A retextualização em turmas multisseriadas do ensino fundamental: da canção para a história em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Suzana Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4670
Resumo: A educação nas áreas rurais do Brasil é marcada pela presença das turmas multisseriadas, tendo em vista que a migração das famílias camponesas para as áreas urbanas e o número reduzido de nascimento de crianças fizeram diminuir bastante a quantidade de alunos nas escolas rurais. Dessa forma, as séries/anos são agrupadas numa mesma sala de aula e atendidas simultaneamente por um único professor. Subtende-se que este quadro é pouco comum dado a escassez de discussões sobre tal realidade, contudo se torna quase impossível encontrar escolas rurais que fujam ao padrão da multisseriação. O profissional da escola localizada no campo, geralmente, é esquecido tanto pelas políticas educacionais quanto pela oferta de materiais apropriados para o trabalho com essa clientela. Os baixos índices na leitura e na escrita são reflexo de um ensino que perpetua práticas ultrapassadas e descontextualizadas. É de praxe a orientação para se planejar uma atividade para cada série/ano escolar, assim, o professor que atende até cinco séries/anos, como acontece comumente, precisa lidar com a direção de cinco atividades ao mesmo tempo. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta pedagógica via retextualização que auxilie a ação docente em turmas multisseriadas. Assim, surge a proposta de retextualização que se realiza na transformação de canções de Luiz Gonzaga para história em quadrinhos, organizada em três etapas distribuídas em nove oficinas. Nelas, os alunos irão estudar os gêneros canção e HQs para então realizar a passagem daquele texto para este. A fim de refletir definições e discussões sobre gênero levaram-se em conta os estudos de Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008) e para entender os conceitos e o processo de feitura do retexto considerou-se as ideias de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2001). Também se buscou suporte teórico em Costa (2003) e Gada (2005) com intuito de avançar no conhecimento sobre canção e seu aspecto híbrido (letra/melodia), como também Vergueiro e Ramos (2019) e Ramos (2021) para o estudo sobre HQs e sua imbricada relação do verbal com o não verbal. Ressalta-se ainda as contribuições dos documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ao criar as oficinas foram observadas as orientações de Kleiman (2016) e o modelo de atividade para retextualização apresentado por Dell’Isola (2007). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e de natureza predominantemente propositiva. Espera-se que este trabalho seja um apoio significativo para os docentes de salas multisséries de modo a amenizar as dificuldades dos alunos no que tange à leitura e à produção escrita.
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Os baixos índices na leitura e na escrita são reflexo de um ensino que perpetua práticas ultrapassadas e descontextualizadas. É de praxe a orientação para se planejar uma atividade para cada série/ano escolar, assim, o professor que atende até cinco séries/anos, como acontece comumente, precisa lidar com a direção de cinco atividades ao mesmo tempo. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta pedagógica via retextualização que auxilie a ação docente em turmas multisseriadas. Assim, surge a proposta de retextualização que se realiza na transformação de canções de Luiz Gonzaga para história em quadrinhos, organizada em três etapas distribuídas em nove oficinas. Nelas, os alunos irão estudar os gêneros canção e HQs para então realizar a passagem daquele texto para este. A fim de refletir definições e discussões sobre gênero levaram-se em conta os estudos de Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008) e para entender os conceitos e o processo de feitura do retexto considerou-se as ideias de Dell’Isola (2007) e Marcuschi (2001). Também se buscou suporte teórico em Costa (2003) e Gada (2005) com intuito de avançar no conhecimento sobre canção e seu aspecto híbrido (letra/melodia), como também Vergueiro e Ramos (2019) e Ramos (2021) para o estudo sobre HQs e sua imbricada relação do verbal com o não verbal. Ressalta-se ainda as contribuições dos documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ao criar as oficinas foram observadas as orientações de Kleiman (2016) e o modelo de atividade para retextualização apresentado por Dell’Isola (2007). Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e de natureza predominantemente propositiva. Espera-se que este trabalho seja um apoio significativo para os docentes de salas multisséries de modo a amenizar as dificuldades dos alunos no que tange à leitura e à produção escrita.Education in the rural areas of Brazil is marked by the presence of multisery classrooms, bearing in mind that the migration of peasant families to urban areas and the reduced number of births of children have greatly reduced the number of students in rural schools. In this way, the grades/years are grouped in the same classroom and attended simultaneously by a single teacher. It is understood that this situation is common given the scarcity of discussions about such a reality, but it is almost impossible to find rural schools that run away from the pattern of multisery. The professional from the school located in the countryside, it is generally overlooked both by educational policies and by the provision of appropriate materials for working with this audience. The low rates in reading and writing are a reflection of a teaching that perpetuates outdated and decontextualized practices. It is usual the guidance for the teacher to plan an activity for each school grade/year, so the one that serves five grades/years, as it usually needs to deal with the direction of five activities at the same time. In this context, this research aims to present a pedagogical proposal via retextualization that helps the teaching action in multigrade classes. Like this comes the proposal of retextualization that is held in the transformation of songs by Luiz Gonzaga to comics, organized in three stages distributed in nine workshops. In them, students will study the genres song and comics to then carry out the passage from that text to this one. In order to reflect gender definitions and discussions, the studies of Bakhtin (2016) and Marcuschi (2008) were taken into account and to understand the concepts and process of making the retext was considered the ideas of Dell'Isola (2007) and Marcuschi (2001). We also use theoretical support in in Costa (2003) and Gada (2005) in order to advance knowledge about song and its hybrid aspect (letter/melody) as well as Vergueiro and Ramos (2019) and Ramos (2021) for the study on comics and its imbread relationship of verbal to nonverbal. It is also worth mentioning the contributions of official documents National Curriculum Parameters (Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN) and Common National Curriculum Base (Base Nacional Comum Curricular – BNCC) and when creating the workshops were observed the guidelines of Kleiman (2016) and a model of activity for retextualization presented by Dell'Isola (2007). For that, bibliographical research was carried out with a qualitative approach and of a predominantly propositional nature. It is expected that this work will be a significant support for teachers of multigrade classrooms in order to ease the difficulties of students with regard to reading and writing.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASAquino, Maria de Fátima de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330Sales, Laurênia Soutohttp://lattes.cnpq.br/7144884304424302Martins, Iara Ferreira de Melohttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952Araújo, Suzana Pereira2023-06-15T12:42:17Z2999-12-312023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAraújo, Suzana Pereira de. A retextualização em turmas multisseriadas do ensino fundamental: da canção para a história em quadrinhos. 2023. 154 p. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4670porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-06-15T12:42:18Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4670Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-06-15T12:42:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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