Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4344 |
Resumo: | A presente pesquisa, realizada em uma abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar a possibilidade de aprendizagem de matemática pelos alunos por meio da leitura de um paradidático, assim como também, investigar a concepção de professores da educação básica acerca da utilização desses paradidáticos na sala de aula de Matemática. O desenvolvimento da pesquisa em questão ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro, em uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola pública, na qual escolhemos trabalhar com questões do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) sobre os conteúdos de razão, proporção, regra de três e grandezas, além do livro paradidático “Uma proporção Ecológica”, da autora Luzia Faraco Ramos, em que são abordados os mesmos conteúdos das questões do ENEM. Já no segundo momento, desenvolvemos resultados de uma oficina para o ensino de Matemática na Educação Básica, com o intuito de aprimorar as habilidades de Leitura e Escrita por meio de Livros Paradidáticos, para 40 professores de escolas públicas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Básica dentre os 40 participantes, que se apresentaram como voluntários para as entrevistas. Os resultados apontam que os professores reconhecem a importância desse recurso didático, mesmo ressaltando as possíveis dificuldades para utilizá-lo, sendo uma delas a ausência de ofertas do mesmo por parte do poder público. Para tanto, fundamentamos este estudo em pesquisas de Freitas (2010), Luna (2011), Lima (2017) entre outros autores que abordam a importância dos livros paradidáticos nas aulas de matemática. |
id |
UEPB_3d813dd72412bde28917918d95e89149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4344 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de MatemáticaEnsino de MatemáticaLivros paradidáticosLeitura e escritaTeach MathReading and writingEducational booksEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa, realizada em uma abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar a possibilidade de aprendizagem de matemática pelos alunos por meio da leitura de um paradidático, assim como também, investigar a concepção de professores da educação básica acerca da utilização desses paradidáticos na sala de aula de Matemática. O desenvolvimento da pesquisa em questão ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro, em uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola pública, na qual escolhemos trabalhar com questões do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) sobre os conteúdos de razão, proporção, regra de três e grandezas, além do livro paradidático “Uma proporção Ecológica”, da autora Luzia Faraco Ramos, em que são abordados os mesmos conteúdos das questões do ENEM. Já no segundo momento, desenvolvemos resultados de uma oficina para o ensino de Matemática na Educação Básica, com o intuito de aprimorar as habilidades de Leitura e Escrita por meio de Livros Paradidáticos, para 40 professores de escolas públicas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Básica dentre os 40 participantes, que se apresentaram como voluntários para as entrevistas. Os resultados apontam que os professores reconhecem a importância desse recurso didático, mesmo ressaltando as possíveis dificuldades para utilizá-lo, sendo uma delas a ausência de ofertas do mesmo por parte do poder público. Para tanto, fundamentamos este estudo em pesquisas de Freitas (2010), Luna (2011), Lima (2017) entre outros autores que abordam a importância dos livros paradidáticos nas aulas de matemática.This research was developed in a qualitative approach, and it has the objective to analyze the possibility of students learn math through the reading of an educational book, moreover, to investigate the conceptions of basic education teachers about the use of these educational books in math class. The development of this research occurred in two moments, the first one, started in a public school at a high school class, we choose to work questions from Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) about the contents of ration, proportion, the rule of three and quantities, besides of the educational book “Uma proporção Ecológica”, from the author Luzia Faraco Ramos, where the same contents from ENEM questions were tackled. In the second moment, we developed results from a high school workshop about the teaching math in basic education, with the aim to increase the reading and writing skills throughout the educational books to 40 teachers from public school. The data were collected through semi-structured interviews with 8 teachers from the 40 teachers’ participants, who presented as volunteers for the interview. The result shows that the teachers acknowledge the importance of this resource, even so they highlighted the difficulties to use it, one of these difficulties was the absence of offers from the government. Therefore, we base this study in researches of Freitas (2010), Luna (2011), Lima (2017) and other authors that address the importance of educational book in math classes.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro LucioOnofre, Eduardo GomesSilva, Rômulo AlexandreLucena, Vilalba Andréa Vieira de2022-05-02T11:31:03Z2999-12-312022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUCENA, Vilalba Andréa Vieira de. Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4344porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-05-02T11:31:46Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-05-02T11:31:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática |
title |
Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática |
spellingShingle |
Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática Lucena, Vilalba Andréa Vieira de Ensino de Matemática Livros paradidáticos Leitura e escrita Teach Math Reading and writing Educational books EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_short |
Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática |
title_full |
Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática |
title_fullStr |
Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática |
title_sort |
Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática |
author |
Lucena, Vilalba Andréa Vieira de |
author_facet |
Lucena, Vilalba Andréa Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barboza, Pedro Lucio Onofre, Eduardo Gomes Silva, Rômulo Alexandre |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucena, Vilalba Andréa Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Livros paradidáticos Leitura e escrita Teach Math Reading and writing Educational books EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
Ensino de Matemática Livros paradidáticos Leitura e escrita Teach Math Reading and writing Educational books EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
description |
A presente pesquisa, realizada em uma abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar a possibilidade de aprendizagem de matemática pelos alunos por meio da leitura de um paradidático, assim como também, investigar a concepção de professores da educação básica acerca da utilização desses paradidáticos na sala de aula de Matemática. O desenvolvimento da pesquisa em questão ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro, em uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola pública, na qual escolhemos trabalhar com questões do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) sobre os conteúdos de razão, proporção, regra de três e grandezas, além do livro paradidático “Uma proporção Ecológica”, da autora Luzia Faraco Ramos, em que são abordados os mesmos conteúdos das questões do ENEM. Já no segundo momento, desenvolvemos resultados de uma oficina para o ensino de Matemática na Educação Básica, com o intuito de aprimorar as habilidades de Leitura e Escrita por meio de Livros Paradidáticos, para 40 professores de escolas públicas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Básica dentre os 40 participantes, que se apresentaram como voluntários para as entrevistas. Os resultados apontam que os professores reconhecem a importância desse recurso didático, mesmo ressaltando as possíveis dificuldades para utilizá-lo, sendo uma delas a ausência de ofertas do mesmo por parte do poder público. Para tanto, fundamentamos este estudo em pesquisas de Freitas (2010), Luna (2011), Lima (2017) entre outros autores que abordam a importância dos livros paradidáticos nas aulas de matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-02T11:31:03Z 2022-02-24 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LUCENA, Vilalba Andréa Vieira de. Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4344 |
identifier_str_mv |
LUCENA, Vilalba Andréa Vieira de. Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813189738823680 |