Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Vilalba Andréa Vieira de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4344
Resumo: A presente pesquisa, realizada em uma abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar a possibilidade de aprendizagem de matemática pelos alunos por meio da leitura de um paradidático, assim como também, investigar a concepção de professores da educação básica acerca da utilização desses paradidáticos na sala de aula de Matemática. O desenvolvimento da pesquisa em questão ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro, em uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola pública, na qual escolhemos trabalhar com questões do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) sobre os conteúdos de razão, proporção, regra de três e grandezas, além do livro paradidático “Uma proporção Ecológica”, da autora Luzia Faraco Ramos, em que são abordados os mesmos conteúdos das questões do ENEM. Já no segundo momento, desenvolvemos resultados de uma oficina para o ensino de Matemática na Educação Básica, com o intuito de aprimorar as habilidades de Leitura e Escrita por meio de Livros Paradidáticos, para 40 professores de escolas públicas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Básica dentre os 40 participantes, que se apresentaram como voluntários para as entrevistas. Os resultados apontam que os professores reconhecem a importância desse recurso didático, mesmo ressaltando as possíveis dificuldades para utilizá-lo, sendo uma delas a ausência de ofertas do mesmo por parte do poder público. Para tanto, fundamentamos este estudo em pesquisas de Freitas (2010), Luna (2011), Lima (2017) entre outros autores que abordam a importância dos livros paradidáticos nas aulas de matemática.
id UEPB_3d813dd72412bde28917918d95e89149
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4344
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de MatemáticaEnsino de MatemáticaLivros paradidáticosLeitura e escritaTeach MathReading and writingEducational booksEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa, realizada em uma abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar a possibilidade de aprendizagem de matemática pelos alunos por meio da leitura de um paradidático, assim como também, investigar a concepção de professores da educação básica acerca da utilização desses paradidáticos na sala de aula de Matemática. O desenvolvimento da pesquisa em questão ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro, em uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola pública, na qual escolhemos trabalhar com questões do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) sobre os conteúdos de razão, proporção, regra de três e grandezas, além do livro paradidático “Uma proporção Ecológica”, da autora Luzia Faraco Ramos, em que são abordados os mesmos conteúdos das questões do ENEM. Já no segundo momento, desenvolvemos resultados de uma oficina para o ensino de Matemática na Educação Básica, com o intuito de aprimorar as habilidades de Leitura e Escrita por meio de Livros Paradidáticos, para 40 professores de escolas públicas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Básica dentre os 40 participantes, que se apresentaram como voluntários para as entrevistas. Os resultados apontam que os professores reconhecem a importância desse recurso didático, mesmo ressaltando as possíveis dificuldades para utilizá-lo, sendo uma delas a ausência de ofertas do mesmo por parte do poder público. Para tanto, fundamentamos este estudo em pesquisas de Freitas (2010), Luna (2011), Lima (2017) entre outros autores que abordam a importância dos livros paradidáticos nas aulas de matemática.This research was developed in a qualitative approach, and it has the objective to analyze the possibility of students learn math through the reading of an educational book, moreover, to investigate the conceptions of basic education teachers about the use of these educational books in math class. The development of this research occurred in two moments, the first one, started in a public school at a high school class, we choose to work questions from Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) about the contents of ration, proportion, the rule of three and quantities, besides of the educational book “Uma proporção Ecológica”, from the author Luzia Faraco Ramos, where the same contents from ENEM questions were tackled. In the second moment, we developed results from a high school workshop about the teaching math in basic education, with the aim to increase the reading and writing skills throughout the educational books to 40 teachers from public school. The data were collected through semi-structured interviews with 8 teachers from the 40 teachers’ participants, who presented as volunteers for the interview. The result shows that the teachers acknowledge the importance of this resource, even so they highlighted the difficulties to use it, one of these difficulties was the absence of offers from the government. Therefore, we base this study in researches of Freitas (2010), Luna (2011), Lima (2017) and other authors that address the importance of educational book in math classes.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro LucioOnofre, Eduardo GomesSilva, Rômulo AlexandreLucena, Vilalba Andréa Vieira de2022-05-02T11:31:03Z2999-12-312022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUCENA, Vilalba Andréa Vieira de. Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4344porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-05-02T11:31:46Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-05-02T11:31:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática
title Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática
spellingShingle Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática
Lucena, Vilalba Andréa Vieira de
Ensino de Matemática
Livros paradidáticos
Leitura e escrita
Teach Math
Reading and writing
Educational books
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática
title_full Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática
title_fullStr Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática
title_full_unstemmed Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática
title_sort Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática
author Lucena, Vilalba Andréa Vieira de
author_facet Lucena, Vilalba Andréa Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barboza, Pedro Lucio
Onofre, Eduardo Gomes
Silva, Rômulo Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Vilalba Andréa Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Livros paradidáticos
Leitura e escrita
Teach Math
Reading and writing
Educational books
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Matemática
Livros paradidáticos
Leitura e escrita
Teach Math
Reading and writing
Educational books
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A presente pesquisa, realizada em uma abordagem qualitativa, tem como objetivo analisar a possibilidade de aprendizagem de matemática pelos alunos por meio da leitura de um paradidático, assim como também, investigar a concepção de professores da educação básica acerca da utilização desses paradidáticos na sala de aula de Matemática. O desenvolvimento da pesquisa em questão ocorreu em dois momentos, sendo o primeiro, em uma turma do 1o ano do ensino médio de uma escola pública, na qual escolhemos trabalhar com questões do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) sobre os conteúdos de razão, proporção, regra de três e grandezas, além do livro paradidático “Uma proporção Ecológica”, da autora Luzia Faraco Ramos, em que são abordados os mesmos conteúdos das questões do ENEM. Já no segundo momento, desenvolvemos resultados de uma oficina para o ensino de Matemática na Educação Básica, com o intuito de aprimorar as habilidades de Leitura e Escrita por meio de Livros Paradidáticos, para 40 professores de escolas públicas. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com oito professores de Educação Básica dentre os 40 participantes, que se apresentaram como voluntários para as entrevistas. Os resultados apontam que os professores reconhecem a importância desse recurso didático, mesmo ressaltando as possíveis dificuldades para utilizá-lo, sendo uma delas a ausência de ofertas do mesmo por parte do poder público. Para tanto, fundamentamos este estudo em pesquisas de Freitas (2010), Luna (2011), Lima (2017) entre outros autores que abordam a importância dos livros paradidáticos nas aulas de matemática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-02T11:31:03Z
2022-02-24
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCENA, Vilalba Andréa Vieira de. Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4344
identifier_str_mv LUCENA, Vilalba Andréa Vieira de. Matemática e leitura: Uma análise a partir de um livro paradidático para ensino de Matemática. 2022. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813189738823680