APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3313
Resumo: Perante aos in?meros desafios encontrados pelos professores no ensino profissionalizante, para manter o interesse do aluno pelo curso, novas t?cnicas e metodologias de ensino e aprendizagem est?o sendo utilizadas nas salas de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa visa a propor adapta??es nos processos de ensino e de aprendizagem na disciplina Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es Integrado ao Ensino M?dio, de modo a proporcionar maior participa??o do estudante como agente protagonista do saber. Para alcan?ar este objetivo, seguiu-se as etapas de revis?o de literatura sobre os conceitos relacionados ? Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Projeto. Ap?s a contextualiza??o te?rica, ? apresentada e discutida a proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na disciplina de Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es supramencionado. A partir da revis?o de literatura tem-se como resultado uma proposta de interven??o pedag?gica interdisciplinar com uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para capacitar os estudantes a aplicarem as estrat?gias de c?lculo em seus projetos estruturais. Quando oportuna, a aplica??o da proposta de interven??o, a coleta de dados ser? realizada por meio das atividades pr?ticas, assim como pela observa??o da intera??o dos estudantes com os momentos de aprendizagem. Os registros desta etapa foram realizados por meio de um roteiro de avalia??o. Para avalia??o da pr?tica pedag?gica ser? aplicado question?rio online para a turma p?blico-alvo da pesquisa. Este trabalho objetivou tamb?m contribuir para a reflex?o acerca dos m?todos de ensino que motivam o estudante a assumir o protagonismo do pr?prio aprendizado. Espera-se que este estudo possa colaborar para reformula??es semelhantes aplicadas em outros conte?dos desta e de outras disciplinas do curso, contribuindo para a forma??o de profissionais com o perfil que o mercado de trabalho tem buscado.
id IFPB_9b32788feb57812572da53327d5c8501
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3313
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE2023-10-27T20:55:14Z2023-10-27T20:55:14Z2022-04-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3313Perante aos in?meros desafios encontrados pelos professores no ensino profissionalizante, para manter o interesse do aluno pelo curso, novas t?cnicas e metodologias de ensino e aprendizagem est?o sendo utilizadas nas salas de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa visa a propor adapta??es nos processos de ensino e de aprendizagem na disciplina Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es Integrado ao Ensino M?dio, de modo a proporcionar maior participa??o do estudante como agente protagonista do saber. Para alcan?ar este objetivo, seguiu-se as etapas de revis?o de literatura sobre os conceitos relacionados ? Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Projeto. Ap?s a contextualiza??o te?rica, ? apresentada e discutida a proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na disciplina de Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es supramencionado. A partir da revis?o de literatura tem-se como resultado uma proposta de interven??o pedag?gica interdisciplinar com uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para capacitar os estudantes a aplicarem as estrat?gias de c?lculo em seus projetos estruturais. Quando oportuna, a aplica??o da proposta de interven??o, a coleta de dados ser? realizada por meio das atividades pr?ticas, assim como pela observa??o da intera??o dos estudantes com os momentos de aprendizagem. Os registros desta etapa foram realizados por meio de um roteiro de avalia??o. Para avalia??o da pr?tica pedag?gica ser? aplicado question?rio online para a turma p?blico-alvo da pesquisa. Este trabalho objetivou tamb?m contribuir para a reflex?o acerca dos m?todos de ensino que motivam o estudante a assumir o protagonismo do pr?prio aprendizado. Espera-se que este estudo possa colaborar para reformula??es semelhantes aplicadas em outros conte?dos desta e de outras disciplinas do curso, contribuindo para a forma??o de profissionais com o perfil que o mercado de trabalho tem buscado.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-10-24T21:25:22Z No. of bitstreams: 2 JOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdf: 576950 bytes, checksum: c516ffccab799754d0a511f9136773ed (MD5) john Willims.pdf: 121428 bytes, checksum: 29add8480efea57fd45c88d850b321fd (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Professor, agora o termo de autoriza??o deve ficar restrito ao processo. N?o ? mais necess?rio inseri-lo no Reposit?rio. on 2023-10-25T21:07:50Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2023-10-27T15:00:39Z No. of bitstreams: 1 JOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdf: 576950 bytes, checksum: c516ffccab799754d0a511f9136773ed (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2023-10-27T20:55:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdf: 576950 bytes, checksum: c516ffccab799754d0a511f9136773ed (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-27T20:55:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdf: 576950 bytes, checksum: c516ffccab799754d0a511f9136773ed (MD5) Previous issue date: 2022-04-05n?o h?interdisciplinaridadeaprendizagem baseada em projetosautonomiametodologias ativasAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA DE ESPECIALIZA??OIFPBORIGINALJOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdfJOHN WILLIAMS FERREIRA DE SOUZA.pdfapplication/pdf576950http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3313/1/JOHN+WILLIAMS+FERREIRA+DE+SOUZA.pdfc516ffccab799754d0a511f9136773edMD51177683/33132023-10-27 17:55:14.61oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3313Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-10-27T20:55:14Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES
title APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES
spellingShingle APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES
SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE
interdisciplinaridade
aprendizagem baseada em projetos
autonomia
metodologias ativas
title_short APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES
title_full APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES
title_fullStr APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES
title_sort APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO NA DISCIPLINA SISTEMAS ESTRUTURAIS DO CURSO T?CNICO EM EDIFICA??ES
author SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE
author_facet SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, JOHN WILLIAMS FERREIRA DE
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
aprendizagem baseada em projetos
autonomia
metodologias ativas
topic interdisciplinaridade
aprendizagem baseada em projetos
autonomia
metodologias ativas
description Perante aos in?meros desafios encontrados pelos professores no ensino profissionalizante, para manter o interesse do aluno pelo curso, novas t?cnicas e metodologias de ensino e aprendizagem est?o sendo utilizadas nas salas de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa visa a propor adapta??es nos processos de ensino e de aprendizagem na disciplina Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es Integrado ao Ensino M?dio, de modo a proporcionar maior participa??o do estudante como agente protagonista do saber. Para alcan?ar este objetivo, seguiu-se as etapas de revis?o de literatura sobre os conceitos relacionados ? Interdisciplinaridade, Metodologias Ativas e Aprendizagem Baseada em Projeto. Ap?s a contextualiza??o te?rica, ? apresentada e discutida a proposta de aplica??o da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), na disciplina de Sistemas Estruturais do Curso T?cnico em Edifica??es supramencionado. A partir da revis?o de literatura tem-se como resultado uma proposta de interven??o pedag?gica interdisciplinar com uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos para capacitar os estudantes a aplicarem as estrat?gias de c?lculo em seus projetos estruturais. Quando oportuna, a aplica??o da proposta de interven??o, a coleta de dados ser? realizada por meio das atividades pr?ticas, assim como pela observa??o da intera??o dos estudantes com os momentos de aprendizagem. Os registros desta etapa foram realizados por meio de um roteiro de avalia??o. Para avalia??o da pr?tica pedag?gica ser? aplicado question?rio online para a turma p?blico-alvo da pesquisa. Este trabalho objetivou tamb?m contribuir para a reflex?o acerca dos m?todos de ensino que motivam o estudante a assumir o protagonismo do pr?prio aprendizado. Espera-se que este estudo possa colaborar para reformula??es semelhantes aplicadas em outros conte?dos desta e de outras disciplinas do curso, contribuindo para a forma??o de profissionais com o perfil que o mercado de trabalho tem buscado.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-27T20:55:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-27T20:55:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3313
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3313/1/JOHN+WILLIAMS+FERREIRA+DE+SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c516ffccab799754d0a511f9136773ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660451396780032