Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Gomes dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4159
Resumo: Alguns espaços educacionais ainda pautam-se em um ensino voltado apenas para a transmissão de conhecimento, em que o professor deposita o seu “saber” para o aluno, e o estudante apenas ouve o que lhe está sendo ensinado. Uma das possibilidades para tornar o aluno mais engajado na sala de aula, é a inserção de meios tecnológicos dentro do ambiente educacional, no entanto, as implementações das tecnologias devem ser inseridas buscando fazer com que o estudante reflita sobre o processo visto em sala. Partindo destes pressupostos, este trabalho tem por objetivo utilizar a abordagem investigativa atrelado aos objetos de aprendizagem, buscando fazer com que os estudantes possam ser instigados a participarem da aula, levantando hipóteses, e se questionando, sobre as questões propostas. Na tentativa de alcançar os objetivos pretendidos decidimos caminhar dentro da pesquisa qualitativa. Utilizamos a pesquisa-ação, por entendermos que além da participação, supõe uma ação planejada de cunho social, educacional, técnico e outro, bem como uma fase exploratória e a divulgação dos resultados. Todo processo investigativo será pautado na resolução de duas questões chaves, em que toda condução da aula será trilhada através de questionamentos voltados a construção de conceitos referentes a Relatividade Restrita.
id UEPB_7a209a7b3f8785a7ac472538200a82e7
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4159
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigaçãoAbordagem investigativaPrática docenteEnsino de FísicaNovas tecnologias na educaçãoRecursos didáticosInvestigative approachCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAAlguns espaços educacionais ainda pautam-se em um ensino voltado apenas para a transmissão de conhecimento, em que o professor deposita o seu “saber” para o aluno, e o estudante apenas ouve o que lhe está sendo ensinado. Uma das possibilidades para tornar o aluno mais engajado na sala de aula, é a inserção de meios tecnológicos dentro do ambiente educacional, no entanto, as implementações das tecnologias devem ser inseridas buscando fazer com que o estudante reflita sobre o processo visto em sala. Partindo destes pressupostos, este trabalho tem por objetivo utilizar a abordagem investigativa atrelado aos objetos de aprendizagem, buscando fazer com que os estudantes possam ser instigados a participarem da aula, levantando hipóteses, e se questionando, sobre as questões propostas. Na tentativa de alcançar os objetivos pretendidos decidimos caminhar dentro da pesquisa qualitativa. Utilizamos a pesquisa-ação, por entendermos que além da participação, supõe uma ação planejada de cunho social, educacional, técnico e outro, bem como uma fase exploratória e a divulgação dos resultados. Todo processo investigativo será pautado na resolução de duas questões chaves, em que toda condução da aula será trilhada através de questionamentos voltados a construção de conceitos referentes a Relatividade Restrita.Some educational spaces are still based on a teaching focused only on the transmission of knowledge, in which the teacher deposits his "knowledge" to the student, and the student only hears what is being taught to him. One of the possibilities to make the student more engaged in the classroom is the insertion of technological means within the educational environment; however, the implementations of the technologies should be inserted seeking to make the student reflect on the process seen in the classroom. Based on these assumptions, this work aims to use the investigative approach tied to learning objects, seeking to make students be encouraged to participate in the class, raising hypotheses, and questioning themselves, about the proposed questions. In an attempt to achieve the desired objectives, we decided to walk within qualitative research. We use action research, because we understand that in addition to participation, it assumes a planned action of a social, educational, technical and other nature, as well as an exploratory phase and the dissemination of results. Every investigative process will be based on the resolution of two key issues, in which all conduct of the class will be guided through questions aimed at the construction of concepts related to Restricted Relativity.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAtaíde, Ana Raquel Pereira de021970704-95Ataíde, Ana Raquel Pereira de021970704-95Germano, Marcelo Gomes368679264-87Freitas, Heron Neves de488861066-53Santos, Marcelo Gomes dos2022-02-22T14:14:38Z2999-12-312021-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Marcelo Gomes dos. Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação. 2021. 93f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4159porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-02-22T14:14:38Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-02-22T14:14:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação
title Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação
spellingShingle Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação
Santos, Marcelo Gomes dos
Abordagem investigativa
Prática docente
Ensino de Física
Novas tecnologias na educação
Recursos didáticos
Investigative approach
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
title_short Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação
title_full Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação
title_fullStr Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação
title_full_unstemmed Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação
title_sort Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação
author Santos, Marcelo Gomes dos
author_facet Santos, Marcelo Gomes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ataíde, Ana Raquel Pereira de
021970704-95
Ataíde, Ana Raquel Pereira de
021970704-95
Germano, Marcelo Gomes
368679264-87
Freitas, Heron Neves de
488861066-53
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcelo Gomes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem investigativa
Prática docente
Ensino de Física
Novas tecnologias na educação
Recursos didáticos
Investigative approach
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
topic Abordagem investigativa
Prática docente
Ensino de Física
Novas tecnologias na educação
Recursos didáticos
Investigative approach
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
description Alguns espaços educacionais ainda pautam-se em um ensino voltado apenas para a transmissão de conhecimento, em que o professor deposita o seu “saber” para o aluno, e o estudante apenas ouve o que lhe está sendo ensinado. Uma das possibilidades para tornar o aluno mais engajado na sala de aula, é a inserção de meios tecnológicos dentro do ambiente educacional, no entanto, as implementações das tecnologias devem ser inseridas buscando fazer com que o estudante reflita sobre o processo visto em sala. Partindo destes pressupostos, este trabalho tem por objetivo utilizar a abordagem investigativa atrelado aos objetos de aprendizagem, buscando fazer com que os estudantes possam ser instigados a participarem da aula, levantando hipóteses, e se questionando, sobre as questões propostas. Na tentativa de alcançar os objetivos pretendidos decidimos caminhar dentro da pesquisa qualitativa. Utilizamos a pesquisa-ação, por entendermos que além da participação, supõe uma ação planejada de cunho social, educacional, técnico e outro, bem como uma fase exploratória e a divulgação dos resultados. Todo processo investigativo será pautado na resolução de duas questões chaves, em que toda condução da aula será trilhada através de questionamentos voltados a construção de conceitos referentes a Relatividade Restrita.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
2022-02-22T14:14:38Z
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Marcelo Gomes dos. Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação. 2021. 93f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4159
identifier_str_mv SANTOS, Marcelo Gomes dos. Objetos de aprendizagem no ensino de Física Moderna: Uma proposta de ensino por investigação. 2021. 93f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813188299128832