Literatura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Josenildo Maria de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1869
Resumo: As diferenças entre o discurso científico especializado e ocupado com a pesquisa e o discurso didático orientado para o ensino e a aprendizagem corroboram a importância da linguagem e da literatura nos processos de ensino e comunicação pública das ciências. Em tal contexto, a literatura de cordel, dado a sua linguagem simples e atraente, parece apresentar algum potencial para popularização e comunicação pública da ciência. Nesta pesquisa objetivamos investigar se a partir da literatura de cordel podemos extrair textos com potencial para a popularização e comunicação pública da ciência, com particular interesse pela Física. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa documental no acervo de literatura de cordel na biblioteca Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba com a identificação e catalogação de cordéis cujos títulos abordavam temas relativos à Ciência. Após a catalogação, os cordéis foram separados por áreas de abrangência com o intuito de facilitar a análise daqueles que abordavam temas da Física. Esta pesquisa pode ser considerada de natureza qualitativa com aproximações quantitativas em que para a descrição analítica, segundo procedimentos do conteúdo das mensagens, foi utilizada a metodologia da Análise de Conteúdo Temático-Categorial. Através desse estudo foi possível identificar muitos cordéis que versam sobre temas da Física. Acreditamos que este material possa ser utilizado como vínculo de aproximação entre ciência e arte, podendo ser adotado por professores como material de apoio antes, durante e após as aulas.
id UEPB_26b95052f53dd4857f064c755b38bb6d
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1869
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Literatura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciênciaCordel leterature and physics teaching: an approaching to the popularization of scienceEnsino de FísicaPopularização da CiênciaLiteratura de CordelPopularization of ScienceCordel literaturePhysics teachingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALAs diferenças entre o discurso científico especializado e ocupado com a pesquisa e o discurso didático orientado para o ensino e a aprendizagem corroboram a importância da linguagem e da literatura nos processos de ensino e comunicação pública das ciências. Em tal contexto, a literatura de cordel, dado a sua linguagem simples e atraente, parece apresentar algum potencial para popularização e comunicação pública da ciência. Nesta pesquisa objetivamos investigar se a partir da literatura de cordel podemos extrair textos com potencial para a popularização e comunicação pública da ciência, com particular interesse pela Física. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa documental no acervo de literatura de cordel na biblioteca Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba com a identificação e catalogação de cordéis cujos títulos abordavam temas relativos à Ciência. Após a catalogação, os cordéis foram separados por áreas de abrangência com o intuito de facilitar a análise daqueles que abordavam temas da Física. Esta pesquisa pode ser considerada de natureza qualitativa com aproximações quantitativas em que para a descrição analítica, segundo procedimentos do conteúdo das mensagens, foi utilizada a metodologia da Análise de Conteúdo Temático-Categorial. Através desse estudo foi possível identificar muitos cordéis que versam sobre temas da Física. Acreditamos que este material possa ser utilizado como vínculo de aproximação entre ciência e arte, podendo ser adotado por professores como material de apoio antes, durante e após as aulas.The difference between specialized scientific speech regarding with the research and the didactic speech directed to the teaching and learning, supports the importance of language and literature within the process of teaching and public communication of science. In such context, Cordel Literature, due to its simple and attractive language, seems to show some potential for popularization and public communication of science. In this study we aimed to investigate whether, from the string Cordel Literature, we extract texts with potential for popularization and public communication of science, with particular interest for Physical Science. At that sense, it has been done a documentary research at Cordel Literature collection in the Átila Almeida Library of the Universidade Estadual da Paraíba with the identification and cataloging of cordels which topics approached some issues related to Science. After cataloging, the cordels have been separated by areas of coverage in order to facilitate analysis of those that approached themes of Physics. This research may be considered of qualitative nature with quantitative approaches in which for the analytical description, according to the procedures of the content of messages, it has been utilized the methodology of Thematic-Categorical Content Analysis. Through this research it was possible to identify many cordels that deal with themes of Physics. We believe that material may be used as a link of relationship between science and art, and may be adopted by teachers as support material, before, during and after the classes.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaGermano, Marcelo GomesCPF:36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Sousa, Cidoval Morais deCPF:47798521453http://lattes.cnpq.br/0573233540937425Kulesza, Wojciech AndrzejCPF:33124310853http://lattes.cnpq.br/7408584269961175Lima, Josenildo Maria de2015-09-25T12:20:55Z2013-06-112013-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Josenildo Maria de. Cordel leterature and physics teaching: an approaching to the popularization of science. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T13:35:53Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T13:35:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciência
Cordel leterature and physics teaching: an approaching to the popularization of science
title Literatura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciência
spellingShingle Literatura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciência
Lima, Josenildo Maria de
Ensino de Física
Popularização da Ciência
Literatura de Cordel
Popularization of Science
Cordel literature
Physics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
title_short Literatura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciência
title_full Literatura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciência
title_fullStr Literatura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciência
title_full_unstemmed Literatura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciência
title_sort Literatura de Cordel e ensino de física: uma aproximação para a popularização da ciência
author Lima, Josenildo Maria de
author_facet Lima, Josenildo Maria de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
CPF:36867926487
http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
Sousa, Cidoval Morais de
CPF:47798521453
http://lattes.cnpq.br/0573233540937425
Kulesza, Wojciech Andrzej
CPF:33124310853
http://lattes.cnpq.br/7408584269961175
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Josenildo Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Popularização da Ciência
Literatura de Cordel
Popularization of Science
Cordel literature
Physics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
topic Ensino de Física
Popularização da Ciência
Literatura de Cordel
Popularization of Science
Cordel literature
Physics teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
description As diferenças entre o discurso científico especializado e ocupado com a pesquisa e o discurso didático orientado para o ensino e a aprendizagem corroboram a importância da linguagem e da literatura nos processos de ensino e comunicação pública das ciências. Em tal contexto, a literatura de cordel, dado a sua linguagem simples e atraente, parece apresentar algum potencial para popularização e comunicação pública da ciência. Nesta pesquisa objetivamos investigar se a partir da literatura de cordel podemos extrair textos com potencial para a popularização e comunicação pública da ciência, com particular interesse pela Física. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa documental no acervo de literatura de cordel na biblioteca Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba com a identificação e catalogação de cordéis cujos títulos abordavam temas relativos à Ciência. Após a catalogação, os cordéis foram separados por áreas de abrangência com o intuito de facilitar a análise daqueles que abordavam temas da Física. Esta pesquisa pode ser considerada de natureza qualitativa com aproximações quantitativas em que para a descrição analítica, segundo procedimentos do conteúdo das mensagens, foi utilizada a metodologia da Análise de Conteúdo Temático-Categorial. Através desse estudo foi possível identificar muitos cordéis que versam sobre temas da Física. Acreditamos que este material possa ser utilizado como vínculo de aproximação entre ciência e arte, podendo ser adotado por professores como material de apoio antes, durante e após as aulas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-11
2013-04-17
2015-09-25T12:20:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Josenildo Maria de. Cordel leterature and physics teaching: an approaching to the popularization of science. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1869
identifier_str_mv LIMA, Josenildo Maria de. Cordel leterature and physics teaching: an approaching to the popularization of science. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458409486942208