Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sílvio César Lopes da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2717
Resumo: O objeto de estudo, identificado como produto do mestrado profissional em formação de professores, pautou-se no uso das tecnologias educacionais a partir das produções textuais de alunos de uma turma de Língua Portuguesa em uma escola pública da rede estadual de ensino. A pesquisa surgiu das observações realizadas em sala de aula. Observações estas a partir do uso ou não das tecnologias e de suas interferências no processo ensino-aprendizagem na sala de aula de Língua Portuguesa, possibilitando coletar os dados da análise e, por conseguinte a reflexão dos mesmos a partir da etnografia. Para tal, observamos in-loco a produção textual dos alunos e através desta criamos um questionário online, o qual nos permitiu observar as produções textuais online e ao mesmo tempo sinalizou-nos alguns resultados, tais como o não uso das tecnologias na sala de aula e a falta de acesso no referido ambiente. Dessa forma, surge à necessidade de se refletir questões atuais que envolvam o aluno, seu contexto, suas necessidades e ao mesmo tempo os faça interagir no cotidiano da sala de aula. É partindo desse pressuposto que a produção textual in-loco e online motivou-nos a pensar o tema como processo construtivo no que se refere ao ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa na sala de aula e seu reflexo em nossa prática na condição de professor da educação básica, além das possíveis contribuições que o mesmo poderá dar aos demais profissionais da educação. Para tanto, ao longo desse trabalho, tecemos considerações teóricas, os quais desenvolvem pesquisas qualitativas, etnográficas e educacionais, que contribuíram para o entendimento sobre o processo de escolarização e, ao mesmo tempo, da inclusão/uso das tecnologias na sala de aula.
id UEPB_76c3dace7945ac974e931c2cfeef048d
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2717
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica1. Tecnologia educacional 2. Produção textual 3. Sala de aulaCIENCIAS SOCIAIS APLICADASO objeto de estudo, identificado como produto do mestrado profissional em formação de professores, pautou-se no uso das tecnologias educacionais a partir das produções textuais de alunos de uma turma de Língua Portuguesa em uma escola pública da rede estadual de ensino. A pesquisa surgiu das observações realizadas em sala de aula. Observações estas a partir do uso ou não das tecnologias e de suas interferências no processo ensino-aprendizagem na sala de aula de Língua Portuguesa, possibilitando coletar os dados da análise e, por conseguinte a reflexão dos mesmos a partir da etnografia. Para tal, observamos in-loco a produção textual dos alunos e através desta criamos um questionário online, o qual nos permitiu observar as produções textuais online e ao mesmo tempo sinalizou-nos alguns resultados, tais como o não uso das tecnologias na sala de aula e a falta de acesso no referido ambiente. Dessa forma, surge à necessidade de se refletir questões atuais que envolvam o aluno, seu contexto, suas necessidades e ao mesmo tempo os faça interagir no cotidiano da sala de aula. É partindo desse pressuposto que a produção textual in-loco e online motivou-nos a pensar o tema como processo construtivo no que se refere ao ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa na sala de aula e seu reflexo em nossa prática na condição de professor da educação básica, além das possíveis contribuições que o mesmo poderá dar aos demais profissionais da educação. Para tanto, ao longo desse trabalho, tecemos considerações teóricas, os quais desenvolvem pesquisas qualitativas, etnográficas e educacionais, que contribuíram para o entendimento sobre o processo de escolarização e, ao mesmo tempo, da inclusão/uso das tecnologias na sala de aula.The object of study, identified as the product of professional master's degree in teacher education, was based on the use of educational technologies from textual productions of students in a class Portuguese Speaking at a public school in the state schools. The research arose from observations in the classroom. These observations from the use or not of the technologies and their influence on the teaching-learning process in the classroom Portuguese Language room, enabling collect data analysis and therefore the reflection of the same from the ethnography. To this end, we observe in-place text production students and through this we create an online questionnaire, which allowed us to observe the online textual productions and at the same time signaled us some results, such as not using technology in the classroom and lack of access in that environment. Thus arises the need to reflect current issues involving the student, their context, their needs and at the same time make them interact in everyday classroom. It is under this assumption that textual production on-site and online motivated us to think about the subject as a constructive process with regard to the teaching and learning of English Language in the classroom and its reflection in our practice room on the condition of teacher education basic, in addition to possible contributions that it may give other education professionals. For that, throughout this work, we weave theoretical considerations, which develop qualitative, ethnographic and educational research that contributed to the understanding of the educational process and at the same time, inclusion / use of technology in the classroom.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Educação - CEDUCBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPCastro, Paula Almeida deSilva, Sílvio César Lopes da2017-02-17T14:33:18Z2014-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Sílvio César Lopes da. Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica. 2014. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2017-02-18T04:03:26Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2017-02-18T04:03:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica
title Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica
spellingShingle Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica
Silva, Sílvio César Lopes da
1. Tecnologia educacional 2. Produção textual 3. Sala de aula
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica
title_full Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica
title_fullStr Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica
title_full_unstemmed Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica
title_sort Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica
author Silva, Sílvio César Lopes da
author_facet Silva, Sílvio César Lopes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Paula Almeida de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sílvio César Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv 1. Tecnologia educacional 2. Produção textual 3. Sala de aula
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic 1. Tecnologia educacional 2. Produção textual 3. Sala de aula
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description O objeto de estudo, identificado como produto do mestrado profissional em formação de professores, pautou-se no uso das tecnologias educacionais a partir das produções textuais de alunos de uma turma de Língua Portuguesa em uma escola pública da rede estadual de ensino. A pesquisa surgiu das observações realizadas em sala de aula. Observações estas a partir do uso ou não das tecnologias e de suas interferências no processo ensino-aprendizagem na sala de aula de Língua Portuguesa, possibilitando coletar os dados da análise e, por conseguinte a reflexão dos mesmos a partir da etnografia. Para tal, observamos in-loco a produção textual dos alunos e através desta criamos um questionário online, o qual nos permitiu observar as produções textuais online e ao mesmo tempo sinalizou-nos alguns resultados, tais como o não uso das tecnologias na sala de aula e a falta de acesso no referido ambiente. Dessa forma, surge à necessidade de se refletir questões atuais que envolvam o aluno, seu contexto, suas necessidades e ao mesmo tempo os faça interagir no cotidiano da sala de aula. É partindo desse pressuposto que a produção textual in-loco e online motivou-nos a pensar o tema como processo construtivo no que se refere ao ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa na sala de aula e seu reflexo em nossa prática na condição de professor da educação básica, além das possíveis contribuições que o mesmo poderá dar aos demais profissionais da educação. Para tanto, ao longo desse trabalho, tecemos considerações teóricas, os quais desenvolvem pesquisas qualitativas, etnográficas e educacionais, que contribuíram para o entendimento sobre o processo de escolarização e, ao mesmo tempo, da inclusão/uso das tecnologias na sala de aula.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-31
2017-02-17T14:33:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Sílvio César Lopes da. Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica. 2014. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2717
identifier_str_mv Silva, Sílvio César Lopes da. Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica. 2014. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Centro de Educação - CEDUC
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458415454388224