Cordelistas paraibanas contemporâneas: Diálogo e ruptura com a lógica patriarcal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michelle Ramos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1769
Resumo: O folheto de cordel, uma produção cultural predominantemente escrita por homens, abarca questões associadas às relações de gênero. Tais produções foram pautadas, (in) conscientemente, pelo ideário masculino, na medida em que exaltavam aspectos referentes à lógica patriarcal. Mesmo diante de um sem-número de folhetos escritos por homens, percebese uma presença significativa de mulheres produzindo folhetos em diversas partes do Brasil. Em meio a essa produção de autoria feminina nesse âmbito literário, nosso estudo contemplou a produção de cordelistas nordestinas, especificamente paraibanas, a saber: Clotilde Tavares, Hélvia Callou, Maria Godelivie, Maria Julita Nunes, Maria de Fátima Coutinho e Maria de Lourdes Nunes Ramalho. O objetivo deste texto dissertativo foi de verificar, através de aspectos temáticos e discursos de representações de gênero, se as cordelistas representam sociedades cujas bases de sustentação estão longe ou fora da lógica patriarcal e falocêntrica. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa; a perspectiva quantitativa aparece de forma secundária. Os folhetos foram adquiridos em bibliotecas, mas principalmente na residência das próprias cordelistas. Com base nisso, contemplamos um processo de seleção, catalogação e interpretação dos folhetos à luz de categorias teórico-críticas que dizem respeito às feminilidades com Del Priore (2005), questões feministas na esteira de Nye (1995), Scott (2005) e Badinter (2005). E, como essa pesquisa contemplou uma discussão sobre a literatura de cordel, tivemos as reflexões empreendidas por Abreu (1993, 1999; 2006) e sobre a historiografia referente à produção de autoria feminina no cordel, através de Santos (2006; 2008; 2009) e Queiroz (2006). Foram selecionados 39 folhetos (trinta e nove) que tematizam, direta ou indiretamente, questões associadas às relações de gênero na contemporaneidade. Foi constatada uma predominância de folhetos que contemplam temáticas que fazem referência à lógica patriarcal e ao falocentrismo (15 folhetos) e que trazem questões associadas ao feminismo (06 folhetos). Além disso, a presença de folhetos que problematizam a vida em sociedade (13 folhetos). Convém mencionar a presença de outras temáticas que dizem respeito à vida de santos, preconceito racial, entre outros, mas que não fazem parte da nossa análise (05 folhetos). Nesses termos, verificou-se a representação de personagens mulheres mantenedoras dos laços com a lógica patriarcal e falocêntrica não abrindo mão, porém, de um posicionamento crítico acerca dos direitos das mulheres e de um melhor relacionamento com a outra parte do gênero o masculino.
id UEPB_7cd8e9598fb87ea7242339d3a896a810
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1769
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Cordelistas paraibanas contemporâneas: Diálogo e ruptura com a lógica patriarcalContemporary Cordel poets from Paraíba: Dialogue and break with the patriarchal logicCordelAutoria FemininaFeminismoCordelAuthorship WomenFeminismCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIAO folheto de cordel, uma produção cultural predominantemente escrita por homens, abarca questões associadas às relações de gênero. Tais produções foram pautadas, (in) conscientemente, pelo ideário masculino, na medida em que exaltavam aspectos referentes à lógica patriarcal. Mesmo diante de um sem-número de folhetos escritos por homens, percebese uma presença significativa de mulheres produzindo folhetos em diversas partes do Brasil. Em meio a essa produção de autoria feminina nesse âmbito literário, nosso estudo contemplou a produção de cordelistas nordestinas, especificamente paraibanas, a saber: Clotilde Tavares, Hélvia Callou, Maria Godelivie, Maria Julita Nunes, Maria de Fátima Coutinho e Maria de Lourdes Nunes Ramalho. O objetivo deste texto dissertativo foi de verificar, através de aspectos temáticos e discursos de representações de gênero, se as cordelistas representam sociedades cujas bases de sustentação estão longe ou fora da lógica patriarcal e falocêntrica. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa; a perspectiva quantitativa aparece de forma secundária. Os folhetos foram adquiridos em bibliotecas, mas principalmente na residência das próprias cordelistas. Com base nisso, contemplamos um processo de seleção, catalogação e interpretação dos folhetos à luz de categorias teórico-críticas que dizem respeito às feminilidades com Del Priore (2005), questões feministas na esteira de Nye (1995), Scott (2005) e Badinter (2005). E, como essa pesquisa contemplou uma discussão sobre a literatura de cordel, tivemos as reflexões empreendidas por Abreu (1993, 1999; 2006) e sobre a historiografia referente à produção de autoria feminina no cordel, através de Santos (2006; 2008; 2009) e Queiroz (2006). Foram selecionados 39 folhetos (trinta e nove) que tematizam, direta ou indiretamente, questões associadas às relações de gênero na contemporaneidade. Foi constatada uma predominância de folhetos que contemplam temáticas que fazem referência à lógica patriarcal e ao falocentrismo (15 folhetos) e que trazem questões associadas ao feminismo (06 folhetos). Além disso, a presença de folhetos que problematizam a vida em sociedade (13 folhetos). Convém mencionar a presença de outras temáticas que dizem respeito à vida de santos, preconceito racial, entre outros, mas que não fazem parte da nossa análise (05 folhetos). Nesses termos, verificou-se a representação de personagens mulheres mantenedoras dos laços com a lógica patriarcal e falocêntrica não abrindo mão, porém, de um posicionamento crítico acerca dos direitos das mulheres e de um melhor relacionamento com a outra parte do gênero o masculino.The cordel booklet, which is a cultural production written predominantly by men, includes questions associated with relations of genre. Such productions (un)consciously inhere the male ideal which praise the aspects concerning to the patriarchal logic. Even with a countless number of booklets written by men, it is found a significant presence of women producing leaflets in various parts of Brazil. Among the production of female authorship in this literary category, our research focused on the work produced by women who write cordel from Paraíba: Clotilde Tavares, Hélvia Callou, Maria Godelivie, Maria Julita Nunes, Maria de Fátima Coutinho and Maria de Lourdes Nunes Ramalho. The aim of this study was to verify by means of thematic aspects and genre representation through discourse, if the female writers of cordel represent societies whose models of sustentation are out of the patriarchal logic and phallocentric.This research is a qualitative one; the quantitative perspective assumes Just a secondary status. The booklets were collected in libraries, but primarily at the writer s home. Based on this, we have started a process of collection, catalogue and interpretation of the booklets in the light of critical and theoretical categories which deal with the femininities as Del Priore (2005), feminist discussions in Nye (1995), Scott (2005) and Badinter (2005). As this research contemplated a discussion about the cordel literature, we had our reflections based on Abreu (1993,1999; 2006), about the historiography in reference to the production of female authorship in cordel through Santos (2006; 2008; 2009) and Queiroz (2006). We have selected 39 booklets which thematize directly or indirectly questions associated with relations of genre in contemporaneity. It was tested a predominance of booklets which highlights thematics that make reference to the patriarchal logic and phallocentrism (15 booklets), and which brings questions related to feminism (06 booklets). Moreover, the presence of booklets which problematize the life in society (13 booklets). In addition, it is not useless to mention the presence of other thematics which deal with saints, racial prejudice, among others, albeit they are not part of our analysis (05 booklets). In this way, it was verified the representation of women characters who maintain the bonds with the patriarchal and phallocentric logic, but who do not give up a critical position in what concerns to the women rights and a better relationship with the opposite genre the male.Universidade Estadual da ParaíbaLiteratura e Estudos InterculturaisBRUEPBMestrado em Literatura e Interculturalidade - MLIQueiroz, Rosângela Maria Soares deCPF:29618240363http://lattes.cnpq.br/3270553416272397Alves, José Hélder PinheiroCPF:11624353304http://lattes.cnpq.br/2352905993796166Silva, Antônio de Pádua Dias daCPF:78852366415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N424959Silva, Michelle Ramos2015-09-25T12:19:31Z2012-09-062010-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Michelle Ramos. Contemporary Cordel poets from Paraíba: Dialogue and break with the patriarchal logic. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Estudos Interculturais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-08-09T18:27:44Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-08-09T18:27:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cordelistas paraibanas contemporâneas: Diálogo e ruptura com a lógica patriarcal
Contemporary Cordel poets from Paraíba: Dialogue and break with the patriarchal logic
title Cordelistas paraibanas contemporâneas: Diálogo e ruptura com a lógica patriarcal
spellingShingle Cordelistas paraibanas contemporâneas: Diálogo e ruptura com a lógica patriarcal
Silva, Michelle Ramos
Cordel
Autoria Feminina
Feminismo
Cordel
Authorship Women
Feminism
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
title_short Cordelistas paraibanas contemporâneas: Diálogo e ruptura com a lógica patriarcal
title_full Cordelistas paraibanas contemporâneas: Diálogo e ruptura com a lógica patriarcal
title_fullStr Cordelistas paraibanas contemporâneas: Diálogo e ruptura com a lógica patriarcal
title_full_unstemmed Cordelistas paraibanas contemporâneas: Diálogo e ruptura com a lógica patriarcal
title_sort Cordelistas paraibanas contemporâneas: Diálogo e ruptura com a lógica patriarcal
author Silva, Michelle Ramos
author_facet Silva, Michelle Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Rosângela Maria Soares de
CPF:29618240363
http://lattes.cnpq.br/3270553416272397
Alves, José Hélder Pinheiro
CPF:11624353304
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166
Silva, Antônio de Pádua Dias da
CPF:78852366415
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N424959
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Michelle Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Cordel
Autoria Feminina
Feminismo
Cordel
Authorship Women
Feminism
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
topic Cordel
Autoria Feminina
Feminismo
Cordel
Authorship Women
Feminism
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
description O folheto de cordel, uma produção cultural predominantemente escrita por homens, abarca questões associadas às relações de gênero. Tais produções foram pautadas, (in) conscientemente, pelo ideário masculino, na medida em que exaltavam aspectos referentes à lógica patriarcal. Mesmo diante de um sem-número de folhetos escritos por homens, percebese uma presença significativa de mulheres produzindo folhetos em diversas partes do Brasil. Em meio a essa produção de autoria feminina nesse âmbito literário, nosso estudo contemplou a produção de cordelistas nordestinas, especificamente paraibanas, a saber: Clotilde Tavares, Hélvia Callou, Maria Godelivie, Maria Julita Nunes, Maria de Fátima Coutinho e Maria de Lourdes Nunes Ramalho. O objetivo deste texto dissertativo foi de verificar, através de aspectos temáticos e discursos de representações de gênero, se as cordelistas representam sociedades cujas bases de sustentação estão longe ou fora da lógica patriarcal e falocêntrica. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa; a perspectiva quantitativa aparece de forma secundária. Os folhetos foram adquiridos em bibliotecas, mas principalmente na residência das próprias cordelistas. Com base nisso, contemplamos um processo de seleção, catalogação e interpretação dos folhetos à luz de categorias teórico-críticas que dizem respeito às feminilidades com Del Priore (2005), questões feministas na esteira de Nye (1995), Scott (2005) e Badinter (2005). E, como essa pesquisa contemplou uma discussão sobre a literatura de cordel, tivemos as reflexões empreendidas por Abreu (1993, 1999; 2006) e sobre a historiografia referente à produção de autoria feminina no cordel, através de Santos (2006; 2008; 2009) e Queiroz (2006). Foram selecionados 39 folhetos (trinta e nove) que tematizam, direta ou indiretamente, questões associadas às relações de gênero na contemporaneidade. Foi constatada uma predominância de folhetos que contemplam temáticas que fazem referência à lógica patriarcal e ao falocentrismo (15 folhetos) e que trazem questões associadas ao feminismo (06 folhetos). Além disso, a presença de folhetos que problematizam a vida em sociedade (13 folhetos). Convém mencionar a presença de outras temáticas que dizem respeito à vida de santos, preconceito racial, entre outros, mas que não fazem parte da nossa análise (05 folhetos). Nesses termos, verificou-se a representação de personagens mulheres mantenedoras dos laços com a lógica patriarcal e falocêntrica não abrindo mão, porém, de um posicionamento crítico acerca dos direitos das mulheres e de um melhor relacionamento com a outra parte do gênero o masculino.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-15
2012-09-06
2015-09-25T12:19:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Michelle Ramos. Contemporary Cordel poets from Paraíba: Dialogue and break with the patriarchal logic. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Estudos Interculturais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1769
identifier_str_mv SILVA, Michelle Ramos. Contemporary Cordel poets from Paraíba: Dialogue and break with the patriarchal logic. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Literatura e Estudos Interculturais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Literatura e Estudos Interculturais
BR
UEPB
Mestrado em Literatura e Interculturalidade - MLI
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Literatura e Estudos Interculturais
BR
UEPB
Mestrado em Literatura e Interculturalidade - MLI
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813171984334848