Produção do jogo α.β.γ.game e avaliação de sua eficiência no aprendizado de radiobiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agra, Gustavo Kim Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3502
Resumo: A utilização de jogos é considerada uma estratégia metodológica que facilita a compreensão dos estudantes quanto ao conteúdo teórico abordado em sala, mas, ainda existem dúvidas acerca da sua eficácia. Tendo em vista esta imprecisão quanto a funcionalidade metodológica esse trabalho tem por objetivo elaborar e analisar o jogo α.β..GAME como forma de ilustração prática na aprendizagem do conteúdo de radiologia, com estudantes do curso de Biologia da UEPB, buscando verificar o método de ensino e o fazer pedagógico proporcionado por este recurso. Foram aplicados dois questionários, o primeiro, na escala Likert, com 10 questões (pré e pós-teste) e o segundo, com 7 questões, então, avaliamos o rendimento total médio, o índice de aproveitamento (upgrade), a confiabilidade do instrumento de pesquisa utilizado e a correlação dos dados obtidos pelos participantes da pesquisa, como também, o delineamento do desempenho do jogo em três campos de caracterização e a estratégia metodológica presente no mesmo. A utilização do jogo na avaliação teve desempenho significativamente igual a do grupo controle, visto que tanto o rendimento quanto o índice de aproveitamento variaram numa mesma frequência para ambos e, apesar da existência de alguns pontos que precisam ser alterados para a obtenção de uma adaptação mais contextualizada no ensino do assunto proposto, o jogo se mostrou efetivo nos campos de caracterização, bem como nas estratégicas metodológicas delineadas. Além disso, o jogo se mostrou uma boa ferramenta pedagógica de ensino, porém, segundo o estudo realizado, sua utilização é significativamente igual ao do grupo controle, tornando sua utilização, muitas vezes, facultativa para a aquisição da aprendizagem. Diante disso, o jogo α.β.γ.GAME foi construído com sucesso, porém ainda se fazem necessárias algumas alterações em sua conformação a fim de deixa-lo mais atrativo, dinâmico e eficiente.
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Foram aplicados dois questionários, o primeiro, na escala Likert, com 10 questões (pré e pós-teste) e o segundo, com 7 questões, então, avaliamos o rendimento total médio, o índice de aproveitamento (upgrade), a confiabilidade do instrumento de pesquisa utilizado e a correlação dos dados obtidos pelos participantes da pesquisa, como também, o delineamento do desempenho do jogo em três campos de caracterização e a estratégia metodológica presente no mesmo. A utilização do jogo na avaliação teve desempenho significativamente igual a do grupo controle, visto que tanto o rendimento quanto o índice de aproveitamento variaram numa mesma frequência para ambos e, apesar da existência de alguns pontos que precisam ser alterados para a obtenção de uma adaptação mais contextualizada no ensino do assunto proposto, o jogo se mostrou efetivo nos campos de caracterização, bem como nas estratégicas metodológicas delineadas. Além disso, o jogo se mostrou uma boa ferramenta pedagógica de ensino, porém, segundo o estudo realizado, sua utilização é significativamente igual ao do grupo controle, tornando sua utilização, muitas vezes, facultativa para a aquisição da aprendizagem. Diante disso, o jogo α.β.γ.GAME foi construído com sucesso, porém ainda se fazem necessárias algumas alterações em sua conformação a fim de deixa-lo mais atrativo, dinâmico e eficiente.The use of games is considered a methodological strategy that facilitates students‟ understanding of the theoretical content addressed in the classroom, but there are still doubts about their effectiveness. Give this imprecision as to the methodological functionality, this work aims to elaborate and analyze the game α.β.γ.GAME as a practical illustration in the learning of the radiology content, with students of the Biology course of the UEPB, seeking to verify the teaching method and the pedagogical doing provided by this resource. Two questionnaires were applied, the first on the Likert scale, with 10 questions (pre and post test) and the second with 7 questions, we then evaluated the average total income, the upgrade rate, the reliability of the research instrument used and the correlation of the data obtained by the research participants, as well as the delineation of the game performance in three characterization fields and the methodological strategy present in it. The use of the game in the evaluation had a significantly similar performance to that of the control group, since both the performance and the index of achievement varied at the same frequency for both, and despite the existence of some points that need to be altered to obtain a more contextualized adaptation in the teaching of the proposed subject, the game proved effective in the fields of characterization, as well as in the methodological strategies outlined. In addition, the game proved to be a good pedagogical teaching tool, however, according to the study, its use is significantly equal to that of the control group, making its use often optional for acquiring learning. Therefore, the game α.β.γ.GAME was successfully built, but still some changes are necessary in its conformation in order to make it more attractive, dynamic and efficient.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMLuna, Karla Patrícia de Oliveira83283439400http://lattes.cnpq.br/3043580578707915Geglio, Paulo Césarhttp://lattes.cnpq.br/6014136500691921Dias, Marcia Adelino da Silva44330588404http://lattes.cnpq.br/9674492903954108Silva, Edevaldo da78104190563http://lattes.cnpq.br/4787607680301269Agra, Gustavo Kim Rodrigues2019-10-10T14:07:35Z2018-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAGRA, G. K. R. Produção do jogo α.β.γ.GAME e avaliação de sua eficiência no aprendizado de radiobiologia. 2018. 80f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3502porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-10-11T04:20:04Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-10-11T04:20:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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