Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Nádia Fernanda Martins de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3815
Resumo: Esta pesquisa caracteriza-se por abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritiva, tendo como mote: Investigar as práticas de letramentos de professores de Língua Portuguesa no ensino de estudantes surdos do Ensino Fundamental no contexto da cultura digital, a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O aporte teórico que serviu de embasamento para este trabalho partiu de autores que discutem a) educação, identidade e cultura dos Surdos: Skliar (2015), Moura (2000), Strobel (2009), Perlin (1998, 2015); b) Letramentos: Kleiman (1995), Soares (2002, 2009), Rojo (2006, 2009, 2012); em especial, c) letramentos digitais: Ribeiro e Coscarelli, (2017), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); também sobre d) as TDIC no contexto educacional: Ribeiro (2018), Kenski (2012, 2013), Behrens (2006) e Masetto (2006), Moran (2015). Por conta da pandemia da Covid-19, a pesquisa foi desenvolvida de forma remota, através de diálogos virtuais, com a colaboração de cinco professoras da rede pública de Teresina – PI, que aceitam contribuir com a pesquisa de forma on-line. Os dados foram gerados através de questionário e entrevista, que mesclaram perguntas objetivas e subjetivas, buscando conhecer a concepção dos colaboradores sobre TDIC, letramentos e cultura Surda. A partir das informações disponibilizadas e da investigação acerca do conhecimento sobre práticas de letramentos das professoras de Língua Portuguesa, fomentaram na construção do produto desta pesquisa, que consistiu em um caderno pedagógico, no formato e-book, com rotas de atividades que auxiliem professores dos anos iniciais de Língua Portuguesa a desenvolverem práticas de letramento digital com os estudantes Surdos, com o intuito de potencializar a aprendizagem da língua na modalidade escrita.
id UEPB_fb7f9b1b210183c3ac9e9ab5ea2d4169
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3815
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdoLetramento digitalTecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICSurdoEnsino de língua portuguesaENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALEsta pesquisa caracteriza-se por abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritiva, tendo como mote: Investigar as práticas de letramentos de professores de Língua Portuguesa no ensino de estudantes surdos do Ensino Fundamental no contexto da cultura digital, a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O aporte teórico que serviu de embasamento para este trabalho partiu de autores que discutem a) educação, identidade e cultura dos Surdos: Skliar (2015), Moura (2000), Strobel (2009), Perlin (1998, 2015); b) Letramentos: Kleiman (1995), Soares (2002, 2009), Rojo (2006, 2009, 2012); em especial, c) letramentos digitais: Ribeiro e Coscarelli, (2017), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); também sobre d) as TDIC no contexto educacional: Ribeiro (2018), Kenski (2012, 2013), Behrens (2006) e Masetto (2006), Moran (2015). Por conta da pandemia da Covid-19, a pesquisa foi desenvolvida de forma remota, através de diálogos virtuais, com a colaboração de cinco professoras da rede pública de Teresina – PI, que aceitam contribuir com a pesquisa de forma on-line. Os dados foram gerados através de questionário e entrevista, que mesclaram perguntas objetivas e subjetivas, buscando conhecer a concepção dos colaboradores sobre TDIC, letramentos e cultura Surda. A partir das informações disponibilizadas e da investigação acerca do conhecimento sobre práticas de letramentos das professoras de Língua Portuguesa, fomentaram na construção do produto desta pesquisa, que consistiu em um caderno pedagógico, no formato e-book, com rotas de atividades que auxiliem professores dos anos iniciais de Língua Portuguesa a desenvolverem práticas de letramento digital com os estudantes Surdos, com o intuito de potencializar a aprendizagem da língua na modalidade escrita.This research is characterized by a qualitative exploratory and descriptive approach, focus on investigating literacy practices of Portuguese Language teachers while teaching Elementary School Deaf students in a digital culture context, based on the TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). This dissertation is based on the theoretical contribution of several authors who discuss a) education, Deaf identity and culture: Skliar (2015), Moura (2000), Strobel (2009), Perlin (1998, 2015); b) Literacies: Kleiman (1995), Soares (2002, 2009), Rojo (2006, 2009, 2012); in particular, c) digital literacy: Ribeiro and Coscarelli, (2017), Dudeney, Hockly and Pegrum (2016); and also d) TDIC in the educational context: Ribeiro (2018), Kenski (2012, 2013), Behrens (2006) and Masetto (2006), Moran (2015). Due to the Covid-19 pandemic, the research was developed remotely, through virtual conversations, with the collaboration of five public school teachers in Teresina (PI). The data were generated through questionnaires and interviews, employing both objective and subjective questions, seeking to know the employees' understanding of TDIC, literacies and Deaf culture. Based on the available information and on the investigation about the Portuguese Language teachers understanding of literacy practices, we fostered the develop of the result of this research, which consisted in a pedagogical e-book format copybook, with activity routes that help Primary Portuguese language teachers to develop digital literacy practices with Deaf students, in order to enhance the language learning process in the written modality.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPNascimento, Juscelino Francisco dohttp://lattes.cnpq.br/3532936503287691Santos, Patrícia Tuxi doshttp://lattes.cnpq.br/8079466991155659Melo, Josandra Araújo Barreto dehttp://lattes.cnpq.br/2967291086716903Ramos, Aucélia VieiraAraújo, Nádia Fernanda Martins de2021-11-11T18:54:12Z2021-08-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, N. F. M. de. Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo. 2021. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-11-11T18:54:12Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-11-11T18:54:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo
title Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo
spellingShingle Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo
Araújo, Nádia Fernanda Martins de
Letramento digital
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC
Surdo
Ensino de língua portuguesa
ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo
title_full Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo
title_fullStr Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo
title_full_unstemmed Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo
title_sort Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo
author Araújo, Nádia Fernanda Martins de
author_facet Araújo, Nádia Fernanda Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Juscelino Francisco do
http://lattes.cnpq.br/3532936503287691
Santos, Patrícia Tuxi dos
http://lattes.cnpq.br/8079466991155659
Melo, Josandra Araújo Barreto de
http://lattes.cnpq.br/2967291086716903
Ramos, Aucélia Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Nádia Fernanda Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento digital
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC
Surdo
Ensino de língua portuguesa
ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
topic Letramento digital
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC
Surdo
Ensino de língua portuguesa
ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description Esta pesquisa caracteriza-se por abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritiva, tendo como mote: Investigar as práticas de letramentos de professores de Língua Portuguesa no ensino de estudantes surdos do Ensino Fundamental no contexto da cultura digital, a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O aporte teórico que serviu de embasamento para este trabalho partiu de autores que discutem a) educação, identidade e cultura dos Surdos: Skliar (2015), Moura (2000), Strobel (2009), Perlin (1998, 2015); b) Letramentos: Kleiman (1995), Soares (2002, 2009), Rojo (2006, 2009, 2012); em especial, c) letramentos digitais: Ribeiro e Coscarelli, (2017), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); também sobre d) as TDIC no contexto educacional: Ribeiro (2018), Kenski (2012, 2013), Behrens (2006) e Masetto (2006), Moran (2015). Por conta da pandemia da Covid-19, a pesquisa foi desenvolvida de forma remota, através de diálogos virtuais, com a colaboração de cinco professoras da rede pública de Teresina – PI, que aceitam contribuir com a pesquisa de forma on-line. Os dados foram gerados através de questionário e entrevista, que mesclaram perguntas objetivas e subjetivas, buscando conhecer a concepção dos colaboradores sobre TDIC, letramentos e cultura Surda. A partir das informações disponibilizadas e da investigação acerca do conhecimento sobre práticas de letramentos das professoras de Língua Portuguesa, fomentaram na construção do produto desta pesquisa, que consistiu em um caderno pedagógico, no formato e-book, com rotas de atividades que auxiliem professores dos anos iniciais de Língua Portuguesa a desenvolverem práticas de letramento digital com os estudantes Surdos, com o intuito de potencializar a aprendizagem da língua na modalidade escrita.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-11T18:54:12Z
2021-08-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, N. F. M. de. Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo. 2021. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3815
identifier_str_mv ARAÚJO, N. F. M. de. Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo. 2021. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709225297182720