A segmentação não-convencional em textos de alunos do 7° ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3700 |
Resumo: | Neste trabalho, desenvolvemos uma pesquisa sobre a segmentação não-convencional na escrita de alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da Paraíba, localizada no centro da cidade de Taperoá, com alunos do sétimo ano. O nosso interesse por essa temática surgiu quando verificamos a presença de segmentações não-convencionais nas produções textuais discentes. O processo de segmentação não-convencional ocorre basicamente de duas maneiras: a hipossegmentação, quando ocorre a ausência do espaço entre as fronteiras das palavras e a hipersegmentação, quando ocorre a presença inadequada, segmentando, assim, a palavra, conforme os exemplos comcerteza* (com certeza) e a gora* (agora), respectivamente. Esse processo fonológico é frequente na escrita de alunos na fase de alfabetização em que as os alunos tendem a escrever as palavras juntas nas frases, no entanto esse processo pode ser verificado também na escrita de alunos que já passaram pelo processo de alfabetização. Assim, buscamos analisar as ocorrências de segmentação não-convencional encontradas e apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que contribua para a diminuição dessa segmentação. A análise foi quantitativa e qualitativa realizada em duas etapas: antes (pré-instrução) e depois (pós-instrução) de aplicar a proposta de intervenção pedagógica (instrução). A fundamentação teórica dessa pesquisa traz os estudos de Bisol (2011), Cagliari (2002), Callou e Leite (2015), Hora e Matzenauer (2017), Roberto (2015), que trazem conhecimentos pertinentes para a pesquisa como fonologia métrica-prosódica, dentre outros. São apresentadas também algumas pesquisas já realizadas sobre o assunto (Brandão, 2015; Nunes 2016; Santos, 2016 e Tenani, 2011). Os nossos resultados mostraram que, após a proposta de intervenção, as ocorrências de segmentação não-convencional nos textos dos alunos participantes da pesquisa diminuíram de forma significativa nas duas variáveis (hipossegmentação e hipersegmetação). Observamos também que atividades lúdicas como os jogos trabalhados despertaram um maior interesse e interação por parte dos alunos durante as atividades. |
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A segmentação não-convencional em textos de alunos do 7° ano do ensino fundamentalEnsinoFonologiaSegmentação não-convencionalEscritaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASNeste trabalho, desenvolvemos uma pesquisa sobre a segmentação não-convencional na escrita de alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da Paraíba, localizada no centro da cidade de Taperoá, com alunos do sétimo ano. O nosso interesse por essa temática surgiu quando verificamos a presença de segmentações não-convencionais nas produções textuais discentes. O processo de segmentação não-convencional ocorre basicamente de duas maneiras: a hipossegmentação, quando ocorre a ausência do espaço entre as fronteiras das palavras e a hipersegmentação, quando ocorre a presença inadequada, segmentando, assim, a palavra, conforme os exemplos comcerteza* (com certeza) e a gora* (agora), respectivamente. Esse processo fonológico é frequente na escrita de alunos na fase de alfabetização em que as os alunos tendem a escrever as palavras juntas nas frases, no entanto esse processo pode ser verificado também na escrita de alunos que já passaram pelo processo de alfabetização. Assim, buscamos analisar as ocorrências de segmentação não-convencional encontradas e apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que contribua para a diminuição dessa segmentação. A análise foi quantitativa e qualitativa realizada em duas etapas: antes (pré-instrução) e depois (pós-instrução) de aplicar a proposta de intervenção pedagógica (instrução). A fundamentação teórica dessa pesquisa traz os estudos de Bisol (2011), Cagliari (2002), Callou e Leite (2015), Hora e Matzenauer (2017), Roberto (2015), que trazem conhecimentos pertinentes para a pesquisa como fonologia métrica-prosódica, dentre outros. São apresentadas também algumas pesquisas já realizadas sobre o assunto (Brandão, 2015; Nunes 2016; Santos, 2016 e Tenani, 2011). Os nossos resultados mostraram que, após a proposta de intervenção, as ocorrências de segmentação não-convencional nos textos dos alunos participantes da pesquisa diminuíram de forma significativa nas duas variáveis (hipossegmentação e hipersegmetação). Observamos também que atividades lúdicas como os jogos trabalhados despertaram um maior interesse e interação por parte dos alunos durante as atividades.In this work, we developed a research on non-conventional segmentation in the writing of elementary school students. The research was carried out in a public school in Paraíba, located in the center of the city of Taperoá, with seventh year students. Our interest in this theme arose when we verified the presence of non-conventional segmentations in student textual productions. The unconventional segmentation process basically occurs in two ways: hyposegmentation, when there is an absence of space between the word boundaries, and hypersegmentation, when there is an inadequate presence, thus segmenting the word, according to the examples with certainty * ( for sure) and now * (now), respectively. This phonological process is frequent in the writing of students in the literacy phase in which students tend to write the words together in sentences, however this process can also be seen in the writing of students who have already gone through the literacy process. Thus, we seek to analyze the occurrences found and present a proposal for pedagogical intervention that contributes to reducing this segmentation. The analysis was quantitative and qualitative performed in two stages: before (pre-instruction) and after (post-instruction) to apply the pedagogical intervention proposal (instruction). The theoretical foundation of this research brings the studies of Bisol (2011), Cagliari (2002), Callou and Leite (2015), Hora and Matzenauer (2017), Roberto (2015), which bring pertinent knowledge to the research as metric-prosodic phonology , among others. Some research already carried out on the subject is also presented (Nunes 2016; Brandão, 2015; Santos, 2016 and Tenani, 2011). Our results show that, after the intervention proposal, the occurrences of non-conventional segmentation in the texts of the students participating in the research decreased significantly in both variables (hyposegmentation and hypersegmentation). We also observed that recreational activities such as worked games arouse greater interest and interaction on the part of students during activities.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASSilva Júnior, Leônidas José daMelo , Jucineide Vilar de2021-05-11T12:58:37Z2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMelo , Jucineide Vilar de. A segmentação não-convencional em textos de alunos do 7° ano do ensino fundamental. 2020. [88 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3700porMELO, Jucineide Vilar de. A segmentação não-convencional em textos de alunos do 7° ano do ensino fundamental. 2020. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-05-12T04:39:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-05-12T04:39:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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Neste trabalho, desenvolvemos uma pesquisa sobre a segmentação não-convencional na escrita de alunos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da Paraíba, localizada no centro da cidade de Taperoá, com alunos do sétimo ano. O nosso interesse por essa temática surgiu quando verificamos a presença de segmentações não-convencionais nas produções textuais discentes. O processo de segmentação não-convencional ocorre basicamente de duas maneiras: a hipossegmentação, quando ocorre a ausência do espaço entre as fronteiras das palavras e a hipersegmentação, quando ocorre a presença inadequada, segmentando, assim, a palavra, conforme os exemplos comcerteza* (com certeza) e a gora* (agora), respectivamente. Esse processo fonológico é frequente na escrita de alunos na fase de alfabetização em que as os alunos tendem a escrever as palavras juntas nas frases, no entanto esse processo pode ser verificado também na escrita de alunos que já passaram pelo processo de alfabetização. Assim, buscamos analisar as ocorrências de segmentação não-convencional encontradas e apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que contribua para a diminuição dessa segmentação. A análise foi quantitativa e qualitativa realizada em duas etapas: antes (pré-instrução) e depois (pós-instrução) de aplicar a proposta de intervenção pedagógica (instrução). A fundamentação teórica dessa pesquisa traz os estudos de Bisol (2011), Cagliari (2002), Callou e Leite (2015), Hora e Matzenauer (2017), Roberto (2015), que trazem conhecimentos pertinentes para a pesquisa como fonologia métrica-prosódica, dentre outros. São apresentadas também algumas pesquisas já realizadas sobre o assunto (Brandão, 2015; Nunes 2016; Santos, 2016 e Tenani, 2011). Os nossos resultados mostraram que, após a proposta de intervenção, as ocorrências de segmentação não-convencional nos textos dos alunos participantes da pesquisa diminuíram de forma significativa nas duas variáveis (hipossegmentação e hipersegmetação). Observamos também que atividades lúdicas como os jogos trabalhados despertaram um maior interesse e interação por parte dos alunos durante as atividades. |
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