As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1775 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a relação entre a abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Teoria da Aprendizagem Significativa, através de uma intervenção enfatizando o conteúdo sobre energia em uma escola pública estadual de nível médio na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa, centrando na perspectiva da pesquisa pedagógica, atentando para os instrumentos de coleta o questionário, a entrevista e o diário de campo. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância dos mapas conceituais como uma ferramenta potencial facilitadora da ocorrência da Aprendizagem Significativa e como instrumento de avaliação. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeitos do conteúdo sobre energia, conservação e transformação, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica. Acreditamos que a pesquisa desenvolvida vem contribuir com o debate sobre a abordagem das TICs e do pensar sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa. O mergulho nesta temática e os resultados desta intervenção possibilitaram a construção de um manual guia como produto que atenda as finalidades do Mestrado Profissional, com o intuito de compartilharmos os debates levantados e os resultados desta pesquisa com os colegas professores das escolas da rede estadual. Além disso, as discussões geradas neste trabalho de dissertação poderão se constituir em referência para nortear orientações sobre as TICs no ensino, a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Construção de Mapas Conceituais em cursos, oficinas e seminários para os professores do nível básico nas escolas da região. |
id |
UEPB_c90cbba6fec67fa98db6079b13d7cd8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1775 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de FísicaEnsino de FísicaNovas tecnologias na educaçãoAprendizagemPhysics TeachingNew technologies in educationLearningCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEsta pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a relação entre a abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Teoria da Aprendizagem Significativa, através de uma intervenção enfatizando o conteúdo sobre energia em uma escola pública estadual de nível médio na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa, centrando na perspectiva da pesquisa pedagógica, atentando para os instrumentos de coleta o questionário, a entrevista e o diário de campo. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância dos mapas conceituais como uma ferramenta potencial facilitadora da ocorrência da Aprendizagem Significativa e como instrumento de avaliação. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeitos do conteúdo sobre energia, conservação e transformação, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica. Acreditamos que a pesquisa desenvolvida vem contribuir com o debate sobre a abordagem das TICs e do pensar sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa. O mergulho nesta temática e os resultados desta intervenção possibilitaram a construção de um manual guia como produto que atenda as finalidades do Mestrado Profissional, com o intuito de compartilharmos os debates levantados e os resultados desta pesquisa com os colegas professores das escolas da rede estadual. Além disso, as discussões geradas neste trabalho de dissertação poderão se constituir em referência para nortear orientações sobre as TICs no ensino, a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Construção de Mapas Conceituais em cursos, oficinas e seminários para os professores do nível básico nas escolas da região.This research aims to investigate and analyze the relationship between the context of Information and Communication Technologies (ICTs) and the Meaningful Learning Theory through an intervention focusing on the energy content in a public high school in the town of Juazeiro do Norte/CE. Utility we will approach qualitative research, perspective center on the pedagogical research, attention for the instruments to collect data the questionnaire, interviews, and diary, we reveal the results of qualitative data analysis, and the interpretations drawn the light of the arguments of Meaningful Learning Theory. It was possible to realize the resources importance of conceptual maps as a potential tool in facilitating the occurrence of Meaningful Learning and as an evaluation tool. This analysis helped to understand that the utterances of the students based on the content on energy conservation and transformation, aided by the resources of technology, proved to be subjective conceptions incorporated into their cognitive structure, emerging and persisting in a language of common sense that reluctantly takes precedence over the context of scientific language. The research undertaken contributes to the debate on the approach to ICT and thinking about the Meaningful Learning Theory. The plunge in this topic and the results of this intervention enabled the construction of a manual guide, a product that meets the goals of the Professional Master, in order to share the discussions and outcome of this research posed with fellow teachers from schools in the state. Moreover, the discussions generated in this dissertation work may constitute a reference guide for guidance on ICTs in education, Meaningful Learning Theory and the Construction of Concept Maps in courses, workshops and seminars for teachers at basic schools in the region.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaGermano, Marcelo GomesCPF:36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva CordeiroCPF:83996303491http://lattes.cnpq.br/6428823615325023Martins, André Ferrer PintoCPF:14391819856http://lattes.cnpq.br/2557880242678680Dantas, Cláudio Rejane da Silva2015-09-25T12:19:37Z2012-09-102011-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDANTAS, Cláudio Rejane da Silva. As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T19:03:23Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1775Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T19:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física |
title |
As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física |
spellingShingle |
As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física Dantas, Cláudio Rejane da Silva Ensino de Física Novas tecnologias na educação Aprendizagem Physics Teaching New technologies in education Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física |
title_full |
As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física |
title_fullStr |
As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física |
title_full_unstemmed |
As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física |
title_sort |
As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física |
author |
Dantas, Cláudio Rejane da Silva |
author_facet |
Dantas, Cláudio Rejane da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Germano, Marcelo Gomes CPF:36867926487 http://lattes.cnpq.br/0279191804042650 Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro CPF:83996303491 http://lattes.cnpq.br/6428823615325023 Martins, André Ferrer Pinto CPF:14391819856 http://lattes.cnpq.br/2557880242678680 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Cláudio Rejane da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Novas tecnologias na educação Aprendizagem Physics Teaching New technologies in education Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Ensino de Física Novas tecnologias na educação Aprendizagem Physics Teaching New technologies in education Learning CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a relação entre a abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Teoria da Aprendizagem Significativa, através de uma intervenção enfatizando o conteúdo sobre energia em uma escola pública estadual de nível médio na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Utilizamos a abordagem da pesquisa qualitativa, centrando na perspectiva da pesquisa pedagógica, atentando para os instrumentos de coleta o questionário, a entrevista e o diário de campo. As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível perceber nesta pesquisa a importância dos mapas conceituais como uma ferramenta potencial facilitadora da ocorrência da Aprendizagem Significativa e como instrumento de avaliação. A análise permitiu compreender também que as enunciações dos estudantes a respeitos do conteúdo sobre energia, conservação e transformação, auxiliadas pelos recursos da tecnologia, revelaram ser concepções subjetivas incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica. Acreditamos que a pesquisa desenvolvida vem contribuir com o debate sobre a abordagem das TICs e do pensar sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa. O mergulho nesta temática e os resultados desta intervenção possibilitaram a construção de um manual guia como produto que atenda as finalidades do Mestrado Profissional, com o intuito de compartilharmos os debates levantados e os resultados desta pesquisa com os colegas professores das escolas da rede estadual. Além disso, as discussões geradas neste trabalho de dissertação poderão se constituir em referência para nortear orientações sobre as TICs no ensino, a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Construção de Mapas Conceituais em cursos, oficinas e seminários para os professores do nível básico nas escolas da região. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-08 2012-09-10 2015-09-25T12:19:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DANTAS, Cláudio Rejane da Silva. As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1775 |
identifier_str_mv |
DANTAS, Cláudio Rejane da Silva. As TICs e a Teoria da Aprendizagem Significativa: uma proposta de intervenção no Ensino de Física. 2011. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813172001112064 |