Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Caroline Diniz Nóbrega
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3380
Resumo: Analisar a formação inicial e a continuada de professores para a atuação na Educação de Jovens e Adultos é o objeto de estudo dessa dissertação de mestrado profissional. A pesquisa consistiu em um estudo de caso do tipo etnográfico pautado nas reflexões sobre o cenário de formação de professores, norteado pelas questões: Como os cursos de licenciatura preparam os professores para atuarem na EJA?; O que dizem as políticas educacionais sobre a formação de professores para atuarem nesta modalidade de ensino?; Especificamente, no campus I da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande, como se fomenta a política de engajamento de seus licenciandos para a atuação na EJA? Foram sujeitos da pesquisa 12 professores que atuam neste segmento e com formação nas licenciaturas de Letras, Letras/Inglês, Matemática, História, Física, Química, Biologia, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia e Educação Física. Para acessar os dados da pesquisa, utilizamos entrevistas e questionários com questões sobre a formação e prática docente relacionadas à EJA. Os resultados indicam a necessidade de aprimoramento e adequação do currículo dos cursos de licenciaturas para a melhoria na formação de professores. Como produto da dissertação foi elaborado um manual com os procedimentos para a realização de uma oficina com orientações para profissionais interessados em atuar na EJA.
id UEPB_535797c64bce097eb13ea980955d3d30
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3380
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente1. Políticas educacionais. 2. Prática docente. 3. Formação de jovens e adultos - EJA. 4. Formação docente.CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAnalisar a formação inicial e a continuada de professores para a atuação na Educação de Jovens e Adultos é o objeto de estudo dessa dissertação de mestrado profissional. A pesquisa consistiu em um estudo de caso do tipo etnográfico pautado nas reflexões sobre o cenário de formação de professores, norteado pelas questões: Como os cursos de licenciatura preparam os professores para atuarem na EJA?; O que dizem as políticas educacionais sobre a formação de professores para atuarem nesta modalidade de ensino?; Especificamente, no campus I da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande, como se fomenta a política de engajamento de seus licenciandos para a atuação na EJA? Foram sujeitos da pesquisa 12 professores que atuam neste segmento e com formação nas licenciaturas de Letras, Letras/Inglês, Matemática, História, Física, Química, Biologia, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia e Educação Física. Para acessar os dados da pesquisa, utilizamos entrevistas e questionários com questões sobre a formação e prática docente relacionadas à EJA. Os resultados indicam a necessidade de aprimoramento e adequação do currículo dos cursos de licenciaturas para a melhoria na formação de professores. Como produto da dissertação foi elaborado um manual com os procedimentos para a realização de uma oficina com orientações para profissionais interessados em atuar na EJA.Analizar la formación inicial y la continuada de maestros para la actualización en la Educación de Jovenes y Adultos es el objeto de estudio de esa disertación de la maestria profesional. La investigación consistió en un estudio de caso del tipo etnográfico basado en las reflexiones sobre el cenário de formación de profesores, norteado por las cuestiones: ¿Como los cursos de licenciatura preparan los maestros para actuaren en la EJA?; ¿Lo que dicen las políticas educacionales sobre la formación de maestros para actuaren en esta modalidad de enseñanza?; Especificamente, en el campus I de la Universidad Estadual de la Paraíba, en la ciudad de Campina Grande, ¿como se fomenta la política de compromiso de sus licenciantes para la actuación en la EJA? Fueron sujetos de la investigación 12 maestros que actuan en ese segmento y con formación en las licenciaturas de Letras, Letras/Inglés, Matemáticas, História, Física, Química, Biologia, Geografia, Ciéncias Sociales, Filosofia y Educación Física. Para accesar los datos de la investigación, utilizamos encuestas y cuestionarios con cuestiones sobre la formación y la práctica docente relacionadas a la EJA. Los resultados indican la necesidad de aprimoramiento y adecuación del currículun de los cursos de licenciaturas para aprimoramiento en la formación de maestros. Como producto de la disertación fue elaborado un manual con los procedimientos para la realización de un taller con orientaciones para los profesionales con ganas de ctuar en la EJA.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCastro, Paula Almeida deAlves, Caroline Diniz Nóbrega2019-06-04T14:03:53Z2018-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAlves, Caroline Diniz Nóbrega. Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente. 2018. 130f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-05T04:23:09Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-05T04:23:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente
title Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente
spellingShingle Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente
Alves, Caroline Diniz Nóbrega
1. Políticas educacionais. 2. Prática docente. 3. Formação de jovens e adultos - EJA. 4. Formação docente.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente
title_full Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente
title_fullStr Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente
title_full_unstemmed Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente
title_sort Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente
author Alves, Caroline Diniz Nóbrega
author_facet Alves, Caroline Diniz Nóbrega
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Paula Almeida de
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Caroline Diniz Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Políticas educacionais. 2. Prática docente. 3. Formação de jovens e adultos - EJA. 4. Formação docente.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic 1. Políticas educacionais. 2. Prática docente. 3. Formação de jovens e adultos - EJA. 4. Formação docente.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Analisar a formação inicial e a continuada de professores para a atuação na Educação de Jovens e Adultos é o objeto de estudo dessa dissertação de mestrado profissional. A pesquisa consistiu em um estudo de caso do tipo etnográfico pautado nas reflexões sobre o cenário de formação de professores, norteado pelas questões: Como os cursos de licenciatura preparam os professores para atuarem na EJA?; O que dizem as políticas educacionais sobre a formação de professores para atuarem nesta modalidade de ensino?; Especificamente, no campus I da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Campina Grande, como se fomenta a política de engajamento de seus licenciandos para a atuação na EJA? Foram sujeitos da pesquisa 12 professores que atuam neste segmento e com formação nas licenciaturas de Letras, Letras/Inglês, Matemática, História, Física, Química, Biologia, Geografia, Ciências Sociais, Filosofia e Educação Física. Para acessar os dados da pesquisa, utilizamos entrevistas e questionários com questões sobre a formação e prática docente relacionadas à EJA. Os resultados indicam a necessidade de aprimoramento e adequação do currículo dos cursos de licenciaturas para a melhoria na formação de professores. Como produto da dissertação foi elaborado um manual com os procedimentos para a realização de uma oficina com orientações para profissionais interessados em atuar na EJA.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
2019-06-04T14:03:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Alves, Caroline Diniz Nóbrega. Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente. 2018. 130f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3380
identifier_str_mv Alves, Caroline Diniz Nóbrega. Da formação inicial à continuada para a EJA: desafios e implicações para a prática docente. 2018. 130f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813182893719552