Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Kalina Fernanda Cavalcanti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4384
Resumo: A utilização das metodologias ativas contribui para a construção de um ensino de Geografia significativo, pois essas metodologias permitem que o aluno se torne um sujeito ativo no processo de aprendizagem. Ademais, promove a construção da formação crítica, reflexiva, criativa, entre outras habilidades pelos alunos. Entre as metodologias ativas, tem-se a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Neste contexto, a ABP no ensino de Geografia possibilita a construção dos conhecimentos geográficos, haja vista permite que os discentes transformem os conhecimentos prévios em conhecimentos científicos e, consequentemente, possam aplicar esses conhecimentos no cotidiano, proporcionando a formação de cidadãos críticos/reflexivos, tendo em vista que os conhecimentos adquiridos devem servir para a resolução de problemas na sua vida cotidiana. Além disso, a ABP permite mitigar as dificuldades presentes no ensino remoto emergencial, acarretadas pela atual conjuntura educacional decorrente da pandemia do Covid-19. Assim sendo, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto do ensino remoto, para a construção do conhecimento geográfico significativo nas turmas do ensino fundamental II, numa escola pública no município de Sumé/PB. A pesquisa é qualitativa e exploratória, do tipo pesquisa colaborativa. O método utilizado foi o dialético. Entre os autores que teorizaram essa pesquisa, tem-se Freire (2005), Moran (2018), Cavalcanti (2010), Callai (2010), Bender (2015). Foram aplicados questionários semiestruturados e propostas da ABP em cada turma (6º, 8º e 9º). Como resultado, verificou-se que a utilização da ABP permitiu que o aluno aprendesse a partir de sua realidade, se tornando protagonista de seu próprio conhecimento. Por sua vez, oportunizou à promoção da autonomia do aluno, a partir da realização de trabalhos individuais e de investigação, favorecendo também a cooperação, mediante a realização de trabalhos em grupo, fomentando assim, criticidade, criatividade e colaboração, habilidades essenciais no ensino através da ABP, além de necessárias no mundo contemporâneo. Logo, a ABP nas turmas pesquisadas fomentou à promoção da educação geográfica, pois foi possível desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico. Por fim, foi possível notar que mesmo a ABP sendo uma metodologia ativa, que possibilita o melhor desenvolvimento da aprendizagem no contexto do ensino remoto, essa metodologia como qualquer outra, apresenta limitações no contexto do ensino remoto, tendo em vista os desafios enfrentados por esse tipo de ensino. Portanto, é perceptível que a aplicação da ABP no ensino presencial atingiria mais alunos e a recepção desta metodologia seria considerada mais fácil por quase todos os discentes.
id UEPB_31e132e224996c74615054f31f7a5183
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4384
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remotoGeografy teaching through Larning Based on Projects (ABP): experience from the remote teachingEnsino de geografiaMetodologias ativasAprendizagem Baseada em ProjetosEnsino remotoEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA utilização das metodologias ativas contribui para a construção de um ensino de Geografia significativo, pois essas metodologias permitem que o aluno se torne um sujeito ativo no processo de aprendizagem. Ademais, promove a construção da formação crítica, reflexiva, criativa, entre outras habilidades pelos alunos. Entre as metodologias ativas, tem-se a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Neste contexto, a ABP no ensino de Geografia possibilita a construção dos conhecimentos geográficos, haja vista permite que os discentes transformem os conhecimentos prévios em conhecimentos científicos e, consequentemente, possam aplicar esses conhecimentos no cotidiano, proporcionando a formação de cidadãos críticos/reflexivos, tendo em vista que os conhecimentos adquiridos devem servir para a resolução de problemas na sua vida cotidiana. Além disso, a ABP permite mitigar as dificuldades presentes no ensino remoto emergencial, acarretadas pela atual conjuntura educacional decorrente da pandemia do Covid-19. Assim sendo, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto do ensino remoto, para a construção do conhecimento geográfico significativo nas turmas do ensino fundamental II, numa escola pública no município de Sumé/PB. A pesquisa é qualitativa e exploratória, do tipo pesquisa colaborativa. O método utilizado foi o dialético. Entre os autores que teorizaram essa pesquisa, tem-se Freire (2005), Moran (2018), Cavalcanti (2010), Callai (2010), Bender (2015). Foram aplicados questionários semiestruturados e propostas da ABP em cada turma (6º, 8º e 9º). Como resultado, verificou-se que a utilização da ABP permitiu que o aluno aprendesse a partir de sua realidade, se tornando protagonista de seu próprio conhecimento. Por sua vez, oportunizou à promoção da autonomia do aluno, a partir da realização de trabalhos individuais e de investigação, favorecendo também a cooperação, mediante a realização de trabalhos em grupo, fomentando assim, criticidade, criatividade e colaboração, habilidades essenciais no ensino através da ABP, além de necessárias no mundo contemporâneo. Logo, a ABP nas turmas pesquisadas fomentou à promoção da educação geográfica, pois foi possível desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico. Por fim, foi possível notar que mesmo a ABP sendo uma metodologia ativa, que possibilita o melhor desenvolvimento da aprendizagem no contexto do ensino remoto, essa metodologia como qualquer outra, apresenta limitações no contexto do ensino remoto, tendo em vista os desafios enfrentados por esse tipo de ensino. Portanto, é perceptível que a aplicação da ABP no ensino presencial atingiria mais alunos e a recepção desta metodologia seria considerada mais fácil por quase todos os discentes.The use of active methodologies contributes to the construction of a meaningful teaching of Geography, as these methodologies allow the student to become an active subject in the learning process. In addition, it promotes the construction of critical, reflective, creative training, among other skills by students. Among the active methodologies, there is Project-Based Learning (PBL). In this context, PBL in the teaching of Geography enables the construction of geographic knowledge, given that it allows students to transform previous knowledge into scientific knowledge and, consequently, can apply this knowledge in everyday life, providing the formation of critical/reflective citizens, having considering that the acquired knowledge should serve to solve problems in their daily life. In addition, the ABP makes it possible to mitigate the difficulties present in emergency remote teaching, caused by the current educational situation resulting from the Covid-19 pandemic. Therefore, the main objective of this research was to investigate the use of Project-Based Learning (PBL) in the context of remote teaching, for the construction of significant geographic knowledge in elementary school II classes, in a public school in the city of Sumé/PB. The research is qualitative and exploratory, of the collaborative research type. The method used was the dialectic. Among the authors who theorized this research, there are Freire (2005), Moran (2018), Cavalcanti (2010), Callai (2010), Bender (2015). Semi-structured questionnaires and PBL proposals were applied to each class (6th, 8th and 9th). As a result, it was found that the use of PBL allowed the student to learn from their reality, becoming the protagonist of their own knowledge. In turn, it provided the opportunity to promote student autonomy, based on individual and research work, also favoring cooperation, through group work, thus fostering criticality, creativity and collaboration, essential skills in teaching through of the ABP, in addition to being necessary in the contemporary world. Therefore, the PBL in the surveyed classes encouraged the promotion of geographic education, as it was possible to develop spatial thinking, stimulating geographic reasoning. Finally, it was possible to notice that even though PBL is an active methodology, which enables the best development of learning in the context of remote teaching, this methodology, like any other, has limitations in the context of remote teaching, in view of the challenges faced by this type of teaching. Therefore, it is noticeable that the application of PBL in face-to-face teaching would reach more students and the reception of this methodology would be considered easier by almost all students.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPMelo, Josandra Araújo Barreto dehttp://lattes.cnpq.br/2967291086716903Germano, Marcelo GomesAzevedo, Sérgio Luiz Malta deFerreira, Kalina Fernanda Cavalcanti2022-06-22T00:01:33Z2999-12-312022-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, K. F. C. Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4384porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-06-22T00:01:33Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4384Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-06-22T00:01:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto
Geografy teaching through Larning Based on Projects (ABP): experience from the remote teaching
title Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto
spellingShingle Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto
Ferreira, Kalina Fernanda Cavalcanti
Ensino de geografia
Metodologias ativas
Aprendizagem Baseada em Projetos
Ensino remoto
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto
title_full Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto
title_fullStr Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto
title_full_unstemmed Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto
title_sort Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto
author Ferreira, Kalina Fernanda Cavalcanti
author_facet Ferreira, Kalina Fernanda Cavalcanti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Josandra Araújo Barreto de
http://lattes.cnpq.br/2967291086716903
Germano, Marcelo Gomes
Azevedo, Sérgio Luiz Malta de
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Kalina Fernanda Cavalcanti
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Metodologias ativas
Aprendizagem Baseada em Projetos
Ensino remoto
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de geografia
Metodologias ativas
Aprendizagem Baseada em Projetos
Ensino remoto
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A utilização das metodologias ativas contribui para a construção de um ensino de Geografia significativo, pois essas metodologias permitem que o aluno se torne um sujeito ativo no processo de aprendizagem. Ademais, promove a construção da formação crítica, reflexiva, criativa, entre outras habilidades pelos alunos. Entre as metodologias ativas, tem-se a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Neste contexto, a ABP no ensino de Geografia possibilita a construção dos conhecimentos geográficos, haja vista permite que os discentes transformem os conhecimentos prévios em conhecimentos científicos e, consequentemente, possam aplicar esses conhecimentos no cotidiano, proporcionando a formação de cidadãos críticos/reflexivos, tendo em vista que os conhecimentos adquiridos devem servir para a resolução de problemas na sua vida cotidiana. Além disso, a ABP permite mitigar as dificuldades presentes no ensino remoto emergencial, acarretadas pela atual conjuntura educacional decorrente da pandemia do Covid-19. Assim sendo, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto do ensino remoto, para a construção do conhecimento geográfico significativo nas turmas do ensino fundamental II, numa escola pública no município de Sumé/PB. A pesquisa é qualitativa e exploratória, do tipo pesquisa colaborativa. O método utilizado foi o dialético. Entre os autores que teorizaram essa pesquisa, tem-se Freire (2005), Moran (2018), Cavalcanti (2010), Callai (2010), Bender (2015). Foram aplicados questionários semiestruturados e propostas da ABP em cada turma (6º, 8º e 9º). Como resultado, verificou-se que a utilização da ABP permitiu que o aluno aprendesse a partir de sua realidade, se tornando protagonista de seu próprio conhecimento. Por sua vez, oportunizou à promoção da autonomia do aluno, a partir da realização de trabalhos individuais e de investigação, favorecendo também a cooperação, mediante a realização de trabalhos em grupo, fomentando assim, criticidade, criatividade e colaboração, habilidades essenciais no ensino através da ABP, além de necessárias no mundo contemporâneo. Logo, a ABP nas turmas pesquisadas fomentou à promoção da educação geográfica, pois foi possível desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico. Por fim, foi possível notar que mesmo a ABP sendo uma metodologia ativa, que possibilita o melhor desenvolvimento da aprendizagem no contexto do ensino remoto, essa metodologia como qualquer outra, apresenta limitações no contexto do ensino remoto, tendo em vista os desafios enfrentados por esse tipo de ensino. Portanto, é perceptível que a aplicação da ABP no ensino presencial atingiria mais alunos e a recepção desta metodologia seria considerada mais fácil por quase todos os discentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-22T00:01:33Z
2022-02-22
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, K. F. C. Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4384
identifier_str_mv FERREIRA, K. F. C. Ensino de geografia através da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): experiência a partir do ensino remoto. 2022. 128 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813189818515456