A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Raquel Lima Araujo de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3099
Resumo: O trabalho apresentado busca investigar como estratégias de reescrita podem contribuir para o aprendizado da modalidade escrita da língua. Por isso, investigamos, com base nos estudos de Bazerman (2005/2007) sobre escrita, Ferrarezi Jr e Carvalho (2015) sobre a situação do ensino no Brasil, Bakhtin/Voloshinov (1999/2003) sobre teoria dos gêneros, Schneuwvly, Noverraz e Dolz (2004) sobre a metodologia da sequência didática, e Leite (2012), Menegassi (2013) e Ruiz (2013), sobre como os professores podem aplicar estratégias de correção, avaliação e reescrita e conseguir resultados positivos na aprendizagem da escrita. Para tanto, analisamos como três professores do quinto ano do ensino fundamental de três escolas públicas do município de Lagoa de Dentro – PB, solicitam a produção textual a seus educandos, para em seguida oferecer oficinas aos professores sobre gênero, sequência didática e reescrita. Depois, verificamos a forma como os professores envolvidos na pesquisa, após a oficina, direcionam as atividades de escrita, como corrigem e avaliam e como orientam a reescrita. Por fim, analisamos as primeiras e segundas versões dos textos e verificamos quais alterações ocorreram através da aplicação de estratégias de reescrita.
id UEPB_62523b16832387791b8586916c629024
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3099
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A escrita e a reescrita: a sala de aula em debateGêneroEscritaReescritaGenderWritingRewrittenLINGUISTICA, LETRAS E ARTESO trabalho apresentado busca investigar como estratégias de reescrita podem contribuir para o aprendizado da modalidade escrita da língua. Por isso, investigamos, com base nos estudos de Bazerman (2005/2007) sobre escrita, Ferrarezi Jr e Carvalho (2015) sobre a situação do ensino no Brasil, Bakhtin/Voloshinov (1999/2003) sobre teoria dos gêneros, Schneuwvly, Noverraz e Dolz (2004) sobre a metodologia da sequência didática, e Leite (2012), Menegassi (2013) e Ruiz (2013), sobre como os professores podem aplicar estratégias de correção, avaliação e reescrita e conseguir resultados positivos na aprendizagem da escrita. Para tanto, analisamos como três professores do quinto ano do ensino fundamental de três escolas públicas do município de Lagoa de Dentro – PB, solicitam a produção textual a seus educandos, para em seguida oferecer oficinas aos professores sobre gênero, sequência didática e reescrita. Depois, verificamos a forma como os professores envolvidos na pesquisa, após a oficina, direcionam as atividades de escrita, como corrigem e avaliam e como orientam a reescrita. Por fim, analisamos as primeiras e segundas versões dos textos e verificamos quais alterações ocorreram através da aplicação de estratégias de reescrita.The submitted work seeks to investigate how rewriting strategies can contribute to the learning of the written language mode. Therefore, we investigated, based on studies of Bazerman (2005/2007) on writing, Ferrarezi Jr and Carvalho (2015) on the situation of education in Brazil, Bakhtin / Voloshinov (1999/2003) on the theory of genres, Schneuwvly, Noverraz and Dolz (2004) on the methodology of teaching sequence, and Leite (2012), Menegassi (2013) and Ruiz (2013) on how teachers can apply correction strategies, evaluation and rewriting and achieve positive results in literacy. Therefore, we analyze how three teachers of the fifth grade of elementary school three public schools in Lagoa de Dentro municipality - CP, requesting the text production to their students, to then offer workshops to teachers on gender, teaching sequence and rewritten. Then we see how the teachers involved in the research, after the workshop, the direct writing activities, as correct and evaluate and how to guide the rewriting. Finally, we analyze the first and second versions of the texts and track which changes have occurred by applying rewriting strategies.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCatanduba, Edilma de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costahttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124Aquino, Maria de Fátima de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330Oliveira, Raquel Lima Araujo de2018-06-11T13:51:01Z2015-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Raquel Lima Araujo de. A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate. 2015. 96f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2018-06-12T04:06:20Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3099Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2018-06-12T04:06:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate
title A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate
spellingShingle A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate
Oliveira, Raquel Lima Araujo de
Gênero
Escrita
Reescrita
Gender
Writing
Rewritten
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate
title_full A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate
title_fullStr A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate
title_full_unstemmed A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate
title_sort A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate
author Oliveira, Raquel Lima Araujo de
author_facet Oliveira, Raquel Lima Araujo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Catanduba, Edilma de Lucena
http://lattes.cnpq.br/0090826789391244
Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa
http://lattes.cnpq.br/3535418783422124
Aquino, Maria de Fátima de Souza
http://lattes.cnpq.br/0974910766203330
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Raquel Lima Araujo de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Escrita
Reescrita
Gender
Writing
Rewritten
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Gênero
Escrita
Reescrita
Gender
Writing
Rewritten
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description O trabalho apresentado busca investigar como estratégias de reescrita podem contribuir para o aprendizado da modalidade escrita da língua. Por isso, investigamos, com base nos estudos de Bazerman (2005/2007) sobre escrita, Ferrarezi Jr e Carvalho (2015) sobre a situação do ensino no Brasil, Bakhtin/Voloshinov (1999/2003) sobre teoria dos gêneros, Schneuwvly, Noverraz e Dolz (2004) sobre a metodologia da sequência didática, e Leite (2012), Menegassi (2013) e Ruiz (2013), sobre como os professores podem aplicar estratégias de correção, avaliação e reescrita e conseguir resultados positivos na aprendizagem da escrita. Para tanto, analisamos como três professores do quinto ano do ensino fundamental de três escolas públicas do município de Lagoa de Dentro – PB, solicitam a produção textual a seus educandos, para em seguida oferecer oficinas aos professores sobre gênero, sequência didática e reescrita. Depois, verificamos a forma como os professores envolvidos na pesquisa, após a oficina, direcionam as atividades de escrita, como corrigem e avaliam e como orientam a reescrita. Por fim, analisamos as primeiras e segundas versões dos textos e verificamos quais alterações ocorreram através da aplicação de estratégias de reescrita.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
2018-06-11T13:51:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Raquel Lima Araujo de. A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate. 2015. 96f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3099
identifier_str_mv Oliveira, Raquel Lima Araujo de. A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate. 2015. 96f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813180314222592