Avaliação de atitudes e mudança de comportamento em intervenções educativas para prevenção de arboviroses com uso de dispositivos móveis: Resultados preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangueira, Francisco Fernandes Abel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4156
Resumo: Contexto: No Brasil, a Política Nacional de Controle da Dengue busca incorporar as lições da experiência nacional e internacional no controle da dengue, enfatizando a necessidade de atividades de Educação em Saúde. Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar conhecimentos, atitudes e comportamentos relacionados à prevenção de arboviroses antes e após uma intervenção educacional de dois meses, utilizando uma plataforma de aprendizagem em dispositivos móveis. Métodos: Este estudo quase-experimental corresponde à primeira fase do projeto ZIKAMOB patrocinado como parte do British Council Newton Fund. Resultados: Trinta dos 93 entrevistados eram universitários do primeiro ano (36,7% do sexo masculino) e 63 eram militares (84,1% do sexo masculino). O padrão de atitudes e comportamento foi muito semelhante nos dois grupos antes da intervenção. Os estudantes mudaram suas atitudes e comportamentos (p = 0,032) em relação ao seu engajamento em ações de prevenção de arboviroses e várias outras atividades relacionadas às inspeções domiciliares e aos cuidados com reservatórios de água (p <0,01). No entanto, as atividades de reciclagem e vigilância não foram tão eficazes para mudar o seu comportamento. As respondentes do sexo feminino mostraram mais motivação para participar de atividades preventivas. Marar sozinho e trabalhar foram barreiras para o desenvolvimento dessas atividades e os indivíduos que já realizam coleta seletiva e têm o hábito de cultivar hortas demonstram atitude e comportamento positivos em ações de prevenção de arboviroses. Conclusão: As teorias de aprendizagem móvel e mudança de comportamento podem favorecer o desenvolvimento de intervenções educativas envolvendo escolas e comunidades para evitar arboviroses. Os resultados deste trabalho precisam ser confirmados em estudos futuros mais abrangentes.
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Resultados: Trinta dos 93 entrevistados eram universitários do primeiro ano (36,7% do sexo masculino) e 63 eram militares (84,1% do sexo masculino). O padrão de atitudes e comportamento foi muito semelhante nos dois grupos antes da intervenção. Os estudantes mudaram suas atitudes e comportamentos (p = 0,032) em relação ao seu engajamento em ações de prevenção de arboviroses e várias outras atividades relacionadas às inspeções domiciliares e aos cuidados com reservatórios de água (p <0,01). No entanto, as atividades de reciclagem e vigilância não foram tão eficazes para mudar o seu comportamento. As respondentes do sexo feminino mostraram mais motivação para participar de atividades preventivas. Marar sozinho e trabalhar foram barreiras para o desenvolvimento dessas atividades e os indivíduos que já realizam coleta seletiva e têm o hábito de cultivar hortas demonstram atitude e comportamento positivos em ações de prevenção de arboviroses. Conclusão: As teorias de aprendizagem móvel e mudança de comportamento podem favorecer o desenvolvimento de intervenções educativas envolvendo escolas e comunidades para evitar arboviroses. Os resultados deste trabalho precisam ser confirmados em estudos futuros mais abrangentes.Background: In Brazil, the National Policy for Dengue Control seeks to incorporate the lessons of national and international experience in dengue control, emphasizing the need for health education activities. Objectives: The objective of this study was to evaluate knowledge, attitudes and behaviours related to the prevention of arboviruses before and after a two-month educational intervention using a learning platform on mobile devices. Methods: This quasi-experimental study corresponds to the first phase of the ZIKAMOB project sponsored as part of the British Council Newton Fund. Results: Thirty of the 93 respondents were first-year undergraduate university students (36.7% male) and 63 were military officers (84.1% male). The pattern of attitudes and behaviour was very similar in the both groups before the intervention. The students changed their attitudes and behaviour (p=0.032) in relation to their engagements in actions for the prevention of arboviral diseases and several other activities related to house inspections and the precautions with water tanks (p<0.01). However, recycling and surveillance activities were not as effective to change behaviour. Female participants showed more motivation to participate in preventive activities; living alone and working are barriers to develop these activities and individuals who already perform selective waste collection and have the habit cultivating gardens demonstrate positive attitude and behaviour towards actions for the prevention of arboviral diseases. Conclusion: Mobile learning and behaviour change theories might be successful to develop school-based and community-based interventions to avoid arboviruses. These outcomes need to be confirmed in broader future studies.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSPSantos, Silvana Cristina dos12790538875Martiniano, Cláudia Santos51819961400Altafim, Ruy Alberto Pisani22365235808Mangueira, Francisco Fernandes Abel2022-02-22T14:04:04Z2019-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANGUEIRA, Francisco Fernandes Abel. Avaliação de atitudes e mudança de comportamento em intervenções educativas para prevenção de arboviroses com uso de dispositivos móveis: Resultados preliminares. 2019. 82f. 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