A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pontes, Maríllia Danielli Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5028
Resumo: A presente pesquisa consistiu em analisar o livro O caderno rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, a partir da performance. Esse livro, o primeiro da chamada Trilogia Obscena da autora, tem suscitado debates ao longos dos anos, desde a sua publicação em 1990, por trazer como narradora uma menina de oito anos de idade que conta em seu caderninho cor-de-rosa as suas experiências sexuais sob a supervisão e com o consentimento dos pais, no entanto, ao final da narrativa, o desfecho surpreende o leitor. Desse modo, buscamos, através desse estudo, entender a pornografia como uma performance da autora para atingir tanto o público leitor quanto as grandes editoras, que segundo ela, sempre lhe viraram as costas. Nesse ínterim, entendemos a performance como um conceito aberto, o qual possibilita ao texto literário direcionar os caminhos que devem ser seguidos para a sua compreensão, desse modo, essa abordagem teórica dialoga com O caderno rosa de Lori Lamby, tendo em vista a dupla atuação de Hilda Hilst: no discurso midiático e nos discursos das personagens Lori Lamby e seu pai escritor. Para alcançarmos tal objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e realizada a análise do livro por meio do método qualitativo. No primeiro momento, foi realizada a leitura da fortuna crítica do texto, em seguida, a leitura da obra à luz do conceito de performance, entendendo as intervenções da autora como performatizantes e instituidoras potenciais de leituras, e, por fim, uma análise do texto a partir do cruzamento entre a performance e a pornografia, entendendo os corpos de Corina e Lori Lamby como mediadores desse cruzamento. Neste estudo, percebemos o discurso pornográfico em O caderno rosa como uma crítica à própria pornografia a partir da construção das personagens. Para fundamentar as nossas discussões sobre os estudos da performance, recorremos as contribuições teóricas de Zumthor (2007), Leal (2012), Beigui (2011), Colmenero (2016), no tocante aos estudos sobre a pornografia, utilizamos como aporte teórico as contribuições de Preciado (2018), Ceccarelli (2011) Maingueneau (2010), entre outros.
id UEPB_54df79d19720154d95bb5f91e18f1c4c
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5028
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda HilstLinguagemPerformancePornografiaCorpoLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA presente pesquisa consistiu em analisar o livro O caderno rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, a partir da performance. Esse livro, o primeiro da chamada Trilogia Obscena da autora, tem suscitado debates ao longos dos anos, desde a sua publicação em 1990, por trazer como narradora uma menina de oito anos de idade que conta em seu caderninho cor-de-rosa as suas experiências sexuais sob a supervisão e com o consentimento dos pais, no entanto, ao final da narrativa, o desfecho surpreende o leitor. Desse modo, buscamos, através desse estudo, entender a pornografia como uma performance da autora para atingir tanto o público leitor quanto as grandes editoras, que segundo ela, sempre lhe viraram as costas. Nesse ínterim, entendemos a performance como um conceito aberto, o qual possibilita ao texto literário direcionar os caminhos que devem ser seguidos para a sua compreensão, desse modo, essa abordagem teórica dialoga com O caderno rosa de Lori Lamby, tendo em vista a dupla atuação de Hilda Hilst: no discurso midiático e nos discursos das personagens Lori Lamby e seu pai escritor. Para alcançarmos tal objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e realizada a análise do livro por meio do método qualitativo. No primeiro momento, foi realizada a leitura da fortuna crítica do texto, em seguida, a leitura da obra à luz do conceito de performance, entendendo as intervenções da autora como performatizantes e instituidoras potenciais de leituras, e, por fim, uma análise do texto a partir do cruzamento entre a performance e a pornografia, entendendo os corpos de Corina e Lori Lamby como mediadores desse cruzamento. Neste estudo, percebemos o discurso pornográfico em O caderno rosa como uma crítica à própria pornografia a partir da construção das personagens. Para fundamentar as nossas discussões sobre os estudos da performance, recorremos as contribuições teóricas de Zumthor (2007), Leal (2012), Beigui (2011), Colmenero (2016), no tocante aos estudos sobre a pornografia, utilizamos como aporte teórico as contribuições de Preciado (2018), Ceccarelli (2011) Maingueneau (2010), entre outros.The present research consisted of analyzing the book "O caderno rosa de Lori Lamby" by the writer Hilda Hilst, from the perspective of performance. This book, the first in the author's so-called Obscene Trilogy, has sparked debates over the years since its publication in 1990, as it features an eight-year-old girl as the narrator who recounts her sexual experiences in her pink notebook under the supervision and consent of her parents. However, the ending of the narrative surprises the reader. Thus, through this study, we aim to understand pornography as a performance by the author to reach both the reading public and major publishers, who, according to her, always turned their backs on her. In this context, we understand performance as an open concept, which allows the literary text to guide the paths that should be followed for its comprehension. This theoretical approach, therefore, dialogues with "O caderno rosa de Lori Lamby," considering Hilda Hilst's dual role: in the media discourse and in the discourses of the characters Lori Lamby and her writer father. To achieve this objective, a bibliographic research was developed, and the book was analyzed using a qualitative method. Initially, the critical reception of the text was reviewed, followed by a reading of the work in light of the concept of performance, understanding the author's interventions as performative and potentially influential in shaping interpretations. Finally, the text was analyzed through the intersection of performance and pornography, recognizing the bodies of Corina and Lori Lamby as mediators of this intersection. In this study, we perceive the pornographic discourse in "O caderno rosa" as a critique of pornography itself through the construction of the characters. To support our discussions on performance studies, we drew on the theoretical contributions of Zumthor (2007), Leal (2012), Beigui (2011), and Colmenero (2016). Regarding pornography studies, we used the theoretical contributions of Preciado (2018), Ceccarelli (2011), Maingueneau (2010), among others.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIJustino, Luciano Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7867334606136778Castro, Paula Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212Nogueira, Maria Simone Marinhohttp://lattes.cnpq.br/9006294908415944Pontes, Maríllia Danielli Rodrigues2024-08-07T10:53:41Z2024-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPONTES , M. D. R. A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5028porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-08-07T10:53:41Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/5028Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-08-07T10:53:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst
title A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst
spellingShingle A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst
Pontes, Maríllia Danielli Rodrigues
Linguagem
Performance
Pornografia
Corpo
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst
title_full A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst
title_fullStr A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst
title_full_unstemmed A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst
title_sort A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst
author Pontes, Maríllia Danielli Rodrigues
author_facet Pontes, Maríllia Danielli Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Justino, Luciano Barbosa
http://lattes.cnpq.br/7867334606136778
Castro, Paula Almeida de
http://lattes.cnpq.br/7813446738576212
Nogueira, Maria Simone Marinho
http://lattes.cnpq.br/9006294908415944
dc.contributor.author.fl_str_mv Pontes, Maríllia Danielli Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Performance
Pornografia
Corpo
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Linguagem
Performance
Pornografia
Corpo
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description A presente pesquisa consistiu em analisar o livro O caderno rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, a partir da performance. Esse livro, o primeiro da chamada Trilogia Obscena da autora, tem suscitado debates ao longos dos anos, desde a sua publicação em 1990, por trazer como narradora uma menina de oito anos de idade que conta em seu caderninho cor-de-rosa as suas experiências sexuais sob a supervisão e com o consentimento dos pais, no entanto, ao final da narrativa, o desfecho surpreende o leitor. Desse modo, buscamos, através desse estudo, entender a pornografia como uma performance da autora para atingir tanto o público leitor quanto as grandes editoras, que segundo ela, sempre lhe viraram as costas. Nesse ínterim, entendemos a performance como um conceito aberto, o qual possibilita ao texto literário direcionar os caminhos que devem ser seguidos para a sua compreensão, desse modo, essa abordagem teórica dialoga com O caderno rosa de Lori Lamby, tendo em vista a dupla atuação de Hilda Hilst: no discurso midiático e nos discursos das personagens Lori Lamby e seu pai escritor. Para alcançarmos tal objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e realizada a análise do livro por meio do método qualitativo. No primeiro momento, foi realizada a leitura da fortuna crítica do texto, em seguida, a leitura da obra à luz do conceito de performance, entendendo as intervenções da autora como performatizantes e instituidoras potenciais de leituras, e, por fim, uma análise do texto a partir do cruzamento entre a performance e a pornografia, entendendo os corpos de Corina e Lori Lamby como mediadores desse cruzamento. Neste estudo, percebemos o discurso pornográfico em O caderno rosa como uma crítica à própria pornografia a partir da construção das personagens. Para fundamentar as nossas discussões sobre os estudos da performance, recorremos as contribuições teóricas de Zumthor (2007), Leal (2012), Beigui (2011), Colmenero (2016), no tocante aos estudos sobre a pornografia, utilizamos como aporte teórico as contribuições de Preciado (2018), Ceccarelli (2011) Maingueneau (2010), entre outros.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-07T10:53:41Z
2024-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PONTES , M. D. R. A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5028
identifier_str_mv PONTES , M. D. R. A pornografia como performance em O caderno rosa de Lori Lamby, de Hilda Hilst. 2024. 88 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709233626021888