O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1964 |
Resumo: | Estudos demonstram que a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui para a prática educativa em qualquer nível de ensino. No entanto, ela impõe mudanças nos métodos de trabalho dos professores, gerando modificações no funcionamento das instituições e no sistema educativo. Uma tecnologia de informação e comunicação educacional deve envolver algum tipo de objeto material, que faça parte da práxis educativa relativa ao processo de ensino com algum tipo de relação entre o professortecnologia e tecnologia-estudante. No nosso trabalho objetivamos investigar como uma simulação computacional pode ajudar o ensino de um conteúdo de física moderna e contemporânea no ensino médio. Uma simulação computacional é uma atividade que permite o estudante manipular e observar situações que imitam ou se aproximam de um fenômeno físico real. A intervenção didática foi realizada em quatro encontros consecutivos cada um com cem minutos de duração. Para a produção e execução dessa intervenção fizemos o uso de um texto didático, de um roteiro para realização da atividade com o simulador computacional, de um questionário de avaliação e de uma atividade de verificação de aprendizagem. Os resultados revelaram que os estudantes classificaram a simulação computacional como uma boa forma de expor o conteúdo. Assim, a utilização de simulações computacionais pode se constituir numa perspectiva de um ensino atraente, entretanto, deve ser feita de forma compatível com a metodologia de ensino a ser empregada. |
id |
UEPB_31323844ca5fb1af9b30123b8625b3b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1964 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médioThe use of computer simulations of the photoelectric effect in high schoolEnsino de físicaEfeito fotoelétricoTeoria de AusubelEnsino médioDidática de ensinoTeaching physicsPhotoelectric effectAusubel TheoryHigh SchoolDidactic teachingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEstudos demonstram que a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui para a prática educativa em qualquer nível de ensino. No entanto, ela impõe mudanças nos métodos de trabalho dos professores, gerando modificações no funcionamento das instituições e no sistema educativo. Uma tecnologia de informação e comunicação educacional deve envolver algum tipo de objeto material, que faça parte da práxis educativa relativa ao processo de ensino com algum tipo de relação entre o professortecnologia e tecnologia-estudante. No nosso trabalho objetivamos investigar como uma simulação computacional pode ajudar o ensino de um conteúdo de física moderna e contemporânea no ensino médio. Uma simulação computacional é uma atividade que permite o estudante manipular e observar situações que imitam ou se aproximam de um fenômeno físico real. A intervenção didática foi realizada em quatro encontros consecutivos cada um com cem minutos de duração. Para a produção e execução dessa intervenção fizemos o uso de um texto didático, de um roteiro para realização da atividade com o simulador computacional, de um questionário de avaliação e de uma atividade de verificação de aprendizagem. Os resultados revelaram que os estudantes classificaram a simulação computacional como uma boa forma de expor o conteúdo. Assim, a utilização de simulações computacionais pode se constituir numa perspectiva de um ensino atraente, entretanto, deve ser feita de forma compatível com a metodologia de ensino a ser empregada.Studies showed that the use of information and communication technologies contributes to the educational practice in any level of education. However, it requires changes on the teacher s working methods, generat ing changes on the operation of the institutions and on the educational system. An information and communication technology must involve some kind of material object, which is part of the educational praxis related to the teaching process with some kind of relationship between the teacher-technology and technology-student. In our work we aim to investigate how a computer simulation can help the teaching of acontent of modern physics in high. A computational simulation is an activity that allows the student to manipulate and observe situations that mimic or approximate to a real physical phenomenon. The didactic intervention was performed in four consecutive meetings, each with one hundred minutes long. For this production and performance, we made use of a didactic text, a guide for the activity performance with the computational simulator, an evaluation questionnaire and a learning check activity. The results revealed that the students classified the computational simulation as a good way to approach the subject. Therefore, the use of computational simulations can provide an attractive teaching perspective, however it must be performed in a compatible way to the adopted teaching methodology.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaFreire, Morgana Lígia de FariasCPF:73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Silva, Rômulo Rodrigues daCPF:02251974482http://lattes.cnpq.br/2483377345669265Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva CordeiroCPF:83996303491http://lattes.cnpq.br/6428823615325023Gomes, Valdenes Carvalho2015-09-25T12:21:55Z2014-05-272011-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Valdenes Carvalho. The use of computer simulations of the photoelectric effect in high school. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T18:26:43Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T18:26:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio The use of computer simulations of the photoelectric effect in high school |
title |
O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio |
spellingShingle |
O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio Gomes, Valdenes Carvalho Ensino de física Efeito fotoelétrico Teoria de Ausubel Ensino médio Didática de ensino Teaching physics Photoelectric effect Ausubel Theory High School Didactic teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio |
title_full |
O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio |
title_fullStr |
O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio |
title_full_unstemmed |
O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio |
title_sort |
O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio |
author |
Gomes, Valdenes Carvalho |
author_facet |
Gomes, Valdenes Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Morgana Lígia de Farias CPF:73835064487 http://lattes.cnpq.br/6756464691141246 Silva, Rômulo Rodrigues da CPF:02251974482 http://lattes.cnpq.br/2483377345669265 Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro CPF:83996303491 http://lattes.cnpq.br/6428823615325023 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Valdenes Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Efeito fotoelétrico Teoria de Ausubel Ensino médio Didática de ensino Teaching physics Photoelectric effect Ausubel Theory High School Didactic teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Ensino de física Efeito fotoelétrico Teoria de Ausubel Ensino médio Didática de ensino Teaching physics Photoelectric effect Ausubel Theory High School Didactic teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Estudos demonstram que a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui para a prática educativa em qualquer nível de ensino. No entanto, ela impõe mudanças nos métodos de trabalho dos professores, gerando modificações no funcionamento das instituições e no sistema educativo. Uma tecnologia de informação e comunicação educacional deve envolver algum tipo de objeto material, que faça parte da práxis educativa relativa ao processo de ensino com algum tipo de relação entre o professortecnologia e tecnologia-estudante. No nosso trabalho objetivamos investigar como uma simulação computacional pode ajudar o ensino de um conteúdo de física moderna e contemporânea no ensino médio. Uma simulação computacional é uma atividade que permite o estudante manipular e observar situações que imitam ou se aproximam de um fenômeno físico real. A intervenção didática foi realizada em quatro encontros consecutivos cada um com cem minutos de duração. Para a produção e execução dessa intervenção fizemos o uso de um texto didático, de um roteiro para realização da atividade com o simulador computacional, de um questionário de avaliação e de uma atividade de verificação de aprendizagem. Os resultados revelaram que os estudantes classificaram a simulação computacional como uma boa forma de expor o conteúdo. Assim, a utilização de simulações computacionais pode se constituir numa perspectiva de um ensino atraente, entretanto, deve ser feita de forma compatível com a metodologia de ensino a ser empregada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-14 2014-05-27 2015-09-25T12:21:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Valdenes Carvalho. The use of computer simulations of the photoelectric effect in high school. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1964 |
identifier_str_mv |
GOMES, Valdenes Carvalho. The use of computer simulations of the photoelectric effect in high school. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709210669547520 |