Investigação da compreensão de conceitos de cinemática por estudantes a partir da resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Véras, Mayra Lindslay Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3573
Resumo: A pesquisa se fundamenta na teoria dos campos conceituais de Vergnaud que tem como base principal a conceitualização e o conceito de invariantes operatórios. Tem como objetivo investigar as estratégias que os estudantes ingressantes no curso de Licenciatura em Física utilizam na resolução de problemas em física que envolve os conceitos da cinemática, com o intuito de compreender como (ou se) essas estratégias podem contribuir para o entendimento de conceitos físicos. Na tentativa de alcançar o objetivo da pesquisa, foram elencados três objetivos específicos: analisar como os livros didáticos podem influenciar estudantes no entendimento e uso da matemática para “construir” um conceito físico; conhecer a compreensão de estudantes sobre os conceitos básicos de cinemática e categorizar os padrões de respostas; identificar e relacionar possíveis conceitos em ação e teoremas em ação utilizados pelos estudantes na resolução de problemas de cinemática. Devido aos traços que a caracteriza, a pesquisa é classificada como abordagem qualitativa e é dividida em três estudos. O primeiro estudo corresponde a uma análise dos livros didáticos mais utilizados nos cursos de Física de algumas universidades brasileiras para averiguar de que forma o livro didático pode influenciar os estudantes na construção de conceitos físicos. No estudo 2 foi realizada a aplicação de um conjunto de questões que tratavam sobre os conceitos de vetor velocidade e vetor aceleração em situações de movimento unidimensional e bidimensional. Participaram desse estudo 59 estudantes que estavam no 1° ou 2° período do curso de Licenciatura em Física/UEPB. O estudo 3 corresponde a seções de resolução de problemas pelos cinco estudantes participantes, no qual utilizamos a técnica do protocolo verbal para a coleta de dados. Percebemos no estudo 1, que o livro didático pode levar a dificuldades de compreensão dos conceitos. O estudo 2 permitiu reunir informações de como estudantes assimilam o conteúdo ensinado. Essas informações possibilitaram identificar núcleos conceituais que auxiliaram na criação de categorias permitindo determinar o grupo focal para o último estudo. As respostas aos problemas foram analisadas no estudo três e, a partir disso, foram elencados possíveis invariantes operatórios. Em uma perspectiva geral, a compreensão dos conceitos de cinemática pelos estudantes é satisfatória e apresenta invariantes operatórios muito próximos dos conceitos científicos.
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Na tentativa de alcançar o objetivo da pesquisa, foram elencados três objetivos específicos: analisar como os livros didáticos podem influenciar estudantes no entendimento e uso da matemática para “construir” um conceito físico; conhecer a compreensão de estudantes sobre os conceitos básicos de cinemática e categorizar os padrões de respostas; identificar e relacionar possíveis conceitos em ação e teoremas em ação utilizados pelos estudantes na resolução de problemas de cinemática. Devido aos traços que a caracteriza, a pesquisa é classificada como abordagem qualitativa e é dividida em três estudos. O primeiro estudo corresponde a uma análise dos livros didáticos mais utilizados nos cursos de Física de algumas universidades brasileiras para averiguar de que forma o livro didático pode influenciar os estudantes na construção de conceitos físicos. No estudo 2 foi realizada a aplicação de um conjunto de questões que tratavam sobre os conceitos de vetor velocidade e vetor aceleração em situações de movimento unidimensional e bidimensional. Participaram desse estudo 59 estudantes que estavam no 1° ou 2° período do curso de Licenciatura em Física/UEPB. O estudo 3 corresponde a seções de resolução de problemas pelos cinco estudantes participantes, no qual utilizamos a técnica do protocolo verbal para a coleta de dados. Percebemos no estudo 1, que o livro didático pode levar a dificuldades de compreensão dos conceitos. O estudo 2 permitiu reunir informações de como estudantes assimilam o conteúdo ensinado. Essas informações possibilitaram identificar núcleos conceituais que auxiliaram na criação de categorias permitindo determinar o grupo focal para o último estudo. As respostas aos problemas foram analisadas no estudo três e, a partir disso, foram elencados possíveis invariantes operatórios. Em uma perspectiva geral, a compreensão dos conceitos de cinemática pelos estudantes é satisfatória e apresenta invariantes operatórios muito próximos dos conceitos científicos.The research is based on the theory of the conceptual fields of Vergnaud, which is based on the conceptualization and concept of operative invariants. It aims to investigate the strategies that students entering the undergraduate course in physics use in solving problems in physics that involves the concepts of kinematics, in order to understand how (or if) these strategies can Contribute to the understanding of physical concepts. In an attempt to achieve the objective of the research, three specific objectives were listed: to analyze how textbooks can influence students in the understanding and use of mathematics to "construct" a physical concept; Know the comprehension of students about the basic concepts of kinematics and categorize the patterns of answers; Identify and relate possible concepts in action and theorems in action used by students to solve kinematics problems. Due to the traits that characterize it, the research is classified as a qualitative approach and is divided into three studies. The first study corresponds to an analysis of the textbooks most used in the physics courses of some Brazilian universities to ascertain how the textbook can influence students in the construction of physical concepts. In Study 2, a set of questions addressing the concepts of velocity vector and acceleration vector in one-dimensional and two-dimensional motion situations was applied. Participated in this study 59 students who were in the 1st or 2nd period of the undergraduate course in physics/UEPB. Study 3 corresponds to problem solving sections by the five participating students, in which we used the verbal protocol technique for data collection. We perceive in study 1 that the didactic book can lead to difficulties in understanding the concepts. Study 2 allowed gathering information about how students assimilate the content they taught. This information made it possible to identify conceptual nuclei that helped in the creation of categories, allowing the focus group to be determined for the last study. The answers to the problems were analyzed in study three and, from this, possible operatory invariants were listed. In a general perspective, understanding the concepts of kinematics by students is satisfactory and present operative invariants very close to scientific concepts.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAtaide, Ana Raquel Pereira de02197070495http://lattes.cnpq.br/5414171594917501Greca, Ileana María Rosahttp://lattes.cnpq.br/0806261613585896Germano, Marcelo Gomes36867926487http://lattes.cnpq.br/0279191804042650Véras, Mayra Lindslay Vieira2019-11-21T11:23:05Z2019-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVÉRAS, M. L. V. Investigação da compreensão de conceitos de cinemática por estudantes a partir da resolução de problemas. 2019. 131f. 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