Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
DOI: | 10.24934/eef.v18i25.326 |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/326 |
Resumo: | Partindo de resultados de estudos (nomeadamente o PISA) que apontam para um domínio pouco consistente da língua materna por parte dos alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos mesmos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Pretendeu-se investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspetiva transversal, era suscetível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. |
id |
UEMG-2_c7c5b2be51587bdc334e2ae5cf1d3a19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/326 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
spelling |
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolarLeituraCompreensão leitoraEstratégias de leituraAvaliação da leituraPartindo de resultados de estudos (nomeadamente o PISA) que apontam para um domínio pouco consistente da língua materna por parte dos alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos mesmos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Pretendeu-se investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspetiva transversal, era suscetível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.EDUEMG2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/32610.24934/eef.v18i25.326Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 13-31Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 13-31Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 13-312317-00931519-332210.24934/eef.v18i25reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/326/749Balça, ÂngelaSouza, Renata Junqueira deGuerreiro, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/326Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
title |
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
spellingShingle |
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar Balça, Ângela Leitura Compreensão leitora Estratégias de leitura Avaliação da leitura Balça, Ângela Leitura Compreensão leitora Estratégias de leitura Avaliação da leitura |
title_short |
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
title_full |
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
title_fullStr |
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
title_sort |
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar |
author |
Balça, Ângela |
author_facet |
Balça, Ângela Balça, Ângela Souza, Renata Junqueira de Guerreiro, Ana Cristina Souza, Renata Junqueira de Guerreiro, Ana Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Renata Junqueira de Guerreiro, Ana Cristina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Balça, Ângela Souza, Renata Junqueira de Guerreiro, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Compreensão leitora Estratégias de leitura Avaliação da leitura |
topic |
Leitura Compreensão leitora Estratégias de leitura Avaliação da leitura |
description |
Partindo de resultados de estudos (nomeadamente o PISA) que apontam para um domínio pouco consistente da língua materna por parte dos alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos mesmos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Pretendeu-se investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspetiva transversal, era suscetível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/326 10.24934/eef.v18i25.326 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/326 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v18i25.326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/326/749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 13-31 Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 13-31 Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 13-31 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v18i25 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1822179433174269952 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24934/eef.v18i25.326 |