Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4159 |
Resumo: | Alguns espaços educacionais ainda pautam-se em um ensino voltado apenas para a transmissão de conhecimento, em que o professor deposita o seu “saber” para o aluno, e o estudante apenas ouve o que lhe está sendo ensinado. Uma das possibilidades para tornar o aluno mais engajado na sala de aula, é a inserção de meios tecnológicos dentro do ambiente educacional, no entanto, as implementações das tecnologias devem ser inseridas buscando fazer com que o estudante reflita sobre o processo visto em sala. Partindo destes pressupostos, este trabalho tem por objetivo utilizar a abordagem investigativa atrelado aos objetos de aprendizagem, buscando fazer com que os estudantes possam ser instigados a participarem da aula, levantando hipóteses, e se questionando, sobre as questões propostas. Na tentativa de alcançar os objetivos pretendidos decidimos caminhar dentro da pesquisa qualitativa. Utilizamos a pesquisa-ação, por entendermos que além da participação, supõe uma ação planejada de cunho social, educacional, técnico e outro, bem como uma fase exploratória e a divulgação dos resultados. Todo processo investigativo será pautado na resolução de duas questões chaves, em que toda condução da aula será trilhada através de questionamentos voltados a construção de conceitos referentes a Relatividade Restrita. |
id |
UEPB_7a209a7b3f8785a7ac472538200a82e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4159 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigaçãoAbordagem investigativaPrática docenteEnsino de FísicaNovas tecnologias na educaçãoRecursos didáticosInvestigative approachCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAAlguns espaços educacionais ainda pautam-se em um ensino voltado apenas para a transmissão de conhecimento, em que o professor deposita o seu “saber” para o aluno, e o estudante apenas ouve o que lhe está sendo ensinado. Uma das possibilidades para tornar o aluno mais engajado na sala de aula, é a inserção de meios tecnológicos dentro do ambiente educacional, no entanto, as implementações das tecnologias devem ser inseridas buscando fazer com que o estudante reflita sobre o processo visto em sala. Partindo destes pressupostos, este trabalho tem por objetivo utilizar a abordagem investigativa atrelado aos objetos de aprendizagem, buscando fazer com que os estudantes possam ser instigados a participarem da aula, levantando hipóteses, e se questionando, sobre as questões propostas. Na tentativa de alcançar os objetivos pretendidos decidimos caminhar dentro da pesquisa qualitativa. Utilizamos a pesquisa-ação, por entendermos que além da participação, supõe uma ação planejada de cunho social, educacional, técnico e outro, bem como uma fase exploratória e a divulgação dos resultados. Todo processo investigativo será pautado na resolução de duas questões chaves, em que toda condução da aula será trilhada através de questionamentos voltados a construção de conceitos referentes a Relatividade Restrita.Some educational spaces are still based on a teaching focused only on the transmission of knowledge, in which the teacher deposits his "knowledge" to the student, and the student only hears what is being taught to him. One of the possibilities to make the student more engaged in the classroom is the insertion of technological means within the educational environment; however, the implementations of the technologies should be inserted seeking to make the student reflect on the process seen in the classroom. Based on these assumptions, this work aims to use the investigative approach tied to learning objects, seeking to make students be encouraged to participate in the class, raising hypotheses, and questioning themselves, about the proposed questions. In an attempt to achieve the desired objectives, we decided to walk within qualitative research. We use action research, because we understand that in addition to participation, it assumes a planned action of a social, educational, technical and other nature, as well as an exploratory phase and the dissemination of results. Every investigative process will be based on the resolution of two key issues, in which all conduct of the class will be guided through questions aimed at the construction of concepts related to Restricted Relativity.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAtaíde, Ana Raquel Pereira de021970704-95Ataíde, Ana Raquel Pereira de021970704-95Germano, Marcelo Gomes368679264-87Freitas, Heron Neves de488861066-53Santos, Marcelo Gomes dos2022-02-22T14:14:38Z2999-12-312021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Marcelo Gomes dos. Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação. 2021. 93f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4159porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-22T14:14:38Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-22T14:14:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação |
title |
Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação |
spellingShingle |
Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação Santos, Marcelo Gomes dos Abordagem investigativa Prática docente Ensino de Física Novas tecnologias na educação Recursos didáticos Investigative approach CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
title_short |
Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação |
title_full |
Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação |
title_fullStr |
Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação |
title_full_unstemmed |
Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação |
title_sort |
Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação |
author |
Santos, Marcelo Gomes dos |
author_facet |
Santos, Marcelo Gomes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ataíde, Ana Raquel Pereira de 021970704-95 Ataíde, Ana Raquel Pereira de 021970704-95 Germano, Marcelo Gomes 368679264-87 Freitas, Heron Neves de 488861066-53 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marcelo Gomes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem investigativa Prática docente Ensino de Física Novas tecnologias na educação Recursos didáticos Investigative approach CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
topic |
Abordagem investigativa Prática docente Ensino de Física Novas tecnologias na educação Recursos didáticos Investigative approach CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
description |
Alguns espaços educacionais ainda pautam-se em um ensino voltado apenas para a transmissão de conhecimento, em que o professor deposita o seu “saber” para o aluno, e o estudante apenas ouve o que lhe está sendo ensinado. Uma das possibilidades para tornar o aluno mais engajado na sala de aula, é a inserção de meios tecnológicos dentro do ambiente educacional, no entanto, as implementações das tecnologias devem ser inseridas buscando fazer com que o estudante reflita sobre o processo visto em sala. Partindo destes pressupostos, este trabalho tem por objetivo utilizar a abordagem investigativa atrelado aos objetos de aprendizagem, buscando fazer com que os estudantes possam ser instigados a participarem da aula, levantando hipóteses, e se questionando, sobre as questões propostas. Na tentativa de alcançar os objetivos pretendidos decidimos caminhar dentro da pesquisa qualitativa. Utilizamos a pesquisa-ação, por entendermos que além da participação, supõe uma ação planejada de cunho social, educacional, técnico e outro, bem como uma fase exploratória e a divulgação dos resultados. Todo processo investigativo será pautado na resolução de duas questões chaves, em que toda condução da aula será trilhada através de questionamentos voltados a construção de conceitos referentes a Relatividade Restrita. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 2022-02-22T14:14:38Z 2999-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Marcelo Gomes dos. Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação. 2021. 93f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022. http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4159 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Marcelo Gomes dos. Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação. 2021. 93f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4159 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP Brasil UEPB Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813188299128832 |