, observando que ambas surgem a partir da necessidade da vida em comunidade, como elementos de organização e manifestação cultural. Ainda discutimos como se deu o surgimento das escalas musicais, e como os matemáticos Pitágoras, D’Alembert e outros, foram fundamentais para a evolução da teoria musical, assim também como os conceitos matemáticos de frações, sequências e logaritmos, por exemplo. Verificamos o quanto esses dois elementos, matemática e música, são importantes para diversas culturas em destaque para o povo indígena Xukuru do Ororubá. Desenvolvendo uma atividade prática de construção de um pífano, com alunos da terceira série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, localizado na cidade de Arcoverde no sertão pernambucano, foi possível apresentar ao estudantes de maneira lúdica, como a música pode ser utilizada para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática, obtendo um resultado bem significativo com relação à prática e à teoria.
id UEPB_22c80342702e8585889c75658b6f8ac1
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3254
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Matemática e música: Uma proposta pedagógicaEnsino da MatemáticaMúsicaPitágorasEscalas musicaisXukuro do OrorubáMathematics TeachingMusicPythagorasMusical ScalesCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAO presente trabalho buscou, através de uma análise histórica, refletir a cerca da temática, matemática e música, e como estas estão relacionadas, observando que ambas surgem a partir da necessidade da vida em comunidade, como elementos de organização e manifestação cultural. Ainda discutimos como se deu o surgimento das escalas musicais, e como os matemáticos Pitágoras, D’Alembert e outros, foram fundamentais para a evolução da teoria musical, assim também como os conceitos matemáticos de frações, sequências e logaritmos, por exemplo. Verificamos o quanto esses dois elementos, matemática e música, são importantes para diversas culturas em destaque para o povo indígena Xukuru do Ororubá. Desenvolvendo uma atividade prática de construção de um pífano, com alunos da terceira série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, localizado na cidade de Arcoverde no sertão pernambucano, foi possível apresentar ao estudantes de maneira lúdica, como a música pode ser utilizada para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática, obtendo um resultado bem significativo com relação à prática e à teoria.The present work sought, through a historical analysis, to reflect on the theme, mathematics and music, and how these are related, noting that both arise from the necessity ofcommunity life aselements of organization and culturalmanifestation. We have discussed how the emergence of musical scales took place, and how the mathe- maticians Pythagoras, D’Alembert, and others, were fundamental to the evolution of musical theory, aswell asmathematical concepts of fractions, sequencesandlogarithms, for example. We verified how much these two elements, mathematics and music, are important for diverse cultures in prominence for the indigenous people Xukuru of the Ororub ´a. Developing a practical activity of construction of a fife, with students of the third grade of the High School Reference School Senador Vitorino Freire, located in the city of Arcoverde in the hinterland of Pernambuco,it was possible to present to the students in a playful way, how music can be used to facilitate teaching/learning of the mathematics, obtaining a very significant result in relation to practice and theory.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATLouredo, Aldo Trajano69231745468http://lattes.cnpq.br/7824999669236398Silva, Valdenilza Ferreira da14373203415http://lattes.cnpq.br/6609440201091310Oliveira, Davis Matias de02395628441http://lattes.cnpq.br/8918814404711884Maciel, Tiago Beserra2019-03-27T18:40:07Z2018-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACIEL, T. B. Matemática e música: Uma proposta pedagógica. 2018. 56f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-28T04:24:51Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-28T04:24:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e música: Uma proposta pedagógica
title Matemática e música: Uma proposta pedagógica
spellingShingle Matemática e música: Uma proposta pedagógica
Maciel, Tiago Beserra
Ensino da Matemática
Música
Pitágoras
Escalas musicais
Xukuro do Ororubá
Mathematics Teaching
Music
Pythagoras
Musical Scales
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Matemática e música: Uma proposta pedagógica
title_full Matemática e música: Uma proposta pedagógica
title_fullStr Matemática e música: Uma proposta pedagógica
title_full_unstemmed Matemática e música: Uma proposta pedagógica
title_sort Matemática e música: Uma proposta pedagógica
author Maciel, Tiago Beserra
author_facet Maciel, Tiago Beserra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Louredo, Aldo Trajano
69231745468
http://lattes.cnpq.br/7824999669236398
Silva, Valdenilza Ferreira da
14373203415
http://lattes.cnpq.br/6609440201091310
Oliveira, Davis Matias de
02395628441
http://lattes.cnpq.br/8918814404711884
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Tiago Beserra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Matemática
Música
Pitágoras
Escalas musicais
Xukuro do Ororubá
Mathematics Teaching
Music
Pythagoras
Musical Scales
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino da Matemática
Música
Pitágoras
Escalas musicais
Xukuro do Ororubá
Mathematics Teaching
Music
Pythagoras
Musical Scales
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description O presente trabalho buscou, através de uma análise histórica, refletir a cerca da temática, matemática e música, e como estas estão relacionadas, observando que ambas surgem a partir da necessidade da vida em comunidade, como elementos de organização e manifestação cultural. Ainda discutimos como se deu o surgimento das escalas musicais, e como os matemáticos Pitágoras, D’Alembert e outros, foram fundamentais para a evolução da teoria musical, assim também como os conceitos matemáticos de frações, sequências e logaritmos, por exemplo. Verificamos o quanto esses dois elementos, matemática e música, são importantes para diversas culturas em destaque para o povo indígena Xukuru do Ororubá. Desenvolvendo uma atividade prática de construção de um pífano, com alunos da terceira série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, localizado na cidade de Arcoverde no sertão pernambucano, foi possível apresentar ao estudantes de maneira lúdica, como a música pode ser utilizada para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática, obtendo um resultado bem significativo com relação à prática e à teoria.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27
2019-03-27T18:40:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACIEL, T. B. Matemática e música: Uma proposta pedagógica. 2018. 56f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254
identifier_str_mv MACIEL, T. B. Matemática e música: Uma proposta pedagógica. 2018. 56f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458420674199552