Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balça, Ângela
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Renata Junqueira de, Guerreiro, Ana Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
DOI: 10.24934/eef.v18i25.326
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/326
Resumo: Partindo de resultados de estudos (nomeadamente o PISA) que apontam para um domínio pouco consistente da língua materna por parte dos alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos mesmos  no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Pretendeu-se investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspetiva transversal, era suscetível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.
id UEMG-2_c7c5b2be51587bdc334e2ae5cf1d3a19
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/326
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
spelling Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolarLeituraCompreensão leitoraEstratégias de leituraAvaliação da leituraPartindo de resultados de estudos (nomeadamente o PISA) que apontam para um domínio pouco consistente da língua materna por parte dos alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos mesmos  no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Pretendeu-se investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspetiva transversal, era suscetível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.EDUEMG2015-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/32610.24934/eef.v18i25.326Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 13-31Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 13-31Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 13-312317-00931519-332210.24934/eef.v18i25reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/326/749Balça, ÂngelaSouza, Renata Junqueira deGuerreiro, Ana Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/326Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
title Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
spellingShingle Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
Balça, Ângela
Leitura
Compreensão leitora
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
Balça, Ângela
Leitura
Compreensão leitora
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
title_short Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
title_full Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
title_fullStr Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
title_full_unstemmed Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
title_sort Leitura e compreensão leitora - estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar
author Balça, Ângela
author_facet Balça, Ângela
Balça, Ângela
Souza, Renata Junqueira de
Guerreiro, Ana Cristina
Souza, Renata Junqueira de
Guerreiro, Ana Cristina
author_role author
author2 Souza, Renata Junqueira de
Guerreiro, Ana Cristina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balça, Ângela
Souza, Renata Junqueira de
Guerreiro, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Compreensão leitora
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
topic Leitura
Compreensão leitora
Estratégias de leitura
Avaliação da leitura
description Partindo de resultados de estudos (nomeadamente o PISA) que apontam para um domínio pouco consistente da língua materna por parte dos alunos portugueses do 3.º ciclo do ensino básico, a presente investigação aspirou contribuir para o entendimento do desempenho dos mesmos  no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Pretendeu-se investigar em que medida a utilização de estratégias de leitura, numa perspetiva transversal, era suscetível de promover nos alunos uma aprendizagem mais significativa, contribuindo para a formação de um leitor mais competente. Para concretizar esse propósito, o estudo empírico desenvolveu-se através de inquérito por questionário a alunos de 9.º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/326
10.24934/eef.v18i25.326
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/326
identifier_str_mv 10.24934/eef.v18i25.326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/326/749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 18 No. 25 (2015): Educação em Foco; 13-31
Educação em Foco; Vol. 18 Núm. 25 (2015): Educação em Foco; 13-31
Educação em Foco; v. 18 n. 25 (2015): Educação em Foco; 13-31
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v18i25
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1822179433174269952
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24934/eef.v18i25.326