Compreensão de leitura e o trabalho do coordenador pedagógico no 1ª ano do ensino fundamental em uma escola municipal em Campina Grande-PB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4747 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como foco a relação entre o acesso universal à escolarização e, por conseguinte, aos direitos de aprendizagem dos estudantes, articulando, neste contexto educacional, o trabalho da coordenação pedagógica na unidade escolar. Para tal, a pesquisa ocorreu na Escola Municipal Manoel Francisco da Motta, em Campina Grande, Paraíba. Como aporte teórico, utilizamos os autores Street (2014), Rojo (2012), Bakhtin (1989), Tardif (2002), Lessard (2008) Vigotski (1998) e Minayo (2001), por suas contribuições relevantes para compreender os desafios enfrentados no contexto escolar brasileiro. As principais questões que nortearam a pesquisa são: (1) como o coordenador pedagógico pode garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental?; e (2) em que medida as concepções pedagógicas e as metodologias de ensino contribuem para tornar os direitos de aprendizagem não apenas acessíveis, mas também desejáveis e significativos para os estudantes? O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a reflexão sobre a relação entre formação dos professores, o acompanhamento do coordenador pedagógico e a garantia de direitos de aprendizagem dos aprendentes do ensino básico. Os objetivos específicos são: (1) discutir as concepções dos direitos de aprendizagem em leitura da língua portuguesa nos primeiros anos do Ensino Fundamental, à luz das estratégias de leitura de Solé; (2) compreender os contextos em que são garantidos os direitos de aprendizagem e as estratégias de leitura; (3) analisar o papel do coordenador pedagógico no acompanhamento docente para garantir o acesso dos alunos aos direitos de aprendizagem em leitura; (4) elaborar um módulo educacional interventivo, como Proposta de Acompanhamento Pedagógico de Estratégias de Leitura (PARALER) em Língua Portuguesa, referente ao 1º ano do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa é uma intervenção pedagógica (DAMINANI et al., 2013), baseada nas contribuições de Vigotski e Bakhtin, que enfatizam a importância do contexto sociocultural na educação. Os dados foram analisados utilizando a análise temática de Minayo (2001), que incluiu a consulta a documentos oficiais, a elaboração de um módulo didático interventivo e a intervenção participativa da pesquisadora com os professores da escola selecionada. Os resultados mostram a eficácia do trabalho com estratégias de leitura propostas por Solé na melhoria da compreensão leitora dos alunos e na promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e enriquecedor. Como produto, elaboramos um módulo educacional interventivo, como Proposta de Acompanhamento Pedagógico de Estratégias de Leitura (PARALER) em Língua Portuguesa, referente ao 1º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que essas pesquisas contribuam para o aprimoramento da qualidade da educação e para a formação de leitores competentes, críticos e reflexivos. |
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Compreensão de leitura e o trabalho do coordenador pedagógico no 1ª ano do ensino fundamental em uma escola municipal em Campina Grande-PBLeituraEstratégias de leituraFormação do leitorFormação de professorEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA presente pesquisa tem como foco a relação entre o acesso universal à escolarização e, por conseguinte, aos direitos de aprendizagem dos estudantes, articulando, neste contexto educacional, o trabalho da coordenação pedagógica na unidade escolar. Para tal, a pesquisa ocorreu na Escola Municipal Manoel Francisco da Motta, em Campina Grande, Paraíba. Como aporte teórico, utilizamos os autores Street (2014), Rojo (2012), Bakhtin (1989), Tardif (2002), Lessard (2008) Vigotski (1998) e Minayo (2001), por suas contribuições relevantes para compreender os desafios enfrentados no contexto escolar brasileiro. As principais questões que nortearam a pesquisa são: (1) como o coordenador pedagógico pode garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental?; e (2) em que medida as concepções pedagógicas e as metodologias de ensino contribuem para tornar os direitos de aprendizagem não apenas acessíveis, mas também desejáveis e significativos para os estudantes? O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a reflexão sobre a relação entre formação dos professores, o acompanhamento do coordenador pedagógico e a garantia de direitos de aprendizagem dos aprendentes do ensino básico. Os objetivos específicos são: (1) discutir as concepções dos direitos de aprendizagem em leitura da língua portuguesa nos primeiros anos do Ensino Fundamental, à luz das estratégias de leitura de Solé; (2) compreender os contextos em que são garantidos os direitos de aprendizagem e as estratégias de leitura; (3) analisar o papel do coordenador pedagógico no acompanhamento docente para garantir o acesso dos alunos aos direitos de aprendizagem em leitura; (4) elaborar um módulo educacional interventivo, como Proposta de Acompanhamento Pedagógico de Estratégias de Leitura (PARALER) em Língua Portuguesa, referente ao 1º ano do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa é uma intervenção pedagógica (DAMINANI et al., 2013), baseada nas contribuições de Vigotski e Bakhtin, que enfatizam a importância do contexto sociocultural na educação. Os dados foram analisados utilizando a análise temática de Minayo (2001), que incluiu a consulta a documentos oficiais, a elaboração de um módulo didático interventivo e a intervenção participativa da pesquisadora com os professores da escola selecionada. Os resultados mostram a eficácia do trabalho com estratégias de leitura propostas por Solé na melhoria da compreensão leitora dos alunos e na promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e enriquecedor. Como produto, elaboramos um módulo educacional interventivo, como Proposta de Acompanhamento Pedagógico de Estratégias de Leitura (PARALER) em Língua Portuguesa, referente ao 1º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que essas pesquisas contribuam para o aprimoramento da qualidade da educação e para a formação de leitores competentes, críticos e reflexivos.The present research focuses on the relationship between universal access to education and, consequently, students' learning rights, articulating, in this educational context, the work of pedagogical coordination in the school unit. To do so, the research took place at the Manoel Francisco da Motta Municipal School in Campina Grande, Paraíba, where pedagogical coordination works on developing strategies to ensure students' qualified access to learning rights in Portuguese language reading in the early years of basic education. As theoretical support, we used the works of authors Street (2014), Rojo (2012), Bakhtin (1989), Tardif (2002), Lessard (2008), Vygotsky (1998), and Minayo (2001) due to their significant contributions in understanding the challenges faced in the Brazilian school context. The main questions guiding the research are: (1) how can the pedagogical coordinator ensure students' learning rights in the early years of elementary school? and (2) to what extent do pedagogical concepts and teaching methodologies contribute to making learning rights not only accessible but also desirable and meaningful for students? The general objective of the research is to contribute to the reflection on the relationship between teacher training, the pedagogical coordinator's support, and the assurance of learning rights for basic education learners. The specific objectives are: (1) to discuss the concepts of learning rights in Portuguese language reading in the early years of elementary school, using Solé's reading strategies; (2) to understand the contexts in which learning rights and reading strategies are guaranteed; (3) to analyze the role of the pedagogical coordinator in teacher support to ensure students' access to learning rights in reading; (4) to develop an intervention educational module, such as the Proposal for Pedagogical Support for Reading Strategies (PARALER) in Portuguese Language, for the 1st year of elementary school. The research methodology is a pedagogical intervention (DAMINANI et al., 2013), based on the contributions of Vygotsky and Bakhtin, emphasizing the importance of the sociocultural context in education. Data were analyzed using Minayo's thematic analysis (2001), which included the consultation of official documents, the development of an intervention didactic module, and the participatory intervention of the researcher with the school's teachers. The results demonstrate the effectiveness of working with reading strategies proposed by Solé in improving students' reading comprehension and promoting a more inclusive and enriching school environment. As a product, we have developed an intervention educational module, as a Proposal for Pedagogical Support for Reading Strategies (PARALER) in Portuguese Language, for the 1st year of elementary school. It is expected that this research will contribute to improving the quality of education and the formation of competent, critical, and reflective readers.CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPGonçalves, Fabíola Mônica da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6605154818579119Barbosa, Silvia Maria Costahttp://lattes.cnpq.br/8430035884569094Aragão, Patrícia Cristina dehttp://lattes.cnpq.br/6734404565435352Moura, Lucila Albino Barbosa de2023-09-12T14:25:34Z2023-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, L. A. B. Compreensão de leitura e o trabalho do coordenador pedagógico no 1ª ano do ensino fundamental em uma escola municipal em Campina Grande-PB. 2023. 131 f. 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A presente pesquisa tem como foco a relação entre o acesso universal à escolarização e, por conseguinte, aos direitos de aprendizagem dos estudantes, articulando, neste contexto educacional, o trabalho da coordenação pedagógica na unidade escolar. Para tal, a pesquisa ocorreu na Escola Municipal Manoel Francisco da Motta, em Campina Grande, Paraíba. Como aporte teórico, utilizamos os autores Street (2014), Rojo (2012), Bakhtin (1989), Tardif (2002), Lessard (2008) Vigotski (1998) e Minayo (2001), por suas contribuições relevantes para compreender os desafios enfrentados no contexto escolar brasileiro. As principais questões que nortearam a pesquisa são: (1) como o coordenador pedagógico pode garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental?; e (2) em que medida as concepções pedagógicas e as metodologias de ensino contribuem para tornar os direitos de aprendizagem não apenas acessíveis, mas também desejáveis e significativos para os estudantes? O objetivo geral da pesquisa é contribuir para a reflexão sobre a relação entre formação dos professores, o acompanhamento do coordenador pedagógico e a garantia de direitos de aprendizagem dos aprendentes do ensino básico. Os objetivos específicos são: (1) discutir as concepções dos direitos de aprendizagem em leitura da língua portuguesa nos primeiros anos do Ensino Fundamental, à luz das estratégias de leitura de Solé; (2) compreender os contextos em que são garantidos os direitos de aprendizagem e as estratégias de leitura; (3) analisar o papel do coordenador pedagógico no acompanhamento docente para garantir o acesso dos alunos aos direitos de aprendizagem em leitura; (4) elaborar um módulo educacional interventivo, como Proposta de Acompanhamento Pedagógico de Estratégias de Leitura (PARALER) em Língua Portuguesa, referente ao 1º ano do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa é uma intervenção pedagógica (DAMINANI et al., 2013), baseada nas contribuições de Vigotski e Bakhtin, que enfatizam a importância do contexto sociocultural na educação. Os dados foram analisados utilizando a análise temática de Minayo (2001), que incluiu a consulta a documentos oficiais, a elaboração de um módulo didático interventivo e a intervenção participativa da pesquisadora com os professores da escola selecionada. Os resultados mostram a eficácia do trabalho com estratégias de leitura propostas por Solé na melhoria da compreensão leitora dos alunos e na promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e enriquecedor. Como produto, elaboramos um módulo educacional interventivo, como Proposta de Acompanhamento Pedagógico de Estratégias de Leitura (PARALER) em Língua Portuguesa, referente ao 1º ano do Ensino Fundamental. Espera-se que essas pesquisas contribuam para o aprimoramento da qualidade da educação e para a formação de leitores competentes, críticos e reflexivos. |
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