Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1938
Resumo: A imagem de ciência e de como esta é construída temsido corriqueiramente apresentada de forma inadequada. Vários estudos exploraram tal fato, suas implicações e possíveis causas. Para construir com os educandos do ensino básico uma imagem de ciência mais apropriada, a pesquisa aqui apresentada culmina numa proposta de plano de aulas, a qual fez uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como ferramenta metodológica para levar aos educandos do ensino básico situações didáticas que propiciem a discussão acerca de alguns dos aspectos da Natureza da Ciência (NdC). O conteúdo histórico selecionado para promover a discussão sobre a NdC foi a Natureza do Calor, sendo abordadas as explicações Substancialista e Atomista em vários períodos históricos, com ênfase em alguns constructos teóricos da Europa nos séculos XVII e XVIII. Para promover maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem, o plano de aulas buscou abordar os mesmos aspectos da NdC em várias atividades diferentes, utilizando diversas ferramentas pedagógicas e em momentos didáticos distintos, havendo também matematização do conteúdo escolhido. O produto final apresentado busca dar subsídios teóricos e práticos a docentes que queiram aplicar o plano de aulas para promover o debate sobre a NdC em salade aula.
id UEPB_817d21e814a2c9b8e9481623ff615365
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1938
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aulaNatureza da ciência, História da Ciência, Plano de Aula, CalorCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA imagem de ciência e de como esta é construída temsido corriqueiramente apresentada de forma inadequada. Vários estudos exploraram tal fato, suas implicações e possíveis causas. Para construir com os educandos do ensino básico uma imagem de ciência mais apropriada, a pesquisa aqui apresentada culmina numa proposta de plano de aulas, a qual fez uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como ferramenta metodológica para levar aos educandos do ensino básico situações didáticas que propiciem a discussão acerca de alguns dos aspectos da Natureza da Ciência (NdC). O conteúdo histórico selecionado para promover a discussão sobre a NdC foi a Natureza do Calor, sendo abordadas as explicações Substancialista e Atomista em vários períodos históricos, com ênfase em alguns constructos teóricos da Europa nos séculos XVII e XVIII. Para promover maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem, o plano de aulas buscou abordar os mesmos aspectos da NdC em várias atividades diferentes, utilizando diversas ferramentas pedagógicas e em momentos didáticos distintos, havendo também matematização do conteúdo escolhido. O produto final apresentado busca dar subsídios teóricos e práticos a docentes que queiram aplicar o plano de aulas para promover o debate sobre a NdC em salade aula.The image of science and how it is built has been routinely displayed improperly. Several studies have explored this fact, its implications and possible causes. To build with the students of basic education an image of science most appropriate, the research presented here culminates in a proposed lesson plan, which made use of the History and Philosophy of Science (HPS) as a methodological tool to bring students to the basic education teaching situations that provides discussion about some of the aspects of Nature of Science (NOS). The selected historical content to promote discussion about the NOS was the Nature of Heat being addressed and explanations Substantialist and Atomist views in various historical periods, with emphasis on some theoretical constructs of Europe in the seventeenth and eighteenth centuries. To promote greater efficiency in the process of teaching and learning,lesson plan sought to address the same aspects of NOS in several different activities, using various teaching tools and educational different times, there is also the mathematization chosen content. The final product presented seeks to provide theoretical and practical information for teachers who want to apply the lesson plan to promote debate about the NOS in the classroom.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaSilva, Ana Paula Bispo daCPF:09566731809SILVA, Ana Paula Bispo daForato, Thais Cyrino de MelloCPF:07559398839http://lattes.cnpq.br/1268757747150909Martins, Roberto de AndradeCPF:49388487834http://lattes.cnpq.br/1303182900555819Moraes, Andréia Guerra deCPF:78207169753http://lattes.cnpq.br/4240715075311404Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa2015-09-25T12:21:34Z2014-01-132013-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa. Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T18:29:50Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T18:29:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula
title Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula
spellingShingle Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula
Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa
Natureza da ciência, História da Ciência, Plano de Aula, Calor
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula
title_full Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula
title_fullStr Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula
title_full_unstemmed Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula
title_sort Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula
author Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa
author_facet Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Paula Bispo da
CPF:09566731809
SILVA, Ana Paula Bispo da
Forato, Thais Cyrino de Mello
CPF:07559398839
http://lattes.cnpq.br/1268757747150909
Martins, Roberto de Andrade
CPF:49388487834
http://lattes.cnpq.br/1303182900555819
Moraes, Andréia Guerra de
CPF:78207169753
http://lattes.cnpq.br/4240715075311404
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da ciência, História da Ciência, Plano de Aula, Calor
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Natureza da ciência, História da Ciência, Plano de Aula, Calor
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description A imagem de ciência e de como esta é construída temsido corriqueiramente apresentada de forma inadequada. Vários estudos exploraram tal fato, suas implicações e possíveis causas. Para construir com os educandos do ensino básico uma imagem de ciência mais apropriada, a pesquisa aqui apresentada culmina numa proposta de plano de aulas, a qual fez uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como ferramenta metodológica para levar aos educandos do ensino básico situações didáticas que propiciem a discussão acerca de alguns dos aspectos da Natureza da Ciência (NdC). O conteúdo histórico selecionado para promover a discussão sobre a NdC foi a Natureza do Calor, sendo abordadas as explicações Substancialista e Atomista em vários períodos históricos, com ênfase em alguns constructos teóricos da Europa nos séculos XVII e XVIII. Para promover maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem, o plano de aulas buscou abordar os mesmos aspectos da NdC em várias atividades diferentes, utilizando diversas ferramentas pedagógicas e em momentos didáticos distintos, havendo também matematização do conteúdo escolhido. O produto final apresentado busca dar subsídios teóricos e práticos a docentes que queiram aplicar o plano de aulas para promover o debate sobre a NdC em salade aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-25
2014-01-13
2015-09-25T12:21:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa. Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1938
identifier_str_mv GOMES, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa. Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813172901838848