O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jaene Guimarães
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1841
Resumo: Nossa pesquisa busca minimizar um problema com relação à divulgação e à acessibilidade de materiais históricos potencialmente significativos no ensino de ciências, auxiliando professores interessados em realizar trabalhos em sala de aula e ao mesmo tempo discutir o papel da experimentação na física e a natureza da ciência com o uso de um episódio histórico. Escolhemos como episódio histórico o experimento de Henry Cavendish (1731-1810), que permite associar discussões sobre as tentativas de obter a densidade da Terra durante o século XVIII, o papel de destaque dos experimentos neste século e a lei da gravitação universal de Newton, entre outros. O episódio histórico será aprofundado considerando três perspectivas: a histórica, explorando o contexto em que o experimento foi desenvolvido, seus pressupostos, a descrição detalhada e os resultados obtidos; a epistemológica, discutindo o papel da experimentação no século XVIII e a conceitual, que versará sobre os conteúdos de movimento oscilatório, pêndulos, força restauradora, momento de inércia, segunda lei de Newton na forma angular, gravitação e torque. Nossa proposta consiste em usar um blogue como fonte de divulgação da pesquisa histórica, ferramenta que nos possibilitará uma ampla discussão com os interessados no assunto, auxiliando-os no uso do episódio em sala de aula. Propomos um material histórico interativo, onde os professores assim como seus alunos possam tirar dúvidas e comentar ao mesmo tempo online, facilitando o acesso e a aprendizagem.
id UEPB_71522e932d03e6c07ae398e6267349f0
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1841
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de CavendishBlogueHenry CavendishHistória da Ciência e EnsinoBlogHenry CavendishHistory of Science and EducationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRANossa pesquisa busca minimizar um problema com relação à divulgação e à acessibilidade de materiais históricos potencialmente significativos no ensino de ciências, auxiliando professores interessados em realizar trabalhos em sala de aula e ao mesmo tempo discutir o papel da experimentação na física e a natureza da ciência com o uso de um episódio histórico. Escolhemos como episódio histórico o experimento de Henry Cavendish (1731-1810), que permite associar discussões sobre as tentativas de obter a densidade da Terra durante o século XVIII, o papel de destaque dos experimentos neste século e a lei da gravitação universal de Newton, entre outros. O episódio histórico será aprofundado considerando três perspectivas: a histórica, explorando o contexto em que o experimento foi desenvolvido, seus pressupostos, a descrição detalhada e os resultados obtidos; a epistemológica, discutindo o papel da experimentação no século XVIII e a conceitual, que versará sobre os conteúdos de movimento oscilatório, pêndulos, força restauradora, momento de inércia, segunda lei de Newton na forma angular, gravitação e torque. Nossa proposta consiste em usar um blogue como fonte de divulgação da pesquisa histórica, ferramenta que nos possibilitará uma ampla discussão com os interessados no assunto, auxiliando-os no uso do episódio em sala de aula. Propomos um material histórico interativo, onde os professores assim como seus alunos possam tirar dúvidas e comentar ao mesmo tempo online, facilitando o acesso e a aprendizagem.This research intends to address a lack of historical studies which can be useful to science teaching. We propose posting a historical episode on a blog to reach teachers who want to use history and philosophy in their classes. We chose the Henry Cavendish experiment about the density of the Earth as the historical episode and the methodology adopted was to divide the research into three distinct steps. First, we performed the historical and epistemological study about the episode. We looked for the primary and secondary sources which helped us to understand the experiment and the hypotheses already done proposed on about the value of the Earth s density and how it was related to the gravitational law proposed by Isaac Newton. Then, we considered how this episode can make explicit some aspects of the nature of science, such as the role of the experiment in the construction of a theory and the controversies about the value of the density during the 18th century. We also explored the physics concepts related to the Cavendish experiment such as the torsion pendulum, torque and moment of inertia. The second goal was to investigate why and how blogs are employed in science teaching and in the history of science. This investigation helped us define the necessary elements in our blog to interact with teachers and students and, at the same time, to propose a historical material based on specialized studies. The third step consisted of preparing the text and complementary activities to post on the blog and to complement the blog with pictures, drawings, sound files, original sources, etc. (http://lordecavendish.blogspot.com.br/). Because the nature of the blog is dynamic and in progress, this research is partly finished and will depend on the answers and suggestions posted in the future by the followers to know if it has achieved its purpose. The construction of the blog is only the first part of a bigger project that intends to inform science teachers of the history of science by an in-depth study and presentation of historical material.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaSilva, Ana Paula Bispo daCPF:09566731809SILVA, Ana Paula Bispo daVentura, Paulo Cézar SantosCPF:92791662472http://lattes.cnpq.br/5852419413412773Silveira, Alessandro Frederico daCPF:17624142600http://lattes.cnpq.br/3694934576040433Pereira, Jaene Guimarães2015-09-25T12:20:32Z2013-02-182012-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Jaene Guimarães. O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1841porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-27T12:17:54Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1841Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-27T12:17:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish
title O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish
spellingShingle O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish
Pereira, Jaene Guimarães
Blogue
Henry Cavendish
História da Ciência e Ensino
Blog
Henry Cavendish
History of Science and Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
title_short O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish
title_full O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish
title_fullStr O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish
title_full_unstemmed O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish
title_sort O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish
author Pereira, Jaene Guimarães
author_facet Pereira, Jaene Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Paula Bispo da
CPF:09566731809
SILVA, Ana Paula Bispo da
Ventura, Paulo Cézar Santos
CPF:92791662472
http://lattes.cnpq.br/5852419413412773
Silveira, Alessandro Frederico da
CPF:17624142600
http://lattes.cnpq.br/3694934576040433
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jaene Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Blogue
Henry Cavendish
História da Ciência e Ensino
Blog
Henry Cavendish
History of Science and Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
topic Blogue
Henry Cavendish
História da Ciência e Ensino
Blog
Henry Cavendish
History of Science and Education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
description Nossa pesquisa busca minimizar um problema com relação à divulgação e à acessibilidade de materiais históricos potencialmente significativos no ensino de ciências, auxiliando professores interessados em realizar trabalhos em sala de aula e ao mesmo tempo discutir o papel da experimentação na física e a natureza da ciência com o uso de um episódio histórico. Escolhemos como episódio histórico o experimento de Henry Cavendish (1731-1810), que permite associar discussões sobre as tentativas de obter a densidade da Terra durante o século XVIII, o papel de destaque dos experimentos neste século e a lei da gravitação universal de Newton, entre outros. O episódio histórico será aprofundado considerando três perspectivas: a histórica, explorando o contexto em que o experimento foi desenvolvido, seus pressupostos, a descrição detalhada e os resultados obtidos; a epistemológica, discutindo o papel da experimentação no século XVIII e a conceitual, que versará sobre os conteúdos de movimento oscilatório, pêndulos, força restauradora, momento de inércia, segunda lei de Newton na forma angular, gravitação e torque. Nossa proposta consiste em usar um blogue como fonte de divulgação da pesquisa histórica, ferramenta que nos possibilitará uma ampla discussão com os interessados no assunto, auxiliando-os no uso do episódio em sala de aula. Propomos um material histórico interativo, onde os professores assim como seus alunos possam tirar dúvidas e comentar ao mesmo tempo online, facilitando o acesso e a aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-17
2013-02-18
2015-09-25T12:20:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Jaene Guimarães. O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1841
identifier_str_mv PEREIRA, Jaene Guimarães. O blogue como ferramenta de divulgação da história da ciência: o experimento de Cavendish. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709209510871040