Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3488
Resumo: O Projovem Urbano é um programa de inclusão de jovens com idade entre 18 e 29 anos que objetiva atender estudantes que saibam ler e escrever, mas que não tiveram condições de concluir o ensino fundamental. Considerando a relevância da formação de professores para o processo ensino-aprendizagem, o objetivo geral da pesquisa é analisar as percepções de professores do Projovem Urbano acerca da formação continuada no Município de Itaporanga, PB. A pesquisa foi realizada com amostra composta por 9 (nove) professores de escolas pertencentes ao Polo de Itaporanga. Optando-se pela abordagem qualitativa, utilização de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e aplicação de questionário. A pesquisa de campo deste estudo foi realizada em março de 2017. Como resultado obtido, identificou-se que a formação continuada de professores do Projovem Urbano é imprescindível no aprimoramento das práticas pedagógicas. Ainda que a avaliação do processo formativo tenha sido positiva, as especificidades do currículo integrado suscitam questionamentos no tocante a sua proposta aplicada ao público alvo.
id UEPB_461fe71ac197aeb6716554baa958f467
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3488
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em ItaporangaProjovem urbanoCurrículo integradoFormação de professoresFormação continuadaUrban ProjovemContinuing educationIntegrated curriculumEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO Projovem Urbano é um programa de inclusão de jovens com idade entre 18 e 29 anos que objetiva atender estudantes que saibam ler e escrever, mas que não tiveram condições de concluir o ensino fundamental. Considerando a relevância da formação de professores para o processo ensino-aprendizagem, o objetivo geral da pesquisa é analisar as percepções de professores do Projovem Urbano acerca da formação continuada no Município de Itaporanga, PB. A pesquisa foi realizada com amostra composta por 9 (nove) professores de escolas pertencentes ao Polo de Itaporanga. Optando-se pela abordagem qualitativa, utilização de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e aplicação de questionário. A pesquisa de campo deste estudo foi realizada em março de 2017. Como resultado obtido, identificou-se que a formação continuada de professores do Projovem Urbano é imprescindível no aprimoramento das práticas pedagógicas. Ainda que a avaliação do processo formativo tenha sido positiva, as especificidades do currículo integrado suscitam questionamentos no tocante a sua proposta aplicada ao público alvo.Projovem Urbano is a program for the inclusion of young people between 18 and 29 years old that aims to assist students who can read and write but who were unable to complete elementary school. Considering the relevance of teacher education for the teaching-learning process, the general objective of the research is to analyze teachers' perceptions of Projovem Urbano about continuing education in Itaporanga, PB. The research was conducted with a sample composed of 9 (nine) teachers from schools belonging to the Itaporanga Polo. Opting for the qualitative approach, use of bibliographic research, document analysis, interviews and questionnaire application. The field research of this study was conducted in March 2017. As a result, it was identified that the continuing education of teachers in Projovem Urban is essential in the improvement of pedagogical practices. Although the assessment of the training process was positive, the specificities of the integrated curriculum raise questions regarding its proposal applied to the target audience.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMOnofre, Eduardo Gomes62283391415http://lattes.cnpq.br/5339741056906369Santiago, Zélia Maria de Arruda20448023415http://lattes.cnpq.br/8201113424737919Lira, Sonia Maria de60029099404http://lattes.cnpq.br/1745920526512067Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo2019-10-10T14:04:42Z2019-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAVALCANTE NETO, J. G. de A. Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga. 2019. 177f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2019.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3488porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-10-11T04:35:51Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3488Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-10-11T04:35:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga
title Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga
spellingShingle Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga
Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo
Projovem urbano
Currículo integrado
Formação de professores
Formação continuada
Urban Projovem
Continuing education
Integrated curriculum
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga
title_full Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga
title_fullStr Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga
title_full_unstemmed Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga
title_sort Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga
author Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo
author_facet Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Onofre, Eduardo Gomes
62283391415
http://lattes.cnpq.br/5339741056906369
Santiago, Zélia Maria de Arruda
20448023415
http://lattes.cnpq.br/8201113424737919
Lira, Sonia Maria de
60029099404
http://lattes.cnpq.br/1745920526512067
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante Neto, João Genarte de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Projovem urbano
Currículo integrado
Formação de professores
Formação continuada
Urban Projovem
Continuing education
Integrated curriculum
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Projovem urbano
Currículo integrado
Formação de professores
Formação continuada
Urban Projovem
Continuing education
Integrated curriculum
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O Projovem Urbano é um programa de inclusão de jovens com idade entre 18 e 29 anos que objetiva atender estudantes que saibam ler e escrever, mas que não tiveram condições de concluir o ensino fundamental. Considerando a relevância da formação de professores para o processo ensino-aprendizagem, o objetivo geral da pesquisa é analisar as percepções de professores do Projovem Urbano acerca da formação continuada no Município de Itaporanga, PB. A pesquisa foi realizada com amostra composta por 9 (nove) professores de escolas pertencentes ao Polo de Itaporanga. Optando-se pela abordagem qualitativa, utilização de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e aplicação de questionário. A pesquisa de campo deste estudo foi realizada em março de 2017. Como resultado obtido, identificou-se que a formação continuada de professores do Projovem Urbano é imprescindível no aprimoramento das práticas pedagógicas. Ainda que a avaliação do processo formativo tenha sido positiva, as especificidades do currículo integrado suscitam questionamentos no tocante a sua proposta aplicada ao público alvo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-10T14:04:42Z
2019-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAVALCANTE NETO, J. G. de A. Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga. 2019. 177f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2019.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3488
identifier_str_mv CAVALCANTE NETO, J. G. de A. Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga. 2019. 177f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2019.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709221617729536