Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1904 |
Resumo: | Na presente pesquisa investigamos compreensões de ideias essenciais de funções por alunos e analisamos as contribuições da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática via resolução, proposição e exploração de problemas. Nosso olhar se voltou para a literatura da Álgebra Escolar ao ensino-aprendizagem do conceito de função. Há muitas pesquisas sobre o ensino de funções que revelam a importância deste tema. Tomamos como referências teóricas, o ensino-aprendizagem de funções ao longo do currículo com as representações múltiplas de funções e o desenvolvimento de compreensão essencial de funções por Cooney, Beckmann e Lloyd. Para o trabalho em sala de aula optamos pela resolução, proposição e exploração de problemas, na qual interação e mediação foram elos para formação de conceitos, conforme Vygotsky. A pesquisa foi qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica, de acordo com Lankshear e Knobel, na qual o professor pesquisa sua própria prática em sala de aula. Para o levantamento dos dados usamos notas, descrições, análises de aulas e as produções de alunos. O trabalho de campo foi realizado com uma turma de 1º ano do Ensino Médio em uma escola Pública Estadual de Pernambuco na cidade de Recife. A ação/interação em sala de aula ocorreu com a formação de grupos, propiciando o trabalho de atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal. As descrições e análises das aulas apontam, basicamente, dificuldades conceituais e de conversão entre representações diversas de funções. Os resultados evidenciaram que uma compreensão de ideias essenciais de funções se dá mediante transições entre essas ideias em múltiplas interpretações, características e conexões entre elas. A conclusão final deste trabalho evidenciou que resolução, proposição e exploração de problemas favorecem possibilidades de desenvolver compreensões essenciais de funções e extensões contextuais mais abrangentes na promoção da cidadania. |
id |
UEPB_7402846a82fcab893005cf0e6b2320ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1904 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemasUnderstanding of essential ideas to the learning-teaching of functions via solving, posing and exploration of problemsÁlgebraFunção matemáticaPesquisa pedagógicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANa presente pesquisa investigamos compreensões de ideias essenciais de funções por alunos e analisamos as contribuições da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática via resolução, proposição e exploração de problemas. Nosso olhar se voltou para a literatura da Álgebra Escolar ao ensino-aprendizagem do conceito de função. Há muitas pesquisas sobre o ensino de funções que revelam a importância deste tema. Tomamos como referências teóricas, o ensino-aprendizagem de funções ao longo do currículo com as representações múltiplas de funções e o desenvolvimento de compreensão essencial de funções por Cooney, Beckmann e Lloyd. Para o trabalho em sala de aula optamos pela resolução, proposição e exploração de problemas, na qual interação e mediação foram elos para formação de conceitos, conforme Vygotsky. A pesquisa foi qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica, de acordo com Lankshear e Knobel, na qual o professor pesquisa sua própria prática em sala de aula. Para o levantamento dos dados usamos notas, descrições, análises de aulas e as produções de alunos. O trabalho de campo foi realizado com uma turma de 1º ano do Ensino Médio em uma escola Pública Estadual de Pernambuco na cidade de Recife. A ação/interação em sala de aula ocorreu com a formação de grupos, propiciando o trabalho de atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal. As descrições e análises das aulas apontam, basicamente, dificuldades conceituais e de conversão entre representações diversas de funções. Os resultados evidenciaram que uma compreensão de ideias essenciais de funções se dá mediante transições entre essas ideias em múltiplas interpretações, características e conexões entre elas. A conclusão final deste trabalho evidenciou que resolução, proposição e exploração de problemas favorecem possibilidades de desenvolver compreensões essenciais de funções e extensões contextuais mais abrangentes na promoção da cidadania.In this present research we have investigated understandings of essential ideas of functions by students and we have analyzed the contributions of the methodology for learning-teaching Mathematics via solving, posing and exploration of problems. Our focus has turned to literature from Algebra School to the learning-teaching of the concept of function. There are many researches about teaching of functions that reveal the importance of this theme. We have taken as theoretical references the learningteaching of functions along the curriculum with the multiple representations of functions and the development of essential understanding of functions by Cooney, Beckmann and Lloyd. To work in the classroom we have chosen solving, posing and exploration of problems using interaction and mediation as links to the formation of concepts accordingly to Vygotsky s ideas. The research was qualitative in pedagogical research way according to Lankshear and Knobel, in which the teacher research his own classroom practice. For the survey data we have used notes, descriptions and lessons analysis as well as students productions. Fieldwork was conducted with a group of student from first year High School in the Public School of State of Pernambuco in the Recife city, the action/interaction in the classroom has occurred with the formation of groups, providing work of performance in the Proximal Development Zone. The descriptions and lessons analysis pointed out basically conceptual and conversion difficulties among different representations of functions and the results have showed that an understanding of essential ideas about functions occurs by transitions among these ideas in multiple interpretations, characteristics and connections to one another. The final conclusion of this study has shown that solving, posing and exploration of problems have allowed possibilities of developing essential understanding of functions as well as broader contextual extensions in citizenship promoting.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaAndrade, Silvanio deCPF:43807631534http://lattes.cnpq.br/8695612846450802Lins, Abigail FregniCPF:11478816856LINS, Abigail FregniOnuchic, Lourdes de La RosaCPF:03171280868http://lattes.cnpq.br/8641323605322627Silva, Ledevande Martins da2015-09-25T12:21:15Z2013-08-082013-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Ledevande Martins da. Understanding of essential ideas to the learning-teaching of functions via solving, posing and exploration of problems. 2013. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1904porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T18:33:25Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1904Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T18:33:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas Understanding of essential ideas to the learning-teaching of functions via solving, posing and exploration of problems |
title |
Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas |
spellingShingle |
Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas Silva, Ledevande Martins da Álgebra Função matemática Pesquisa pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas |
title_full |
Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas |
title_fullStr |
Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas |
title_full_unstemmed |
Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas |
title_sort |
Compreensão de ideias essenciais ao ensino-aprendizagem de funções via resolução, proposição e exploração de problemas |
author |
Silva, Ledevande Martins da |
author_facet |
Silva, Ledevande Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Silvanio de CPF:43807631534 http://lattes.cnpq.br/8695612846450802 Lins, Abigail Fregni CPF:11478816856 LINS, Abigail Fregni Onuchic, Lourdes de La Rosa CPF:03171280868 http://lattes.cnpq.br/8641323605322627 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ledevande Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Álgebra Função matemática Pesquisa pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Álgebra Função matemática Pesquisa pedagógica CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Na presente pesquisa investigamos compreensões de ideias essenciais de funções por alunos e analisamos as contribuições da metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática via resolução, proposição e exploração de problemas. Nosso olhar se voltou para a literatura da Álgebra Escolar ao ensino-aprendizagem do conceito de função. Há muitas pesquisas sobre o ensino de funções que revelam a importância deste tema. Tomamos como referências teóricas, o ensino-aprendizagem de funções ao longo do currículo com as representações múltiplas de funções e o desenvolvimento de compreensão essencial de funções por Cooney, Beckmann e Lloyd. Para o trabalho em sala de aula optamos pela resolução, proposição e exploração de problemas, na qual interação e mediação foram elos para formação de conceitos, conforme Vygotsky. A pesquisa foi qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica, de acordo com Lankshear e Knobel, na qual o professor pesquisa sua própria prática em sala de aula. Para o levantamento dos dados usamos notas, descrições, análises de aulas e as produções de alunos. O trabalho de campo foi realizado com uma turma de 1º ano do Ensino Médio em uma escola Pública Estadual de Pernambuco na cidade de Recife. A ação/interação em sala de aula ocorreu com a formação de grupos, propiciando o trabalho de atuação na Zona de Desenvolvimento Proximal. As descrições e análises das aulas apontam, basicamente, dificuldades conceituais e de conversão entre representações diversas de funções. Os resultados evidenciaram que uma compreensão de ideias essenciais de funções se dá mediante transições entre essas ideias em múltiplas interpretações, características e conexões entre elas. A conclusão final deste trabalho evidenciou que resolução, proposição e exploração de problemas favorecem possibilidades de desenvolver compreensões essenciais de funções e extensões contextuais mais abrangentes na promoção da cidadania. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-08 2013-05-27 2015-09-25T12:21:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Ledevande Martins da. Understanding of essential ideas to the learning-teaching of functions via solving, posing and exploration of problems. 2013. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1904 |
identifier_str_mv |
SILVA, Ledevande Martins da. Understanding of essential ideas to the learning-teaching of functions via solving, posing and exploration of problems. 2013. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458410019618816 |