Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1938 |
Resumo: | A imagem de ciência e de como esta é construída temsido corriqueiramente apresentada de forma inadequada. Vários estudos exploraram tal fato, suas implicações e possíveis causas. Para construir com os educandos do ensino básico uma imagem de ciência mais apropriada, a pesquisa aqui apresentada culmina numa proposta de plano de aulas, a qual fez uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como ferramenta metodológica para levar aos educandos do ensino básico situações didáticas que propiciem a discussão acerca de alguns dos aspectos da Natureza da Ciência (NdC). O conteúdo histórico selecionado para promover a discussão sobre a NdC foi a Natureza do Calor, sendo abordadas as explicações Substancialista e Atomista em vários períodos históricos, com ênfase em alguns constructos teóricos da Europa nos séculos XVII e XVIII. Para promover maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem, o plano de aulas buscou abordar os mesmos aspectos da NdC em várias atividades diferentes, utilizando diversas ferramentas pedagógicas e em momentos didáticos distintos, havendo também matematização do conteúdo escolhido. O produto final apresentado busca dar subsídios teóricos e práticos a docentes que queiram aplicar o plano de aulas para promover o debate sobre a NdC em salade aula. |
id |
UEPB_817d21e814a2c9b8e9481623ff615365 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1938 |
network_acronym_str |
UEPB |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aulaNatureza da ciência, História da Ciência, Plano de Aula, CalorCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAA imagem de ciência e de como esta é construída temsido corriqueiramente apresentada de forma inadequada. Vários estudos exploraram tal fato, suas implicações e possíveis causas. Para construir com os educandos do ensino básico uma imagem de ciência mais apropriada, a pesquisa aqui apresentada culmina numa proposta de plano de aulas, a qual fez uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como ferramenta metodológica para levar aos educandos do ensino básico situações didáticas que propiciem a discussão acerca de alguns dos aspectos da Natureza da Ciência (NdC). O conteúdo histórico selecionado para promover a discussão sobre a NdC foi a Natureza do Calor, sendo abordadas as explicações Substancialista e Atomista em vários períodos históricos, com ênfase em alguns constructos teóricos da Europa nos séculos XVII e XVIII. Para promover maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem, o plano de aulas buscou abordar os mesmos aspectos da NdC em várias atividades diferentes, utilizando diversas ferramentas pedagógicas e em momentos didáticos distintos, havendo também matematização do conteúdo escolhido. O produto final apresentado busca dar subsídios teóricos e práticos a docentes que queiram aplicar o plano de aulas para promover o debate sobre a NdC em salade aula.The image of science and how it is built has been routinely displayed improperly. Several studies have explored this fact, its implications and possible causes. To build with the students of basic education an image of science most appropriate, the research presented here culminates in a proposed lesson plan, which made use of the History and Philosophy of Science (HPS) as a methodological tool to bring students to the basic education teaching situations that provides discussion about some of the aspects of Nature of Science (NOS). The selected historical content to promote discussion about the NOS was the Nature of Heat being addressed and explanations Substantialist and Atomist views in various historical periods, with emphasis on some theoretical constructs of Europe in the seventeenth and eighteenth centuries. To promote greater efficiency in the process of teaching and learning,lesson plan sought to address the same aspects of NOS in several different activities, using various teaching tools and educational different times, there is also the mathematization chosen content. The final product presented seeks to provide theoretical and practical information for teachers who want to apply the lesson plan to promote debate about the NOS in the classroom.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaSilva, Ana Paula Bispo daCPF:09566731809SILVA, Ana Paula Bispo daForato, Thais Cyrino de MelloCPF:07559398839http://lattes.cnpq.br/1268757747150909Martins, Roberto de AndradeCPF:49388487834http://lattes.cnpq.br/1303182900555819Moraes, Andréia Guerra deCPF:78207169753http://lattes.cnpq.br/4240715075311404Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa2015-09-25T12:21:34Z2014-01-132013-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa. Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T18:29:50Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T18:29:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula |
title |
Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula |
spellingShingle |
Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa Natureza da ciência, História da Ciência, Plano de Aula, Calor CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula |
title_full |
Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula |
title_fullStr |
Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula |
title_full_unstemmed |
Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula |
title_sort |
Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula |
author |
Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa |
author_facet |
Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Bispo da CPF:09566731809 SILVA, Ana Paula Bispo da Forato, Thais Cyrino de Mello CPF:07559398839 http://lattes.cnpq.br/1268757747150909 Martins, Roberto de Andrade CPF:49388487834 http://lattes.cnpq.br/1303182900555819 Moraes, Andréia Guerra de CPF:78207169753 http://lattes.cnpq.br/4240715075311404 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natureza da ciência, História da Ciência, Plano de Aula, Calor CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
Natureza da ciência, História da Ciência, Plano de Aula, Calor CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
A imagem de ciência e de como esta é construída temsido corriqueiramente apresentada de forma inadequada. Vários estudos exploraram tal fato, suas implicações e possíveis causas. Para construir com os educandos do ensino básico uma imagem de ciência mais apropriada, a pesquisa aqui apresentada culmina numa proposta de plano de aulas, a qual fez uso da História e Filosofia da Ciência (HFC) como ferramenta metodológica para levar aos educandos do ensino básico situações didáticas que propiciem a discussão acerca de alguns dos aspectos da Natureza da Ciência (NdC). O conteúdo histórico selecionado para promover a discussão sobre a NdC foi a Natureza do Calor, sendo abordadas as explicações Substancialista e Atomista em vários períodos históricos, com ênfase em alguns constructos teóricos da Europa nos séculos XVII e XVIII. Para promover maior eficácia do processo de ensino-aprendizagem, o plano de aulas buscou abordar os mesmos aspectos da NdC em várias atividades diferentes, utilizando diversas ferramentas pedagógicas e em momentos didáticos distintos, havendo também matematização do conteúdo escolhido. O produto final apresentado busca dar subsídios teóricos e práticos a docentes que queiram aplicar o plano de aulas para promover o debate sobre a NdC em salade aula. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-25 2014-01-13 2015-09-25T12:21:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa. Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1938 |
identifier_str_mv |
GOMES, José Leandro de Albuquerque Macedo Costa. Conceito de Calor: Contexto histórico e proposta para a sala de aula. 2013. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. |
url |
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual da Paraíba Ensino de Física BR UEPB Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) instacron:UEPB |
instname_str |
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
instacron_str |
UEPB |
institution |
UEPB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bc@uepb.edu.br|| |
_version_ |
1811813172901838848 |