O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3717 |
Resumo: | Este trabalho postula como objetivo geral apresentar uma sequência didática nos moldes de Lopes-Rossi (2011), envolvendo o gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos. A referida sequência é voltada para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Araçagi/PB. Nessa perspectiva, a base teórica principal para nossa proposta utiliza as teorias e pesquisas de Kleiman (2010), Rojo (2013), Street (1984; 2007), no tocante aos aspectos dos letramentos e multiletramentos, Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) na fundamentação do gênero, Dioníso (2006), Kress & Van Leeuwen (2006) acerca da multimodalidade, bem como, Ramos (2017) e Rama; Vergueiro (2009), sobre o gênero tiras, em consonância com os documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018). Para tal, desenvolveremos uma sequência didática, tomando como parâmetro as concepções de Lopes-Rossi (2011). Considerando o cenário contemporâneo marcado pela multimodalidade dos textos e pelas diferentes linguagens, justifica-se o trabalho com tiras, pois as mesmas, além de se constituírem em valiosas ferramentas educacionais atrativas aos alunos, são ricas em recursos que possibilitam diferentes leituras na promoção dos multiletramentos. Sendo assim, almejamos que o trabalho com leitura/escrita através das tiras, viabilize a nossa proposta promovendo a formação crítica cidadã dos sujeitos envolvidos num cenário hipermoderno. |
id |
UEPB_68dde4fc9d3d99c62e72e04ed5ece732 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3717 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental IIEnsinoLíngua PortuguesaMultiletramentosTirasLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho postula como objetivo geral apresentar uma sequência didática nos moldes de Lopes-Rossi (2011), envolvendo o gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos. A referida sequência é voltada para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Araçagi/PB. Nessa perspectiva, a base teórica principal para nossa proposta utiliza as teorias e pesquisas de Kleiman (2010), Rojo (2013), Street (1984; 2007), no tocante aos aspectos dos letramentos e multiletramentos, Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) na fundamentação do gênero, Dioníso (2006), Kress & Van Leeuwen (2006) acerca da multimodalidade, bem como, Ramos (2017) e Rama; Vergueiro (2009), sobre o gênero tiras, em consonância com os documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018). Para tal, desenvolveremos uma sequência didática, tomando como parâmetro as concepções de Lopes-Rossi (2011). Considerando o cenário contemporâneo marcado pela multimodalidade dos textos e pelas diferentes linguagens, justifica-se o trabalho com tiras, pois as mesmas, além de se constituírem em valiosas ferramentas educacionais atrativas aos alunos, são ricas em recursos que possibilitam diferentes leituras na promoção dos multiletramentos. Sendo assim, almejamos que o trabalho com leitura/escrita através das tiras, viabilize a nossa proposta promovendo a formação crítica cidadã dos sujeitos envolvidos num cenário hipermoderno.This work postulates as general objective to present a didactic sequence based on the research of Lopes-Rossi (2011), involving the multimodal genre strips from the perspective of multiliteracies. This sequence is aimed at 9th grade classes of elementary school at a municipal public school in the city of Araçagi / PB. In this perspective the main theoretical basis for our proposal uses the theories and researches of Kleiman (2010), Rojo (2013), Street (1984; 2007), on the aspects of literacies and multiliteracies, Bakhtin (1997) and Marcuschi (2008) in the rationale of the genre, Dioníso (2006), Kress & Van Leeuwen (2006) about multimodality, as well as Ramos (2017) and Rama; Vergueiro (2009), about the genre strips, in consonance with the official documents PCN (1998) and BNCC (2018). To this, we will develop a didactic sequence, taking Lopes-Rossi's (2011) conceptions as a parameter. Considering the contemporary scenario marked by the multimodality of the texts and the different languages, working with strips is justified, as they, in addition to being valuable educational tools attractive to students, are rich in resources that allow different readings in the promotion of multiliteracies. Therefore, we hope that the work with reading / writing through the strips, makes our proposal viable promoting the critical formation of the subjects involved in a hypermodern scenario.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASMartins, Iara Ferreira de MeloAngelo , Monique Viana de Oliveira2021-05-12T14:23:10Z2021-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAngelo , Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. [145 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3717porANGELO, Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-07-19T14:13:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-07-19T14:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II |
title |
O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II |
spellingShingle |
O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II Angelo , Monique Viana de Oliveira Ensino Língua Portuguesa Multiletramentos Tiras LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II |
title_full |
O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II |
title_fullStr |
O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II |
title_full_unstemmed |
O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II |
title_sort |
O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II |
author |
Angelo , Monique Viana de Oliveira |
author_facet |
Angelo , Monique Viana de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Iara Ferreira de Melo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angelo , Monique Viana de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Língua Portuguesa Multiletramentos Tiras LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Ensino Língua Portuguesa Multiletramentos Tiras LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Este trabalho postula como objetivo geral apresentar uma sequência didática nos moldes de Lopes-Rossi (2011), envolvendo o gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos. A referida sequência é voltada para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Araçagi/PB. Nessa perspectiva, a base teórica principal para nossa proposta utiliza as teorias e pesquisas de Kleiman (2010), Rojo (2013), Street (1984; 2007), no tocante aos aspectos dos letramentos e multiletramentos, Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) na fundamentação do gênero, Dioníso (2006), Kress & Van Leeuwen (2006) acerca da multimodalidade, bem como, Ramos (2017) e Rama; Vergueiro (2009), sobre o gênero tiras, em consonância com os documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018). Para tal, desenvolveremos uma sequência didática, tomando como parâmetro as concepções de Lopes-Rossi (2011). Considerando o cenário contemporâneo marcado pela multimodalidade dos textos e pelas diferentes linguagens, justifica-se o trabalho com tiras, pois as mesmas, além de se constituírem em valiosas ferramentas educacionais atrativas aos alunos, são ricas em recursos que possibilitam diferentes leituras na promoção dos multiletramentos. Sendo assim, almejamos que o trabalho com leitura/escrita através das tiras, viabilize a nossa proposta promovendo a formação crítica cidadã dos sujeitos envolvidos num cenário hipermoderno. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-12T14:23:10Z 2021-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Angelo , Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. [145 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2021. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3717 |
identifier_str_mv |
Angelo , Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. [145 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2021. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ANGELO, Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Humanidades - CH Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1813709223592198144 |