Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2717 |
Resumo: | O objeto de estudo, identificado como produto do mestrado profissional em formação de professores, pautou-se no uso das tecnologias educacionais a partir das produções textuais de alunos de uma turma de Língua Portuguesa em uma escola pública da rede estadual de ensino. A pesquisa surgiu das observações realizadas em sala de aula. Observações estas a partir do uso ou não das tecnologias e de suas interferências no processo ensino-aprendizagem na sala de aula de Língua Portuguesa, possibilitando coletar os dados da análise e, por conseguinte a reflexão dos mesmos a partir da etnografia. Para tal, observamos in-loco a produção textual dos alunos e através desta criamos um questionário online, o qual nos permitiu observar as produções textuais online e ao mesmo tempo sinalizou-nos alguns resultados, tais como o não uso das tecnologias na sala de aula e a falta de acesso no referido ambiente. Dessa forma, surge à necessidade de se refletir questões atuais que envolvam o aluno, seu contexto, suas necessidades e ao mesmo tempo os faça interagir no cotidiano da sala de aula. É partindo desse pressuposto que a produção textual in-loco e online motivou-nos a pensar o tema como processo construtivo no que se refere ao ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa na sala de aula e seu reflexo em nossa prática na condição de professor da educação básica, além das possíveis contribuições que o mesmo poderá dar aos demais profissionais da educação. Para tanto, ao longo desse trabalho, tecemos considerações teóricas, os quais desenvolvem pesquisas qualitativas, etnográficas e educacionais, que contribuíram para o entendimento sobre o processo de escolarização e, ao mesmo tempo, da inclusão/uso das tecnologias na sala de aula. |
id |
UEPB_76c3dace7945ac974e931c2cfeef048d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2717 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica1. Tecnologia educacional 2. Produção textual 3. Sala de aulaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO objeto de estudo, identificado como produto do mestrado profissional em formação de professores, pautou-se no uso das tecnologias educacionais a partir das produções textuais de alunos de uma turma de Língua Portuguesa em uma escola pública da rede estadual de ensino. A pesquisa surgiu das observações realizadas em sala de aula. Observações estas a partir do uso ou não das tecnologias e de suas interferências no processo ensino-aprendizagem na sala de aula de Língua Portuguesa, possibilitando coletar os dados da análise e, por conseguinte a reflexão dos mesmos a partir da etnografia. Para tal, observamos in-loco a produção textual dos alunos e através desta criamos um questionário online, o qual nos permitiu observar as produções textuais online e ao mesmo tempo sinalizou-nos alguns resultados, tais como o não uso das tecnologias na sala de aula e a falta de acesso no referido ambiente. Dessa forma, surge à necessidade de se refletir questões atuais que envolvam o aluno, seu contexto, suas necessidades e ao mesmo tempo os faça interagir no cotidiano da sala de aula. É partindo desse pressuposto que a produção textual in-loco e online motivou-nos a pensar o tema como processo construtivo no que se refere ao ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa na sala de aula e seu reflexo em nossa prática na condição de professor da educação básica, além das possíveis contribuições que o mesmo poderá dar aos demais profissionais da educação. Para tanto, ao longo desse trabalho, tecemos considerações teóricas, os quais desenvolvem pesquisas qualitativas, etnográficas e educacionais, que contribuíram para o entendimento sobre o processo de escolarização e, ao mesmo tempo, da inclusão/uso das tecnologias na sala de aula.The object of study, identified as the product of professional master's degree in teacher education, was based on the use of educational technologies from textual productions of students in a class Portuguese Speaking at a public school in the state schools. The research arose from observations in the classroom. These observations from the use or not of the technologies and their influence on the teaching-learning process in the classroom Portuguese Language room, enabling collect data analysis and therefore the reflection of the same from the ethnography. To this end, we observe in-place text production students and through this we create an online questionnaire, which allowed us to observe the online textual productions and at the same time signaled us some results, such as not using technology in the classroom and lack of access in that environment. Thus arises the need to reflect current issues involving the student, their context, their needs and at the same time make them interact in everyday classroom. It is under this assumption that textual production on-site and online motivated us to think about the subject as a constructive process with regard to the teaching and learning of English Language in the classroom and its reflection in our practice room on the condition of teacher education basic, in addition to possible contributions that it may give other education professionals. For that, throughout this work, we weave theoretical considerations, which develop qualitative, ethnographic and educational research that contributed to the understanding of the educational process and at the same time, inclusion / use of technology in the classroom.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCastro, Paula Almeida deSilva, Sílvio César Lopes da2017-02-17T14:33:18Z2014-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Sílvio César Lopes da. Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica. 2014. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-02-18T04:03:26Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-02-18T04:03:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica |
title |
Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica |
spellingShingle |
Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica Silva, Sílvio César Lopes da 1. Tecnologia educacional 2. Produção textual 3. Sala de aula CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica |
title_full |
Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica |
title_fullStr |
Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica |
title_full_unstemmed |
Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica |
title_sort |
Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica |
author |
Silva, Sílvio César Lopes da |
author_facet |
Silva, Sílvio César Lopes da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Paula Almeida de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sílvio César Lopes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1. Tecnologia educacional 2. Produção textual 3. Sala de aula CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
1. Tecnologia educacional 2. Produção textual 3. Sala de aula CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O objeto de estudo, identificado como produto do mestrado profissional em formação de professores, pautou-se no uso das tecnologias educacionais a partir das produções textuais de alunos de uma turma de Língua Portuguesa em uma escola pública da rede estadual de ensino. A pesquisa surgiu das observações realizadas em sala de aula. Observações estas a partir do uso ou não das tecnologias e de suas interferências no processo ensino-aprendizagem na sala de aula de Língua Portuguesa, possibilitando coletar os dados da análise e, por conseguinte a reflexão dos mesmos a partir da etnografia. Para tal, observamos in-loco a produção textual dos alunos e através desta criamos um questionário online, o qual nos permitiu observar as produções textuais online e ao mesmo tempo sinalizou-nos alguns resultados, tais como o não uso das tecnologias na sala de aula e a falta de acesso no referido ambiente. Dessa forma, surge à necessidade de se refletir questões atuais que envolvam o aluno, seu contexto, suas necessidades e ao mesmo tempo os faça interagir no cotidiano da sala de aula. É partindo desse pressuposto que a produção textual in-loco e online motivou-nos a pensar o tema como processo construtivo no que se refere ao ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa na sala de aula e seu reflexo em nossa prática na condição de professor da educação básica, além das possíveis contribuições que o mesmo poderá dar aos demais profissionais da educação. Para tanto, ao longo desse trabalho, tecemos considerações teóricas, os quais desenvolvem pesquisas qualitativas, etnográficas e educacionais, que contribuíram para o entendimento sobre o processo de escolarização e, ao mesmo tempo, da inclusão/uso das tecnologias na sala de aula. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-31 2017-02-17T14:33:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Silva, Sílvio César Lopes da. Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica. 2014. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2717 |
identifier_str_mv |
Silva, Sílvio César Lopes da. Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica. 2014. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2717 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Educação - CEDUC Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Centro de Educação - CEDUC Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1809458415454388224 |