O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Valdenes Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1964
Resumo: Estudos demonstram que a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui para a prática educativa em qualquer nível de ensino. No entanto, ela impõe mudanças nos métodos de trabalho dos professores, gerando modificações no funcionamento das instituições e no sistema educativo. Uma tecnologia de informação e comunicação educacional deve envolver algum tipo de objeto material, que faça parte da práxis educativa relativa ao processo de ensino com algum tipo de relação entre o professortecnologia e tecnologia-estudante. No nosso trabalho objetivamos investigar como uma simulação computacional pode ajudar o ensino de um conteúdo de física moderna e contemporânea no ensino médio. Uma simulação computacional é uma atividade que permite o estudante manipular e observar situações que imitam ou se aproximam de um fenômeno físico real. A intervenção didática foi realizada em quatro encontros consecutivos cada um com cem minutos de duração. Para a produção e execução dessa intervenção fizemos o uso de um texto didático, de um roteiro para realização da atividade com o simulador computacional, de um questionário de avaliação e de uma atividade de verificação de aprendizagem. Os resultados revelaram que os estudantes classificaram a simulação computacional como uma boa forma de expor o conteúdo. Assim, a utilização de simulações computacionais pode se constituir numa perspectiva de um ensino atraente, entretanto, deve ser feita de forma compatível com a metodologia de ensino a ser empregada.
id UEPB_31323844ca5fb1af9b30123b8625b3b7
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1964
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médioThe use of computer simulations of the photoelectric effect in high schoolEnsino de físicaEfeito fotoelétricoTeoria de AusubelEnsino médioDidática de ensinoTeaching physicsPhotoelectric effectAusubel TheoryHigh SchoolDidactic teachingCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEstudos demonstram que a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui para a prática educativa em qualquer nível de ensino. No entanto, ela impõe mudanças nos métodos de trabalho dos professores, gerando modificações no funcionamento das instituições e no sistema educativo. Uma tecnologia de informação e comunicação educacional deve envolver algum tipo de objeto material, que faça parte da práxis educativa relativa ao processo de ensino com algum tipo de relação entre o professortecnologia e tecnologia-estudante. No nosso trabalho objetivamos investigar como uma simulação computacional pode ajudar o ensino de um conteúdo de física moderna e contemporânea no ensino médio. Uma simulação computacional é uma atividade que permite o estudante manipular e observar situações que imitam ou se aproximam de um fenômeno físico real. A intervenção didática foi realizada em quatro encontros consecutivos cada um com cem minutos de duração. Para a produção e execução dessa intervenção fizemos o uso de um texto didático, de um roteiro para realização da atividade com o simulador computacional, de um questionário de avaliação e de uma atividade de verificação de aprendizagem. Os resultados revelaram que os estudantes classificaram a simulação computacional como uma boa forma de expor o conteúdo. Assim, a utilização de simulações computacionais pode se constituir numa perspectiva de um ensino atraente, entretanto, deve ser feita de forma compatível com a metodologia de ensino a ser empregada.Studies showed that the use of information and communication technologies contributes to the educational practice in any level of education. However, it requires changes on the teacher s working methods, generat ing changes on the operation of the institutions and on the educational system. An information and communication technology must involve some kind of material object, which is part of the educational praxis related to the teaching process with some kind of relationship between the teacher-technology and technology-student. In our work we aim to investigate how a computer simulation can help the teaching of acontent of modern physics in high. A computational simulation is an activity that allows the student to manipulate and observe situations that mimic or approximate to a real physical phenomenon. The didactic intervention was performed in four consecutive meetings, each with one hundred minutes long. For this production and performance, we made use of a didactic text, a guide for the activity performance with the computational simulator, an evaluation questionnaire and a learning check activity. The results revealed that the students classified the computational simulation as a good way to approach the subject. Therefore, the use of computational simulations can provide an attractive teaching perspective, however it must be performed in a compatible way to the adopted teaching methodology.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaFreire, Morgana Lígia de FariasCPF:73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Silva, Rômulo Rodrigues daCPF:02251974482http://lattes.cnpq.br/2483377345669265Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva CordeiroCPF:83996303491http://lattes.cnpq.br/6428823615325023Gomes, Valdenes Carvalho2015-09-25T12:21:55Z2014-05-272011-10-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Valdenes Carvalho. The use of computer simulations of the photoelectric effect in high school. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T18:26:43Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1964Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T18:26:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio
The use of computer simulations of the photoelectric effect in high school
title O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio
spellingShingle O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio
Gomes, Valdenes Carvalho
Ensino de física
Efeito fotoelétrico
Teoria de Ausubel
Ensino médio
Didática de ensino
Teaching physics
Photoelectric effect
Ausubel Theory
High School
Didactic teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio
title_full O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio
title_fullStr O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio
title_full_unstemmed O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio
title_sort O uso de simulações computacionais do efeito fotoelétrico no ensino médio
author Gomes, Valdenes Carvalho
author_facet Gomes, Valdenes Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Morgana Lígia de Farias
CPF:73835064487
http://lattes.cnpq.br/6756464691141246
Silva, Rômulo Rodrigues da
CPF:02251974482
http://lattes.cnpq.br/2483377345669265
Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
CPF:83996303491
http://lattes.cnpq.br/6428823615325023
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Valdenes Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Efeito fotoelétrico
Teoria de Ausubel
Ensino médio
Didática de ensino
Teaching physics
Photoelectric effect
Ausubel Theory
High School
Didactic teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de física
Efeito fotoelétrico
Teoria de Ausubel
Ensino médio
Didática de ensino
Teaching physics
Photoelectric effect
Ausubel Theory
High School
Didactic teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Estudos demonstram que a utilização das tecnologias de informação e comunicação contribui para a prática educativa em qualquer nível de ensino. No entanto, ela impõe mudanças nos métodos de trabalho dos professores, gerando modificações no funcionamento das instituições e no sistema educativo. Uma tecnologia de informação e comunicação educacional deve envolver algum tipo de objeto material, que faça parte da práxis educativa relativa ao processo de ensino com algum tipo de relação entre o professortecnologia e tecnologia-estudante. No nosso trabalho objetivamos investigar como uma simulação computacional pode ajudar o ensino de um conteúdo de física moderna e contemporânea no ensino médio. Uma simulação computacional é uma atividade que permite o estudante manipular e observar situações que imitam ou se aproximam de um fenômeno físico real. A intervenção didática foi realizada em quatro encontros consecutivos cada um com cem minutos de duração. Para a produção e execução dessa intervenção fizemos o uso de um texto didático, de um roteiro para realização da atividade com o simulador computacional, de um questionário de avaliação e de uma atividade de verificação de aprendizagem. Os resultados revelaram que os estudantes classificaram a simulação computacional como uma boa forma de expor o conteúdo. Assim, a utilização de simulações computacionais pode se constituir numa perspectiva de um ensino atraente, entretanto, deve ser feita de forma compatível com a metodologia de ensino a ser empregada.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-14
2014-05-27
2015-09-25T12:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Valdenes Carvalho. The use of computer simulations of the photoelectric effect in high school. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1964
identifier_str_mv GOMES, Valdenes Carvalho. The use of computer simulations of the photoelectric effect in high school. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709210669547520