Reformulações em instituições de ensino médio durante a pandemia de Covid-19
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4678 |
Resumo: | Durante o período pandêmico ocasionado pela disseminação da Covid-19, o sistema educacional brasileiro adotou o Ensino Remoto Emergencial (ERE), onde professores e alunos estavam conectados através da tecnologia, garantindo a continuidade do ensino sem a necessidade de estarem em um mesmo espaço físico. Porém, em um país socioeconomicamente desigual como o Brasil, uma alternativa de ensino que necessitava de acesso à equipamentos tecnológicos e conexão com internet de qualidade, as diferenças existentes foram acentuadas. Muitos estudantes se viram privados do acesso à educação, os professores enfrentaram dificuldades devido à falta de experiência no trabalho com tecnologia, e os gestores se viram na função de tentar amenizar os problemas que surgiam. Pensando nessas questões e considerando a incerteza de uma volta aos modelos anteriores de ensino, empreendemos uma pesquisa qualitativa com os profissionais que atuaram na educação nos anos de 2020 e 2021, tendo por objetivo geral: conhecer as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas pelos sistemas de ensino público e privado durante a pandemia da covid-19. Para auxiliar na obtenção dos resultados, dividimos a pesquisa em duas etapas, cada uma com um objetivo específico, sendo estes: identificar dificuldades enfrentadas por professores de matemática na transição do modelo presencial para os modelos remoto e híbrido; e compreender as dificuldades enfrentadas pelo corpo gestor das instituições de ensino médio na adaptação para o ensino remoto e híbrido. Cada objetivo gerou um artigo científico com referencial teórico, metodologias e resultados próprios, unidos para formar a presente dissertação, baseada no modelo de escrita multipaper. Os dados foram obtidos através da realização de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores de diferentes instituições. Ao fim da coleta dos dados e através de sua análise pudemos constatar que, apesar dos diversos problemas que cada grupo enfrentou, um ponto comum a ambos foi a preocupação em propiciar educação, esperança e apoio emocional aos estudantes durante todo o período de mudanças e incertezas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001. |
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Reformulações em instituições de ensino médio durante a pandemia de Covid-19Reformulations in high school institutions during the covid-19 pandemicMetodologias de ensinoAdaptações no ensinoProfessores de MatemáticaEnsino remoto emergencialMathematics teachersTeaching adaptationsTeaching methodologiesCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADurante o período pandêmico ocasionado pela disseminação da Covid-19, o sistema educacional brasileiro adotou o Ensino Remoto Emergencial (ERE), onde professores e alunos estavam conectados através da tecnologia, garantindo a continuidade do ensino sem a necessidade de estarem em um mesmo espaço físico. Porém, em um país socioeconomicamente desigual como o Brasil, uma alternativa de ensino que necessitava de acesso à equipamentos tecnológicos e conexão com internet de qualidade, as diferenças existentes foram acentuadas. Muitos estudantes se viram privados do acesso à educação, os professores enfrentaram dificuldades devido à falta de experiência no trabalho com tecnologia, e os gestores se viram na função de tentar amenizar os problemas que surgiam. Pensando nessas questões e considerando a incerteza de uma volta aos modelos anteriores de ensino, empreendemos uma pesquisa qualitativa com os profissionais que atuaram na educação nos anos de 2020 e 2021, tendo por objetivo geral: conhecer as dificuldades enfrentadas e as soluções adotadas pelos sistemas de ensino público e privado durante a pandemia da covid-19. Para auxiliar na obtenção dos resultados, dividimos a pesquisa em duas etapas, cada uma com um objetivo específico, sendo estes: identificar dificuldades enfrentadas por professores de matemática na transição do modelo presencial para os modelos remoto e híbrido; e compreender as dificuldades enfrentadas pelo corpo gestor das instituições de ensino médio na adaptação para o ensino remoto e híbrido. Cada objetivo gerou um artigo científico com referencial teórico, metodologias e resultados próprios, unidos para formar a presente dissertação, baseada no modelo de escrita multipaper. Os dados foram obtidos através da realização de entrevistas semiestruturadas com professores e gestores de diferentes instituições. Ao fim da coleta dos dados e através de sua análise pudemos constatar que, apesar dos diversos problemas que cada grupo enfrentou, um ponto comum a ambos foi a preocupação em propiciar educação, esperança e apoio emocional aos estudantes durante todo o período de mudanças e incertezas. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.During the pandemic period caused by the spread of Covid-19, the Brazilian educational system adopted Emergency Remote Teaching (ERE), where teachers and students were connected through technology, ensuring the continuity of teaching without the need to be in the same physical space. However, in a socioeconomically unequal country such as Brazil, a teaching alternative that needed access to technological equipment and quality internet connection, the existing differences were accentuated. Many students found themselves deprived of access to education, teachers faced difficulties due to their lack of experience working with technology, and managers found themselves in the role of trying to alleviate the problems that arose. Thinking about these issues and considering the uncertainty of a return to previous teaching models, we undertook a qualitative research with professionals who worked in education in the years 2020 and 2021, with the general objective: to know the difficulties faced and the solutions adopted by the education systems. public and private education during the covid-19 pandemic. To assist in obtaining the results, we divided the research into two stages, each with a specific objective, namely: to identify difficulties faced by mathematics teachers in the transition from the face-to-face model to the remote and hybrid models; and understand the difficulties faced by the management body of secondary education institutions in adapting to remote and hybrid teaching. Each objective generated a scientific article with its own theoretical framework, methodologies and results, united to form the present dissertation, based on the multipaper writing model. Data were obtained through semi-structured interviews with professors and managers from different institutions. At the end of data collection and through its analysis, we were able to verify that, despite the different problems that each group faced, a common point for both was the concern to provide education, hope and emotional support to students throughout the period of changes and uncertainties. This work was carried out with the support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel – Brazil (CAPES) – Financing Code 001.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Luciohttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957Almeida, Helber Rangel Formiga Leite dehttp://lattes.cnpq.br/6267763090014832Fernandes, José de Arimatéiahttp://lattes.cnpq.br/9776386122552122Pinheiro, Valéria Guedes2023-06-27T14:14:35Z2999-12-312023-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPINHEIRO, Valéria Guedes. Reformulações em instituições de ensino médio durante a pandemia de Covid-19. 2023. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4678porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2023-06-27T14:15:16Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2023-06-27T14:15:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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