O pensamento computacional e as suas conexões com o ensino e a aprendizagem da Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Lucas Henrique
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3849
Resumo: A aprendizagem da Geometria consiste em uma vivência de grande importância para a vida das pessoas, pois permite o desenvolvimento de uma forma específica de enxergar a realidade, de pensar e de resolver problemas. No entanto, nas escolas, nem sempre os conteúdos adotados nos currículos de Geometria são capazes de atender as necessidades dos estudantes, especialmente porque a sociedade demanda deles cada vez mais conhecimentos e habilidades que contribuam na vivência da Cultura Digital. Recentemente, a atenção de muitos professores e pesquisadores têm se voltado para a temática do desenvolvimento do Pensamento Computacional, devido à relação de suas habilidades com as demandas da era digital e também à sua possibilidade de estabelecer conexões com processos de ensino e de aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, como, por exemplo, a Matemática. Considerando essa possibilidade, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de pesquisar sobre as conexões do Pensamento Computacional com o ensino e a aprendizagem da Geometria. A pesquisa foi conduzida sob uma abordagem qualitativa, a partir da perspectiva metodológica da Engenharia Didática, sendo dividida em quatro fases: análises preliminares; análise a priori; experimentação; análise a posteriori e validação. Sua aplicação ocorreu ao longo de cinco encontros com dez estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande (PB), abordando o conteúdo congruência de triângulos. Durante as aulas, foi aplicada uma sequência de cinco atividades, que fizeram uso do software GeoGebra, além de triângulos de papel colorido, instrumentos de medição, algumas atividades impressas e um jogo desenvolvido pelos pesquisadores, intitulado Jogo das Congruências. Os resultados obtidos revelaram algumas das diversas conexões que podem ser estabelecidas entre o Pensamento Computacional e a Geometria, em especial, com o conteúdo da congruência de triângulos. Destacamos a ligação entre as habilidades de abstração e reconhecimento das propriedades das figuras geométricas, que foram amplamente utilizadas pelos alunos ao participarem das atividades propostas. Além dessas conexões, os resultados também apontaram para o desenvolvimento de diversas habilidades e estratégias para a verificação da congruência de triângulos que, certamente, os alunos não teriam desenvolvido apenas por meio de atividades escritas, pois puderam a partir da abordagem realizada nesta pesquisa exercitar a criatividade e os pensamentos computacional e geométrico. Ressaltamos que existem inúmeras outras conexões entre o Pensamento Computacional e o ensino e a aprendizagem da Geometria que podem ser contempladas por meio de outros conteúdos, dada a amplitude de temáticas abordadas no currículo de Matemática da escola básica. Portanto, ainda são necessárias novas investigações que evidenciem tais conexões e as utilizem como estratégias pedagógicas para a realização de novas práticas educativas, tanto no campo da Geometria, quanto em outros.
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Recentemente, a atenção de muitos professores e pesquisadores têm se voltado para a temática do desenvolvimento do Pensamento Computacional, devido à relação de suas habilidades com as demandas da era digital e também à sua possibilidade de estabelecer conexões com processos de ensino e de aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento, como, por exemplo, a Matemática. Considerando essa possibilidade, esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de pesquisar sobre as conexões do Pensamento Computacional com o ensino e a aprendizagem da Geometria. A pesquisa foi conduzida sob uma abordagem qualitativa, a partir da perspectiva metodológica da Engenharia Didática, sendo dividida em quatro fases: análises preliminares; análise a priori; experimentação; análise a posteriori e validação. Sua aplicação ocorreu ao longo de cinco encontros com dez estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Campina Grande (PB), abordando o conteúdo congruência de triângulos. Durante as aulas, foi aplicada uma sequência de cinco atividades, que fizeram uso do software GeoGebra, além de triângulos de papel colorido, instrumentos de medição, algumas atividades impressas e um jogo desenvolvido pelos pesquisadores, intitulado Jogo das Congruências. Os resultados obtidos revelaram algumas das diversas conexões que podem ser estabelecidas entre o Pensamento Computacional e a Geometria, em especial, com o conteúdo da congruência de triângulos. Destacamos a ligação entre as habilidades de abstração e reconhecimento das propriedades das figuras geométricas, que foram amplamente utilizadas pelos alunos ao participarem das atividades propostas. Além dessas conexões, os resultados também apontaram para o desenvolvimento de diversas habilidades e estratégias para a verificação da congruência de triângulos que, certamente, os alunos não teriam desenvolvido apenas por meio de atividades escritas, pois puderam a partir da abordagem realizada nesta pesquisa exercitar a criatividade e os pensamentos computacional e geométrico. Ressaltamos que existem inúmeras outras conexões entre o Pensamento Computacional e o ensino e a aprendizagem da Geometria que podem ser contempladas por meio de outros conteúdos, dada a amplitude de temáticas abordadas no currículo de Matemática da escola básica. Portanto, ainda são necessárias novas investigações que evidenciem tais conexões e as utilizem como estratégias pedagógicas para a realização de novas práticas educativas, tanto no campo da Geometria, quanto em outros.Learning Geometry can be considered a major experience in people’s lives because it enables students to develop problem-solving skills and their own perception of reality. However, not always the content presented in school curriculum is sufficient to meet students needs, specially because society has been continuously adapting its demands to fit in a Digital Culture world. Recently many teachers and researchers have been focusing in the development of Computational Thinking, due to its relations to our current digital society and also its possibilities to stablish connections with teaching and learning processes of all areas, including Mathematics. Considering these possibilities, this paper aims to investigate the connections between Computational Thinking and Geometry teaching and learning processes. This research focuses on a qualitative approach based on the methodological perspectives of Didactic Engineering. It was divided into four steps: preliminary analysis, a priori analysis, experimentation and a posteriori analysis and validation. The procedures happened in five meetings with 10 students from 8th grade of a public school in Campina Grande, Paraíba (Brazil). During the classes, five activities were developed using resources such as GeoGebra, colored paper triangles, measuring instruments, printed worksheets and a game developed by the researchers called “Congruence Game”. The results obtained revealed that many connections can be stablished between Computational Thinking and Geometry, specially with the content of Congruent Triangles. We demonstrated the relation between abstraction and the recognition of features of geometric figures, abilities widely used by students during the activities. In addition to these connections, the results also show a development of many skills and strategies to verify the congruence between triangles, which certainly students would not have developed through written exercises only. During the research, students were allowed to exercise their creativity, geometrical and computational thinking. We would also like to reinforce that there are many connections between Computational Thinking and the Geometry teaching and learning processes that can be considered with other contents, due to the extent of subjects covered in Mathematic curriculum in middle school. Therefore, other investigations are still necessary to elucidate these connections and to make them pedagogical tools to new educational practices, not only in Geometry but other fields of study as well.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMoita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro83996303491Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468Rodrigues, Rodrigo Lins05757064498Viana, Lucas Henrique2021-11-24T13:57:00Z2020-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIANA, Lucas Henrique. O pensamento computacional e as suas conexões com o ensino e a aprendizagem da Geometria. 2020. 238f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-11-24T13:57:00Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-11-24T13:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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