As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Cláudio Rejane da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1971
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a relação entre a abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Teoria da Aprendizagem Significativa, através de uma intervenção enfatizando o conteúdo sobre energia em uma escola pública estadual de nível médio na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa, centrando na perspectiva da pesquisa pedagógica, atentando para os instrumentos de coleta o questionário, a entrevista e o diário de campo. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância dos mapas conceituais como uma ferramenta potencial facilitadora da ocorrência da Aprendizagem Significativa e como instrumento de avaliação. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeitos do conteúdo sobre energia, conservação e transformação, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica. Acreditamos que a pesquisa desenvolvida vem contribuir com o debate sobre a abordagem das TICs e do pensar sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa. O mergulho nesta temática e os resultados desta intervenção possibilitaram a construção de um manual guia como produto que atenda as finalidades do Mestrado Profissional, com o intuito de compartilharmos os debates levantados e os resultados desta pesquisa com os colegas professores das escolas da rede estadual. Além disso, as discussões geradas neste trabalho de dissertação poderão se constituir em referência para nortear orientações sobre as TICs no ensino, a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Construção de Mapas Conceituais em cursos, oficinas e seminários para os professores do nível básico nas escolas da região.
id UEPB_7353663fe283e194279a0fff833319cc
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1971
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de FísicaEnsino de FísicaNovas tecnologias na educaçãoAprendizagemPhysics TeachingNew technologies in educationLearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a relação entre a abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Teoria da Aprendizagem Significativa, através de uma intervenção enfatizando o conteúdo sobre energia em uma escola pública estadual de nível médio na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa, centrando na perspectiva da pesquisa pedagógica, atentando para os instrumentos de coleta o questionário, a entrevista e o diário de campo. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância dos mapas conceituais como uma ferramenta potencial facilitadora da ocorrência da Aprendizagem Significativa e como instrumento de avaliação. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeitos do conteúdo sobre energia, conservação e transformação, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica. Acreditamos que a pesquisa desenvolvida vem contribuir com o debate sobre a abordagem das TICs e do pensar sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa. O mergulho nesta temática e os resultados desta intervenção possibilitaram a construção de um manual guia como produto que atenda as finalidades do Mestrado Profissional, com o intuito de compartilharmos os debates levantados e os resultados desta pesquisa com os colegas professores das escolas da rede estadual. Além disso, as discussões geradas neste trabalho de dissertação poderão se constituir em referência para nortear orientações sobre as TICs no ensino, a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Construção de Mapas Conceituais em cursos, oficinas e seminários para os professores do nível básico nas escolas da região.This research aims to investigate and analyze the relationship between the context of Information and Communication Technologies (ICTs) and the Meaningful Learning Theory through an intervention focusing on the energy content in a public high school in the town of Juazeiro do Norte/CE. Utility we will approach qualitative research, perspective center on the pedagogical research, attention for the instruments to collect data the questionnaire, interviews, and diary, we reveal the results of qualitative data analysis, and the interpretations drawn the light of the arguments of Meaningful Learning Theory. It was possible to realize the resources importance of conceptual maps as a potential tool in facilitating the occurrence of Meaningful Learning and as an evaluation tool. This analysis helped to understand that the utterances of the students based on the content on energy conservation and transformation, aided by the resources of technology, proved to be subjective conceptions incorporated into their cognitive structure, emerging and persisting in a language of common sense that reluctantly takes precedence over the context of scientific language. The research undertaken contributes to the debate on the approach to ICT and thinking about the Meaningful Learning Theory. The plunge in this topic and the results of this intervention enabled the construction of a manual guide, a product that meets the goals of the Professional Master, in order to share the discussions and outcome of this research posed with fellow teachers from schools in the state. Moreover, the discussions generated in this dissertation work may constitute a reference guide for guidance on ICTs in education, Meaningful Learning Theory and the Construction of Concept Maps in courses, workshops and seminars for teachers at basic schools in the region.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaGermano, Marcelo GomesCPF:36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva CordeiroCPF:83996303491http://lattes.cnpq.br/6428823615325023Martins, André Ferrer PintoCPF:14391819856http://lattes.cnpq.br/2557880242678680Dantas, Cláudio Rejane da Silva2015-09-25T12:22:00Z2014-05-282011-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANTAS, Cláudio Rejane da Silva. As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física. 2011. 144 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1971porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-03-21T17:41:18Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-03-21T17:41:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física
title As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física
spellingShingle As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física
Dantas, Cláudio Rejane da Silva
Ensino de Física
Novas tecnologias na educação
Aprendizagem
Physics Teaching
New technologies in education
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física
title_full As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física
title_fullStr As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física
title_full_unstemmed As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física
title_sort As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física
author Dantas, Cláudio Rejane da Silva
author_facet Dantas, Cláudio Rejane da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Germano, Marcelo Gomes
CPF:36867926487
http://lattes.cnpq.br/0279191804042650
Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
CPF:83996303491
http://lattes.cnpq.br/6428823615325023
Martins, André Ferrer Pinto
CPF:14391819856
http://lattes.cnpq.br/2557880242678680
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Cláudio Rejane da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Novas tecnologias na educação
Aprendizagem
Physics Teaching
New technologies in education
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de Física
Novas tecnologias na educação
Aprendizagem
Physics Teaching
New technologies in education
Learning
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a relação entre a abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Teoria da Aprendizagem Significativa, através de uma intervenção enfatizando o conteúdo sobre energia em uma escola pública estadual de nível médio na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa, centrando na perspectiva da pesquisa pedagógica, atentando para os instrumentos de coleta o questionário, a entrevista e o diário de campo. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância dos mapas conceituais como uma ferramenta potencial facilitadora da ocorrência da Aprendizagem Significativa e como instrumento de avaliação. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeitos do conteúdo sobre energia, conservação e transformação, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica. Acreditamos que a pesquisa desenvolvida vem contribuir com o debate sobre a abordagem das TICs e do pensar sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa. O mergulho nesta temática e os resultados desta intervenção possibilitaram a construção de um manual guia como produto que atenda as finalidades do Mestrado Profissional, com o intuito de compartilharmos os debates levantados e os resultados desta pesquisa com os colegas professores das escolas da rede estadual. Além disso, as discussões geradas neste trabalho de dissertação poderão se constituir em referência para nortear orientações sobre as TICs no ensino, a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Construção de Mapas Conceituais em cursos, oficinas e seminários para os professores do nível básico nas escolas da região.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-08
2014-05-28
2015-09-25T12:22:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DANTAS, Cláudio Rejane da Silva. As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física. 2011. 144 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1971
identifier_str_mv DANTAS, Cláudio Rejane da Silva. As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física. 2011. 144 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813173370552320