A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lustosa, Mariana Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2786
Resumo: O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre pluralismo metodológico como formar de ensino dos conteúdos das Ciências Naturais, que realizamos com alunos de duas turmas do 7° ano, de uma escola pública do município de Lagoa Seca (PB). Nosso objetivo foi investigar a efetividade desse método, a partir de uma sequência didática desenvolvidas com ações diferenciadas. Em uma das turmas, as aulas foram ministradas com a variação metodológica, na outra, foram ministradas aulas com metodologia, majoritariamente, expositiva. A coleta de dados foi baseada em anotações a respeito das intervenções realizadas e na aplicação de dois questionários aos alunos (pré-teste e pós-teste), sobre os conteúdos ministrados nas aulas. Os resultados revelaram que o uso do pluralismo metodológico contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos ministrados (Anelídeos, Moluscos e Artrópodes), demonstrando melhor desempenho dos alunos nas respostas aos questionários após intervenção didática com jogos, mapas conceituais, modelagem e teatro com fantoches, em comparação aos resultados das aulas exclusivamente expositivas. Entre os resultados obtidos destacamos que a interação e as estratégias de ensino despertaram a atenção dos alunos para os conteúdos ministrados, proporcionando a diminuição das dispersões. Também foi possível perceber aumento na motivação e disposição deles para as aulas. As múltiplas atividades desenvolvidas com base no pluralismo metodológico possibilitaram a aprendizagem de conceitos e atitudes que contribuíram significativamente para a ampliação das capacidades cognitivas dos alunos.
id UEPB_491f9b27e2f503b84949d28e4443d5b6
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2786
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da ParaíbaThe contibution of the methodological pluralism in the teaching of Natural Sciences: A study realized with students of a public school in ParaíbaEnsino de CiênciasPluralismo metodológicoPrática pedagógicaSequência didáticaScience teachingMethodological pluralismPedagogical practiceEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre pluralismo metodológico como formar de ensino dos conteúdos das Ciências Naturais, que realizamos com alunos de duas turmas do 7° ano, de uma escola pública do município de Lagoa Seca (PB). Nosso objetivo foi investigar a efetividade desse método, a partir de uma sequência didática desenvolvidas com ações diferenciadas. Em uma das turmas, as aulas foram ministradas com a variação metodológica, na outra, foram ministradas aulas com metodologia, majoritariamente, expositiva. A coleta de dados foi baseada em anotações a respeito das intervenções realizadas e na aplicação de dois questionários aos alunos (pré-teste e pós-teste), sobre os conteúdos ministrados nas aulas. Os resultados revelaram que o uso do pluralismo metodológico contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos ministrados (Anelídeos, Moluscos e Artrópodes), demonstrando melhor desempenho dos alunos nas respostas aos questionários após intervenção didática com jogos, mapas conceituais, modelagem e teatro com fantoches, em comparação aos resultados das aulas exclusivamente expositivas. Entre os resultados obtidos destacamos que a interação e as estratégias de ensino despertaram a atenção dos alunos para os conteúdos ministrados, proporcionando a diminuição das dispersões. Também foi possível perceber aumento na motivação e disposição deles para as aulas. As múltiplas atividades desenvolvidas com base no pluralismo metodológico possibilitaram a aprendizagem de conceitos e atitudes que contribuíram significativamente para a ampliação das capacidades cognitivas dos alunos.The present work concerns research about the methodological pluralism as a teaching of the contents of the Natural Science, which we carried out with students from two 7 th grade classes from a public school in Lagoa Seca city (PB). In one of the classes the classes were taught with the methodological variation, in the other were taught classes with majority expository methodology. The data collection was based in note about of the intervention realized and in the application of two questionnaires to students. ( pretest- post test ) about the contents taught in the classes. Demonstrating a better performance of the students in the answer to the questionaries after didactic intervention, with games, conceptual maps, modeling and theater with puppets, in comparison to the results of the exclusively. Among the results obtained, we highlight that the interaction and the teaching strategies stimulated the attention of the students to the contents taught, providing the decrease of the dispersion. It was also possible to notice an increase in their motivation and their willingness to attend classes. The multiple activities developed based on methodological pluralism enabled the learning of concepts and attitudes that contributed significantly to the expansion of students cognitive abilities.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMGeglio, Paulo César07346904877http://lattes.cnpq.br/6014136500691921Dias, Márcia Adelino da Silva44330588404http://lattes.cnpq.br/9674492903954108Pequeno, Marcos Antônio Pimentel13941003453http://lattes.cnpq.br/7233839100220408Lustosa, Mariana Silva2017-07-20T12:19:08Z2017-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUSTOSA, M. S. A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba. 2017. 128f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-07-21T04:00:32Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-07-21T04:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba
The contibution of the methodological pluralism in the teaching of Natural Sciences: A study realized with students of a public school in Paraíba
title A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba
spellingShingle A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba
Lustosa, Mariana Silva
Ensino de Ciências
Pluralismo metodológico
Prática pedagógica
Sequência didática
Science teaching
Methodological pluralism
Pedagogical practice
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba
title_full A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba
title_fullStr A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba
title_full_unstemmed A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba
title_sort A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba
author Lustosa, Mariana Silva
author_facet Lustosa, Mariana Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geglio, Paulo César
07346904877
http://lattes.cnpq.br/6014136500691921
Dias, Márcia Adelino da Silva
44330588404
http://lattes.cnpq.br/9674492903954108
Pequeno, Marcos Antônio Pimentel
13941003453
http://lattes.cnpq.br/7233839100220408
dc.contributor.author.fl_str_mv Lustosa, Mariana Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Pluralismo metodológico
Prática pedagógica
Sequência didática
Science teaching
Methodological pluralism
Pedagogical practice
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Ciências
Pluralismo metodológico
Prática pedagógica
Sequência didática
Science teaching
Methodological pluralism
Pedagogical practice
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre pluralismo metodológico como formar de ensino dos conteúdos das Ciências Naturais, que realizamos com alunos de duas turmas do 7° ano, de uma escola pública do município de Lagoa Seca (PB). Nosso objetivo foi investigar a efetividade desse método, a partir de uma sequência didática desenvolvidas com ações diferenciadas. Em uma das turmas, as aulas foram ministradas com a variação metodológica, na outra, foram ministradas aulas com metodologia, majoritariamente, expositiva. A coleta de dados foi baseada em anotações a respeito das intervenções realizadas e na aplicação de dois questionários aos alunos (pré-teste e pós-teste), sobre os conteúdos ministrados nas aulas. Os resultados revelaram que o uso do pluralismo metodológico contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos ministrados (Anelídeos, Moluscos e Artrópodes), demonstrando melhor desempenho dos alunos nas respostas aos questionários após intervenção didática com jogos, mapas conceituais, modelagem e teatro com fantoches, em comparação aos resultados das aulas exclusivamente expositivas. Entre os resultados obtidos destacamos que a interação e as estratégias de ensino despertaram a atenção dos alunos para os conteúdos ministrados, proporcionando a diminuição das dispersões. Também foi possível perceber aumento na motivação e disposição deles para as aulas. As múltiplas atividades desenvolvidas com base no pluralismo metodológico possibilitaram a aprendizagem de conceitos e atitudes que contribuíram significativamente para a ampliação das capacidades cognitivas dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-20T12:19:08Z
2017-03-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUSTOSA, M. S. A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba. 2017. 128f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2786
identifier_str_mv LUSTOSA, M. S. A contribuição do pluralismo metodológico no ensino de Ciências Naturais: Um estudo realizado com alunos de uma escola pública da Paraíba. 2017. 128f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458416106602496