TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Denise
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Nilvania
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Momento (Rio Grande. Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843
Resumo: Na perspectiva piagetiana, compreende-se cooperação como algo que envolve a reciprocidade entre os participantes, sendo importante para a aquisição de regras morais e o desenvolvimento de uma atividade em grupo que busque um objetivo comum embasado no respeito mútuo. Com esta percepção, o objetivo geral deste artigo é: investigar o trabalho em grupo como estratégia para o ensino em turmas multisseriadas, auxiliando na interação marcada pelo respeito mútuo. Os objetivos específicos visam estudar se/como as atividades desenvolvidas pelo professor destas turmas podem proporcionar vivências potencialmente marcadas pelo respeito recíproco; identificar e buscar compreender se há/como é a interação que pode perpassar o comportamento dos alunos na realização das atividades; mapear algumas singularidades do trabalho em conjunto no contexto multisseriado. Com base nisto, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa de caráter descritivo, cujo procedimento deu-se através de análises bibliográfica e documental (por fotografias e vídeos) de atividades grupais de turmas multisseriadas de escolas rurais. Jean Piaget, Paulo Freire, Sérgio Antônio da Silva Leite, Antonio Joaquim Severino, Antoni Zabala contribuem para o embasamento teórico do artigo. Com isso, buscou-se descrever como as atividades desenvolvidas em grupo em turmas multisseriadas de escolas rurais proporcionam uma cooperação pautada no respeito mútuo. Dessa forma, os resultados mostram que essa interação proporciona momentos de diálogo entre os educandos e os educadores simultaneamente tornando melhor o processo de ensino.
id FURG-2_bb3df96e87f183f9e69c34744822f341
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/14843
network_acronym_str FURG-2
network_name_str Momento (Rio Grande. Online)
repository_id_str
spelling TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensinoTrabalho em grupo. Cooperação. Respeito mútuo. Turma multisseriada.Na perspectiva piagetiana, compreende-se cooperação como algo que envolve a reciprocidade entre os participantes, sendo importante para a aquisição de regras morais e o desenvolvimento de uma atividade em grupo que busque um objetivo comum embasado no respeito mútuo. Com esta percepção, o objetivo geral deste artigo é: investigar o trabalho em grupo como estratégia para o ensino em turmas multisseriadas, auxiliando na interação marcada pelo respeito mútuo. Os objetivos específicos visam estudar se/como as atividades desenvolvidas pelo professor destas turmas podem proporcionar vivências potencialmente marcadas pelo respeito recíproco; identificar e buscar compreender se há/como é a interação que pode perpassar o comportamento dos alunos na realização das atividades; mapear algumas singularidades do trabalho em conjunto no contexto multisseriado. Com base nisto, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa de caráter descritivo, cujo procedimento deu-se através de análises bibliográfica e documental (por fotografias e vídeos) de atividades grupais de turmas multisseriadas de escolas rurais. Jean Piaget, Paulo Freire, Sérgio Antônio da Silva Leite, Antonio Joaquim Severino, Antoni Zabala contribuem para o embasamento teórico do artigo. Com isso, buscou-se descrever como as atividades desenvolvidas em grupo em turmas multisseriadas de escolas rurais proporcionam uma cooperação pautada no respeito mútuo. Dessa forma, os resultados mostram que essa interação proporciona momentos de diálogo entre os educandos e os educadores simultaneamente tornando melhor o processo de ensino.Universidade Federal do Rio Grande2023-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843Momento - Diálogos em Educação; Vol. 32 No. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 364-387Momento - Diálogos em Educação; v. 32 n. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 364-3872316-3100reponame:Momento (Rio Grande. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843/10143Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReis, DeniseSilva, Nilvania 2023-04-10T23:33:26Zoai:periodicos.furg.br:article/14843Revistahttps://periodicos.furg.br/momentoPUBhttps://periodicos.furg.br/momento/oai||momento.educacao@furg.br2316-31000102-2717opendoar:2023-04-10T23:33:26Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino
title TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino
spellingShingle TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino
Reis, Denise
Trabalho em grupo. Cooperação. Respeito mútuo. Turma multisseriada.
title_short TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino
title_full TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino
title_fullStr TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino
title_full_unstemmed TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino
title_sort TURMA MULTISSERIADA: a cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino
author Reis, Denise
author_facet Reis, Denise
Silva, Nilvania
author_role author
author2 Silva, Nilvania
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Denise
Silva, Nilvania
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho em grupo. Cooperação. Respeito mútuo. Turma multisseriada.
topic Trabalho em grupo. Cooperação. Respeito mútuo. Turma multisseriada.
description Na perspectiva piagetiana, compreende-se cooperação como algo que envolve a reciprocidade entre os participantes, sendo importante para a aquisição de regras morais e o desenvolvimento de uma atividade em grupo que busque um objetivo comum embasado no respeito mútuo. Com esta percepção, o objetivo geral deste artigo é: investigar o trabalho em grupo como estratégia para o ensino em turmas multisseriadas, auxiliando na interação marcada pelo respeito mútuo. Os objetivos específicos visam estudar se/como as atividades desenvolvidas pelo professor destas turmas podem proporcionar vivências potencialmente marcadas pelo respeito recíproco; identificar e buscar compreender se há/como é a interação que pode perpassar o comportamento dos alunos na realização das atividades; mapear algumas singularidades do trabalho em conjunto no contexto multisseriado. Com base nisto, foi realizada uma investigação de natureza qualitativa de caráter descritivo, cujo procedimento deu-se através de análises bibliográfica e documental (por fotografias e vídeos) de atividades grupais de turmas multisseriadas de escolas rurais. Jean Piaget, Paulo Freire, Sérgio Antônio da Silva Leite, Antonio Joaquim Severino, Antoni Zabala contribuem para o embasamento teórico do artigo. Com isso, buscou-se descrever como as atividades desenvolvidas em grupo em turmas multisseriadas de escolas rurais proporcionam uma cooperação pautada no respeito mútuo. Dessa forma, os resultados mostram que essa interação proporciona momentos de diálogo entre os educandos e os educadores simultaneamente tornando melhor o processo de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843
url https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14843/10143
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Momento - Diálogos em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv Momento - Diálogos em Educação; Vol. 32 No. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 364-387
Momento - Diálogos em Educação; v. 32 n. 01 (2023): Dossiê Temático: INFÂNCIA, GLOBALIZAÇÃO E NATUREZA: pesquisas, reflexões e cuidados às gerações futuras no presente de desigualdades e injustiças sociais, ambientais e climáticas; 364-387
2316-3100
reponame:Momento (Rio Grande. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Momento (Rio Grande. Online)
collection Momento (Rio Grande. Online)
repository.name.fl_str_mv Momento (Rio Grande. Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv ||momento.educacao@furg.br
_version_ 1775493251133865984