O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Franciele Martins de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1643
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da sala de informática nas aulas de matemática no Ensino Fundamental, buscando compreender as contribuições e dificuldades da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir das percepções de um grupo de professores. Constituiu-se a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual foi proposto um questionário aos professores de Matemática das escolas municipais na cidade de Panambi/RS. Os dados empíricos produzidos na pesquisa foram analisados com base em algumas discussões apresentadas por autores como Borba (2001), Brandão (1995), Gouvêa (1999), entre outros que pesquisam sobre Educação Matemática e Informática. Diante da análise dos dados produzidos, foi possível perceber que a maioria dos professores utiliza a sala de Informática de suas escolas, no entanto, parte destes, com pouca frequência, pois não têm um conhecimento que potencialize a utilização da informática como um recurso metodológico no Ensino da Matemática.
id UNIJ_38ccd78a4f47a1a180d61ecf0c5022e6
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1643
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores2013-05-0720122013-05-07T18:32:24Z2013-05-07T18:32:24ZEste artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da sala de informática nas aulas de matemática no Ensino Fundamental, buscando compreender as contribuições e dificuldades da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir das percepções de um grupo de professores. Constituiu-se a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual foi proposto um questionário aos professores de Matemática das escolas municipais na cidade de Panambi/RS. Os dados empíricos produzidos na pesquisa foram analisados com base em algumas discussões apresentadas por autores como Borba (2001), Brandão (1995), Gouvêa (1999), entre outros que pesquisam sobre Educação Matemática e Informática. Diante da análise dos dados produzidos, foi possível perceber que a maioria dos professores utiliza a sala de Informática de suas escolas, no entanto, parte destes, com pouca frequência, pois não têm um conhecimento que potencialize a utilização da informática como um recurso metodológico no Ensino da Matemática.14 f.Aula de matemáticaSala de informáticaRecurso metodológicoMatemáticaCiências Exatas e da Terrahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1643DMD_hdl_123456789/1643Oliveira, Franciele Martins deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranciele%20-%20Artigo.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1643/3/Franciele%20-%20Artigo.pdf.txttext/plain37615http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1643/3/Franciele%20-%20Artigo.pdf.txtbce425710233f6c0b9472fe7e789cc97MD5123456789_1643_3Franciele%20-%20Artigo.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1643/1/Franciele%20-%20Artigo.pdfapplication/pdf456460http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1643/1/Franciele%20-%20Artigo.pdfa8526569491f9bf3fe95e4e360867987MD5123456789_1643_12019-01-21T12:43:58Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores
title O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores
spellingShingle O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores
Oliveira, Franciele Martins de
Aula de matemática
Sala de informática
Recurso metodológico
Matemática
Ciências Exatas e da Terra
title_short O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores
title_full O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores
title_fullStr O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores
title_full_unstemmed O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores
title_sort O uso da sala de informática nas aulas de matemática no ensino fundamental: percepções de um grupo de professores
author Oliveira, Franciele Martins de
author_facet Oliveira, Franciele Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Franciele Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Aula de matemática
Sala de informática
Recurso metodológico
Matemática
Ciências Exatas e da Terra
topic Aula de matemática
Sala de informática
Recurso metodológico
Matemática
Ciências Exatas e da Terra
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da sala de informática nas aulas de matemática no Ensino Fundamental, buscando compreender as contribuições e dificuldades da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir das percepções de um grupo de professores. Constituiu-se a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual foi proposto um questionário aos professores de Matemática das escolas municipais na cidade de Panambi/RS. Os dados empíricos produzidos na pesquisa foram analisados com base em algumas discussões apresentadas por autores como Borba (2001), Brandão (1995), Gouvêa (1999), entre outros que pesquisam sobre Educação Matemática e Informática. Diante da análise dos dados produzidos, foi possível perceber que a maioria dos professores utiliza a sala de Informática de suas escolas, no entanto, parte destes, com pouca frequência, pois não têm um conhecimento que potencialize a utilização da informática como um recurso metodológico no Ensino da Matemática.
14 f.
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso da sala de informática nas aulas de matemática no Ensino Fundamental, buscando compreender as contribuições e dificuldades da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir das percepções de um grupo de professores. Constituiu-se a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, no qual foi proposto um questionário aos professores de Matemática das escolas municipais na cidade de Panambi/RS. Os dados empíricos produzidos na pesquisa foram analisados com base em algumas discussões apresentadas por autores como Borba (2001), Brandão (1995), Gouvêa (1999), entre outros que pesquisam sobre Educação Matemática e Informática. Diante da análise dos dados produzidos, foi possível perceber que a maioria dos professores utiliza a sala de Informática de suas escolas, no entanto, parte destes, com pouca frequência, pois não têm um conhecimento que potencialize a utilização da informática como um recurso metodológico no Ensino da Matemática.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-05-07T18:32:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-07T18:32:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1643
DMD_hdl_123456789/1643
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1643
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413617958322176