O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo , Monique Viana de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3717
Resumo: Este trabalho postula como objetivo geral apresentar uma sequência didática nos moldes de Lopes-Rossi (2011), envolvendo o gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos. A referida sequência é voltada para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Araçagi/PB. Nessa perspectiva, a base teórica principal para nossa proposta utiliza as teorias e pesquisas de Kleiman (2010), Rojo (2013), Street (1984; 2007), no tocante aos aspectos dos letramentos e multiletramentos, Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) na fundamentação do gênero, Dioníso (2006), Kress & Van Leeuwen (2006) acerca da multimodalidade, bem como, Ramos (2017) e Rama; Vergueiro (2009), sobre o gênero tiras, em consonância com os documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018). Para tal, desenvolveremos uma sequência didática, tomando como parâmetro as concepções de Lopes-Rossi (2011). Considerando o cenário contemporâneo marcado pela multimodalidade dos textos e pelas diferentes linguagens, justifica-se o trabalho com tiras, pois as mesmas, além de se constituírem em valiosas ferramentas educacionais atrativas aos alunos, são ricas em recursos que possibilitam diferentes leituras na promoção dos multiletramentos. Sendo assim, almejamos que o trabalho com leitura/escrita através das tiras, viabilize a nossa proposta promovendo a formação crítica cidadã dos sujeitos envolvidos num cenário hipermoderno.
id UEPB_68dde4fc9d3d99c62e72e04ed5ece732
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3717
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental IIEnsinoLíngua PortuguesaMultiletramentosTirasLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEste trabalho postula como objetivo geral apresentar uma sequência didática nos moldes de Lopes-Rossi (2011), envolvendo o gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos. A referida sequência é voltada para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Araçagi/PB. Nessa perspectiva, a base teórica principal para nossa proposta utiliza as teorias e pesquisas de Kleiman (2010), Rojo (2013), Street (1984; 2007), no tocante aos aspectos dos letramentos e multiletramentos, Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) na fundamentação do gênero, Dioníso (2006), Kress & Van Leeuwen (2006) acerca da multimodalidade, bem como, Ramos (2017) e Rama; Vergueiro (2009), sobre o gênero tiras, em consonância com os documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018). Para tal, desenvolveremos uma sequência didática, tomando como parâmetro as concepções de Lopes-Rossi (2011). Considerando o cenário contemporâneo marcado pela multimodalidade dos textos e pelas diferentes linguagens, justifica-se o trabalho com tiras, pois as mesmas, além de se constituírem em valiosas ferramentas educacionais atrativas aos alunos, são ricas em recursos que possibilitam diferentes leituras na promoção dos multiletramentos. Sendo assim, almejamos que o trabalho com leitura/escrita através das tiras, viabilize a nossa proposta promovendo a formação crítica cidadã dos sujeitos envolvidos num cenário hipermoderno.This work postulates as general objective to present a didactic sequence based on the research of Lopes-Rossi (2011), involving the multimodal genre strips from the perspective of multiliteracies. This sequence is aimed at 9th grade classes of elementary school at a municipal public school in the city of Araçagi / PB. In this perspective the main theoretical basis for our proposal uses the theories and researches of Kleiman (2010), Rojo (2013), Street (1984; 2007), on the aspects of literacies and multiliteracies, Bakhtin (1997) and Marcuschi (2008) in the rationale of the genre, Dioníso (2006), Kress & Van Leeuwen (2006) about multimodality, as well as Ramos (2017) and Rama; Vergueiro (2009), about the genre strips, in consonance with the official documents PCN (1998) and BNCC (2018). To this, we will develop a didactic sequence, taking Lopes-Rossi's (2011) conceptions as a parameter. Considering the contemporary scenario marked by the multimodality of the texts and the different languages, working with strips is justified, as they, in addition to being valuable educational tools attractive to students, are rich in resources that allow different readings in the promotion of multiliteracies. Therefore, we hope that the work with reading / writing through the strips, makes our proposal viable promoting the critical formation of the subjects involved in a hypermodern scenario.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASMartins, Iara Ferreira de MeloAngelo , Monique Viana de Oliveira2021-05-12T14:23:10Z2021-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAngelo , Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. [145 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2021.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3717porANGELO, Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-07-19T14:13:24Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-07-19T14:13:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II
title O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II
spellingShingle O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II
Angelo , Monique Viana de Oliveira
Ensino
Língua Portuguesa
Multiletramentos
Tiras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II
title_full O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II
title_fullStr O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II
title_full_unstemmed O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II
title_sort O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II
author Angelo , Monique Viana de Oliveira
author_facet Angelo , Monique Viana de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Iara Ferreira de Melo
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo , Monique Viana de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Língua Portuguesa
Multiletramentos
Tiras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Ensino
Língua Portuguesa
Multiletramentos
Tiras
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Este trabalho postula como objetivo geral apresentar uma sequência didática nos moldes de Lopes-Rossi (2011), envolvendo o gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos. A referida sequência é voltada para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Araçagi/PB. Nessa perspectiva, a base teórica principal para nossa proposta utiliza as teorias e pesquisas de Kleiman (2010), Rojo (2013), Street (1984; 2007), no tocante aos aspectos dos letramentos e multiletramentos, Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) na fundamentação do gênero, Dioníso (2006), Kress & Van Leeuwen (2006) acerca da multimodalidade, bem como, Ramos (2017) e Rama; Vergueiro (2009), sobre o gênero tiras, em consonância com os documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018). Para tal, desenvolveremos uma sequência didática, tomando como parâmetro as concepções de Lopes-Rossi (2011). Considerando o cenário contemporâneo marcado pela multimodalidade dos textos e pelas diferentes linguagens, justifica-se o trabalho com tiras, pois as mesmas, além de se constituírem em valiosas ferramentas educacionais atrativas aos alunos, são ricas em recursos que possibilitam diferentes leituras na promoção dos multiletramentos. Sendo assim, almejamos que o trabalho com leitura/escrita através das tiras, viabilize a nossa proposta promovendo a formação crítica cidadã dos sujeitos envolvidos num cenário hipermoderno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-12T14:23:10Z
2021-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Angelo , Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. [145 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2021.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3717
identifier_str_mv Angelo , Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. [145 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2021.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ANGELO, Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Humanidades - CH
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709223592198144