Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3802 |
Resumo: | Esta pesquisa caracteriza-se por abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritiva, tendo como mote: Investigar as práticas de letramentos de professores de Língua Portuguesa no ensino de estudantes surdos do Ensino Fundamental no contexto da cultura digital, a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O aporte teórico que serviu de embasamento para este trabalho partiu de autores que discutem a) educação, identidade e cultura dos Surdos: Skliar (2015), Moura (2000), Strobel (2009), Perlin (1998, 2015); b) Letramentos: Kleiman (1995), Soares (2002, 2009), Rojo (2006, 2009, 2012); em especial, c) letramentos digitais: Ribeiro e Coscarelli, (2017), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); também sobre d) as TDIC no contexto educacional: Ribeiro (2018), Kenski (2012, 2013), Behrens (2006) e Masetto (2006), Moran (2015). Por conta da pandemia da Covid-19, a pesquisa foi desenvolvida de forma remota, através de diálogos virtuais, com a colaboração de cinco professoras da rede pública de Teresina – PI, que aceitam contribuir com a pesquisa de forma on-line. Os dados foram gerados através de questionário e entrevista, que mesclaram perguntas objetivas e subjetivas, buscando conhecer a concepção dos colaboradores sobre TDIC, letramentos e cultura Surda. A partir das informações disponibilizadas e da investigação acerca do conhecimento sobre práticas de letramentos das professoras de Língua Portuguesa, fomentaram na construção do produto desta pesquisa, que consistiu em um caderno pedagógico, no formato e-book, com rotas de atividades que auxiliem professores dos anos iniciais de Língua Portuguesa a desenvolverem práticas de letramento digital com os estudantes Surdos, com o intuito de potencializar a aprendizagem da língua na modalidade escrita. |
id |
UEPB_24296e81816356247065795f62f2cf07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3802 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdoLetramento DigitalTecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICSurdoEnsino de Língua PortuguesaENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALEsta pesquisa caracteriza-se por abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritiva, tendo como mote: Investigar as práticas de letramentos de professores de Língua Portuguesa no ensino de estudantes surdos do Ensino Fundamental no contexto da cultura digital, a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O aporte teórico que serviu de embasamento para este trabalho partiu de autores que discutem a) educação, identidade e cultura dos Surdos: Skliar (2015), Moura (2000), Strobel (2009), Perlin (1998, 2015); b) Letramentos: Kleiman (1995), Soares (2002, 2009), Rojo (2006, 2009, 2012); em especial, c) letramentos digitais: Ribeiro e Coscarelli, (2017), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); também sobre d) as TDIC no contexto educacional: Ribeiro (2018), Kenski (2012, 2013), Behrens (2006) e Masetto (2006), Moran (2015). Por conta da pandemia da Covid-19, a pesquisa foi desenvolvida de forma remota, através de diálogos virtuais, com a colaboração de cinco professoras da rede pública de Teresina – PI, que aceitam contribuir com a pesquisa de forma on-line. Os dados foram gerados através de questionário e entrevista, que mesclaram perguntas objetivas e subjetivas, buscando conhecer a concepção dos colaboradores sobre TDIC, letramentos e cultura Surda. A partir das informações disponibilizadas e da investigação acerca do conhecimento sobre práticas de letramentos das professoras de Língua Portuguesa, fomentaram na construção do produto desta pesquisa, que consistiu em um caderno pedagógico, no formato e-book, com rotas de atividades que auxiliem professores dos anos iniciais de Língua Portuguesa a desenvolverem práticas de letramento digital com os estudantes Surdos, com o intuito de potencializar a aprendizagem da língua na modalidade escrita.This research is characterized by a qualitative exploratory and descriptive approach, focus on investigating literacy practices of Portuguese Language teachers while teaching Elementary School Deaf students in a digital culture context, based on the TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). This dissertation is based on the theoretical contribution of several authors who discuss a) education, Deaf identity and culture: Skliar (2015), Moura (2000), Strobel (2009), Perlin (1998, 2015); b) Literacies: Kleiman (1995), Soares (2002, 2009), Rojo (2006, 2009, 2012); in particular, c) digital literacy: Ribeiro and Coscarelli, (2017), Dudeney, Hockly and Pegrum (2016); and also d) TDIC in the educational context: Ribeiro (2018), Kenski (2012, 2013), Behrens (2006) and Masetto (2006), Moran (2015). Due to the Covid-19 pandemic, the research was developed remotely, through virtual conversations, with the collaboration of five public school teachers in Teresina (PI). The data were generated through questionnaires and interviews, employing both objective and subjective questions, seeking to know the employees' understanding of TDIC, literacies and Deaf culture. Based on the available information and on the investigation about the Portuguese Language teachers understanding of literacy practices, we fostered the develop of the result of this research, which consisted in a pedagogical e-book format copybook, with activity routes that help Primary Portuguese language teachers to develop digital literacy practices with Deaf students, in order to enhance the language learning process in the written modality.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPNascimento, Juscelino Francisco do027.065.093-84http://lattes.cnpq.br/3532936503287691Santos, Patrícia Tuxi dos584.206.141-49Melo, Josandra Araújo Barreto de023.844.954-88Ramos, Aucélia Vieira661.863.313-34Araújo, Nádia Fernanda Martins de2021-09-29T14:37:07Z2021-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, N. F. M. de. Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo. 2021. 121 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3802porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-09-29T14:37:07Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-09-29T14:37:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo |
title |
Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo |
spellingShingle |
Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo Araújo, Nádia Fernanda Martins de Letramento Digital Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC Surdo Ensino de Língua Portuguesa ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo |
title_full |
Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo |
title_fullStr |
Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo |
title_full_unstemmed |
Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo |
title_sort |
Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo |
author |
Araújo, Nádia Fernanda Martins de |
author_facet |
Araújo, Nádia Fernanda Martins de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Juscelino Francisco do 027.065.093-84 http://lattes.cnpq.br/3532936503287691 Santos, Patrícia Tuxi dos 584.206.141-49 Melo, Josandra Araújo Barreto de 023.844.954-88 Ramos, Aucélia Vieira 661.863.313-34 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Nádia Fernanda Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Digital Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC Surdo Ensino de Língua Portuguesa ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Letramento Digital Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC Surdo Ensino de Língua Portuguesa ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Esta pesquisa caracteriza-se por abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritiva, tendo como mote: Investigar as práticas de letramentos de professores de Língua Portuguesa no ensino de estudantes surdos do Ensino Fundamental no contexto da cultura digital, a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O aporte teórico que serviu de embasamento para este trabalho partiu de autores que discutem a) educação, identidade e cultura dos Surdos: Skliar (2015), Moura (2000), Strobel (2009), Perlin (1998, 2015); b) Letramentos: Kleiman (1995), Soares (2002, 2009), Rojo (2006, 2009, 2012); em especial, c) letramentos digitais: Ribeiro e Coscarelli, (2017), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); também sobre d) as TDIC no contexto educacional: Ribeiro (2018), Kenski (2012, 2013), Behrens (2006) e Masetto (2006), Moran (2015). Por conta da pandemia da Covid-19, a pesquisa foi desenvolvida de forma remota, através de diálogos virtuais, com a colaboração de cinco professoras da rede pública de Teresina – PI, que aceitam contribuir com a pesquisa de forma on-line. Os dados foram gerados através de questionário e entrevista, que mesclaram perguntas objetivas e subjetivas, buscando conhecer a concepção dos colaboradores sobre TDIC, letramentos e cultura Surda. A partir das informações disponibilizadas e da investigação acerca do conhecimento sobre práticas de letramentos das professoras de Língua Portuguesa, fomentaram na construção do produto desta pesquisa, que consistiu em um caderno pedagógico, no formato e-book, com rotas de atividades que auxiliem professores dos anos iniciais de Língua Portuguesa a desenvolverem práticas de letramento digital com os estudantes Surdos, com o intuito de potencializar a aprendizagem da língua na modalidade escrita. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-29T14:37:07Z 2021-08-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAÚJO, N. F. M. de. Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo. 2021. 121 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3802 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, N. F. M. de. Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo. 2021. 121 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3802 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709224573665280 |