Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18065 |
Resumo: | Na presente investigação, aspirou-se contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos portugueses de 9º ano, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Os objetivos do estudo eram conhecer as representações dos alunos sobre a leitura; saber se estes utilizavam estratégias de leitura para atingir uma melhor compreensão; perceber se os alunos consideravam a disciplina de Língua Portuguesa como promotora de aprendizagens transversais; avaliar o manual escolar, em relação à compreensão na leitura; e compreender a política da escola em relação à leitura. O estudo de caso desenvolveu-se por meio de inquérito por questionário a alunos de 9º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente, se refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no referido Teste. |
id |
RCAP_7cff8870127e87de98d9fc55388840e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18065 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolarLeituraCompreensão leitoraEstratégias de leituraAvaliação da leituraNa presente investigação, aspirou-se contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos portugueses de 9º ano, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Os objetivos do estudo eram conhecer as representações dos alunos sobre a leitura; saber se estes utilizavam estratégias de leitura para atingir uma melhor compreensão; perceber se os alunos consideravam a disciplina de Língua Portuguesa como promotora de aprendizagens transversais; avaliar o manual escolar, em relação à compreensão na leitura; e compreender a política da escola em relação à leitura. O estudo de caso desenvolveu-se por meio de inquérito por questionário a alunos de 9º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente, se refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no referido Teste.Educação em Foco. UEMG2016-03-15T12:23:52Z2016-03-152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18065http://hdl.handle.net/10174/18065porISSN: 1519-3322; e-ISSN: 2317-0093CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologiaapb@uevora.ptrecellij@gmail.comndBalça, ÂngelaSouza, Renata JunqueiraGuerreiro, Ana Crisitinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:58.201411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
title |
Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
spellingShingle |
Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar Balça, Ângela Leitura Compreensão leitora Estratégias de leitura Avaliação da leitura |
title_short |
Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
title_full |
Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
title_fullStr |
Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
title_sort |
Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
author |
Balça, Ângela |
author_facet |
Balça, Ângela Souza, Renata Junqueira Guerreiro, Ana Crisitina |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Renata Junqueira Guerreiro, Ana Crisitina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balça, Ângela Souza, Renata Junqueira Guerreiro, Ana Crisitina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Compreensão leitora Estratégias de leitura Avaliação da leitura |
topic |
Leitura Compreensão leitora Estratégias de leitura Avaliação da leitura |
description |
Na presente investigação, aspirou-se contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos portugueses de 9º ano, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Os objetivos do estudo eram conhecer as representações dos alunos sobre a leitura; saber se estes utilizavam estratégias de leitura para atingir uma melhor compreensão; perceber se os alunos consideravam a disciplina de Língua Portuguesa como promotora de aprendizagens transversais; avaliar o manual escolar, em relação à compreensão na leitura; e compreender a política da escola em relação à leitura. O estudo de caso desenvolveu-se por meio de inquérito por questionário a alunos de 9º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente, se refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no referido Teste. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-15T12:23:52Z 2016-03-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18065 http://hdl.handle.net/10174/18065 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
ISSN: 1519-3322; e-ISSN: 2317-0093 CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia apb@uevora.pt recellij@gmail.com nd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Foco. UEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Foco. UEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552553915711488 |