Letramento literário na educação básica: relações entre os perfis de Cinderela e Aurélia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria do Carmo Almeida de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3535
Resumo: Este trabalho tem o objetivo central de investigar como o processo de letramento literário ocorreu numa turma de 9° ano de ensino fundamental, de modo a refletir sobre as metodologias necessárias para a construção e solidificação de competências e habilidades leitoras. Elegemos como objetos de leitura o conto de fadas Cinderela ou O sapatinho de vidro (2010/1697), de Charles Perrault, e o romance Senhora (2011/1874), de José de Alencar, a fim de destacar a relação entre os perfis femininos como protagonistas. O trabalho é caracterizado como uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico, devido ao desenvolvimento de uma proposta de intervenção baseada (inicialmente) no modelo de “sequência expandida”, apontado por Rildo Cosson (2016), as quais assinalam uma perspectiva de leitura ampla e irrestrita às práticas escolares usuais, na qual se encontram sistematizadas as etapas de motivação, introdução, leitura, interpretação, contextualização e expansão das narrativas. A intervenção foi realizada em uma das escolas da rede pública municipal da cidade de Sumé – PB, no 9° ano do Ensino Fundamental, em uma turma com 25 alunos, numa faixa etária que varia dos 13 aos 21 anos. Para o estudo, a priori foram aplicados questionários para análise dos principais eventos e práticas de letramento em que os estudantes se encontram inseridos, baseados em modelos apresentados por Rojo (2009). Utilizamos, ainda, como aporte teórico, os estudos de Soares (1999), Solé (1998), Martins (2006), entre outros, acerca da leitura e do letramento; e também os de Todorov (2009), Bosi (2017), Candido (2011/2014), Ribeiro (2014), Carvalho (2009) e outros, com reflexões mais específicas em torno da leitura dos gêneros literários escolhidos como objetos da pesquisa-ação. Os produtos da interpretação das narrativas foram diários de leitura, discussões em sala, minicontos, fotonovela e peça de teatro, solicitados durante as etapas da sequência. Compreendemos que esta pesquisa contribuiu para o aprimoramento das práticas de leitura e escrita da maioria dos estudantes, letrando-os literariamente. Igual e posteriormente, espera-se que esse estudo possa servir de aparato metodológico para outros docentes que estejam empenhados em assumir seu papel de educadores e mediadores de aprendizados.
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O trabalho é caracterizado como uma pesquisa-ação, com viés bibliográfico, devido ao desenvolvimento de uma proposta de intervenção baseada (inicialmente) no modelo de “sequência expandida”, apontado por Rildo Cosson (2016), as quais assinalam uma perspectiva de leitura ampla e irrestrita às práticas escolares usuais, na qual se encontram sistematizadas as etapas de motivação, introdução, leitura, interpretação, contextualização e expansão das narrativas. A intervenção foi realizada em uma das escolas da rede pública municipal da cidade de Sumé – PB, no 9° ano do Ensino Fundamental, em uma turma com 25 alunos, numa faixa etária que varia dos 13 aos 21 anos. Para o estudo, a priori foram aplicados questionários para análise dos principais eventos e práticas de letramento em que os estudantes se encontram inseridos, baseados em modelos apresentados por Rojo (2009). Utilizamos, ainda, como aporte teórico, os estudos de Soares (1999), Solé (1998), Martins (2006), entre outros, acerca da leitura e do letramento; e também os de Todorov (2009), Bosi (2017), Candido (2011/2014), Ribeiro (2014), Carvalho (2009) e outros, com reflexões mais específicas em torno da leitura dos gêneros literários escolhidos como objetos da pesquisa-ação. Os produtos da interpretação das narrativas foram diários de leitura, discussões em sala, minicontos, fotonovela e peça de teatro, solicitados durante as etapas da sequência. Compreendemos que esta pesquisa contribuiu para o aprimoramento das práticas de leitura e escrita da maioria dos estudantes, letrando-os literariamente. Igual e posteriormente, espera-se que esse estudo possa servir de aparato metodológico para outros docentes que estejam empenhados em assumir seu papel de educadores e mediadores de aprendizados.This work has the central objective of investigate how the literary literacy process took place in a 9th grade elementary school, in order to reflect on the methodologies necessary for the construction and solidification of reading skills and competences. We elect as reading objects the fairy-tale Cinderella or The Glass Shoe (2010/1697), by Charles Perrault, and the novel Senhora (2011/1874), by José de Alencar, in order to point out the relation between the female profiles as main character. The work is characterized as an action research, with bibliographic bias, due to the development of an intervention proposal based (initially) in the “expanded sequence” model, pointed out by Rildo Cosson (2016), which indicate a broad reading perspective and unrestricted to the usual school practices, which point to a perspective of wide and unrestricted reading of the usual school practices, in which they’re systematized the stages of motivation, introduction, reading, interpretation, contextualization and expansion of narratives. The intervention was carried out in one of the public schools in the city of Sumé - PB, in the 9th grade of elementary school, in a class with 25 students, ranging in age from 13 to 21 years. For the study, questionnaires were used a priori to analyze the main events and literacy practices in which students are inserted, based on the models presented by Rojo (2009). We also use, as theoretical contribution the studies of Soares (1999), Solé (1998), Martins (2006), among others, about reading and literacy; and also those of Todorov (2009), Bosi (2017), Candido (2011/2014), Ribeiro (2014), Carvalho (2009) and others, with more specific reflections around the reading of that kind of literary chosen as objects of research- action. The products of the interpretation of the narratives were reading dailies, discussions in the room, short story, photo novel and play, requested during the steps of the sequence. We understand that this research contributed to the improvement of the reading and writing practices of most students, writing them literarily. Equally and subsequent, it is expected that this study may serve as a methodological apparatus for other instructors who are determined to take on their role as educators and mediators of learning.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSouza, Aldinida de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905Souza, Aldinida de Medeiroshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905Bezerra, Rosilda Alveshttp://lattes.cnpq.br/6401249635890403Segabinazi, Daniela Mariahttp://lattes.cnpq.br/3948051084706137Oliveira, Maria do Carmo Almeida de2019-11-01T12:25:14Z2019-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Maria do Carmo Almeida de. Letramento literário na educação básica: relações entre os perfis de Cinderela e Aurélia. 2019. 143f. 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