Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balça, Ângela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Renata Junqueira, Guerreiro, Ana Crisitina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18065
Resumo: Na presente investigação, aspirou-se contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos portugueses de 9º ano, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Os objetivos do estudo eram conhecer as representações dos alunos sobre a leitura; saber se estes utilizavam estratégias de leitura para atingir uma melhor compreensão; perceber se os alunos consideravam a disciplina de Língua Portuguesa como promotora de aprendizagens transversais; avaliar o manual escolar, em relação à compreensão na leitura; e compreender a política da escola em relação à leitura. O estudo de caso desenvolveu-se por meio de inquérito por questionário a alunos de 9º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente, se refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no referido Teste.
id RCAP_7cff8870127e87de98d9fc55388840e6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18065
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolarLeituraCompreensão leitoraEstratégias de leituraAvaliação da leituraNa presente investigação, aspirou-se contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos portugueses de 9º ano, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Os objetivos do estudo eram conhecer as representações dos alunos sobre a leitura; saber se estes utilizavam estratégias de leitura para atingir uma melhor compreensão; perceber se os alunos consideravam a disciplina de Língua Portuguesa como promotora de aprendizagens transversais; avaliar o manual escolar, em relação à compreensão na leitura; e compreender a política da escola em relação à leitura. O estudo de caso desenvolveu-se por meio de inquérito por questionário a alunos de 9º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente, se refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no referido Teste.Educação em Foco. UEMG2016-03-15T12:23:52Z2016-03-152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18065http://hdl.handle.net/10174/18065porISSN: 1519-3322; e-ISSN: 2317-0093CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologiaapb@uevora.ptrecellij@gmail.comndBalça, ÂngelaSouza, Renata JunqueiraGuerreiro, Ana Crisitinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18065Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:58.201411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
title Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
spellingShingle Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
Balça, Ângela
Leitura
Compreensão leitora
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
title_short Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
title_full Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
title_fullStr Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
title_full_unstemmed Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
title_sort Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
author Balça, Ângela
author_facet Balça, Ângela
Souza, Renata Junqueira
Guerreiro, Ana Crisitina
author_role author
author2 Souza, Renata Junqueira
Guerreiro, Ana Crisitina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balça, Ângela
Souza, Renata Junqueira
Guerreiro, Ana Crisitina
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão leitora
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
topic Leitura
Compreensão leitora
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
description Na presente investigação, aspirou-se contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos portugueses de 9º ano, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Os objetivos do estudo eram conhecer as representações dos alunos sobre a leitura; saber se estes utilizavam estratégias de leitura para atingir uma melhor compreensão; perceber se os alunos consideravam a disciplina de Língua Portuguesa como promotora de aprendizagens transversais; avaliar o manual escolar, em relação à compreensão na leitura; e compreender a política da escola em relação à leitura. O estudo de caso desenvolveu-se por meio de inquérito por questionário a alunos de 9º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente, se refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no referido Teste.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-15T12:23:52Z
2016-03-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18065
http://hdl.handle.net/10174/18065
url http://hdl.handle.net/10174/18065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv ISSN: 1519-3322; e-ISSN: 2317-0093
CIEP - Centro de Investigação em Educação e Psicologia
apb@uevora.pt
recellij@gmail.com
nd
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Foco. UEMG
publisher.none.fl_str_mv Educação em Foco. UEMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552553915711488