Os games e as funções matemáticas: uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Fábio Ferreira Nunes de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1969
Resumo: Na sociedade atual, é necessário que tenhamos alguns conhecimentos mínimos para não ficarmos à margem dos benefícios que nos são oferecidos. Portanto, entre esses conhecimentos estão incluídas algumas competências matemáticas que nem sempre são estimuladas de forma adequada no ambiente escolar. Como a humanidade vive em constante desenvolvimento intelectual, então, alguns avanços são evidentes, entre eles, o tecnológico. Esse fato tem causado grandes transtornos nas escolas brasileiras, que não têm tido a possibilidade de acompanhar de forma tão rápida essa evolução e muitas crianças, jovens e adultos encontram em ambientes extras escolares estímulos que desejariam encontrar no seu ambiente escolar, mas que raramente os encontram. Os jogos oferecem diversão e ao mesmo tempo estímulo na realização de atividades cinema, a TV e inclusive ao tradicional futebol. A partir deste entendimento defendemos como hipótese que é possível favorecer a compreensão do conceito de funções matemáticas através da utilização de games. Assim, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a compreensão das funções matemáticas através da utilização de games. Observadas algumas dificuldades dos alunos no processo de ensino e aprendizagem das funções matemáticas. O estudo foi aplicado com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Santa Cruz do Capibaribe, do Agreste pernambucano. Foram feitas a investigação e análise pedagógica de alguns games que pudessem contribuir para a aprendizagem de funções, sendo definido como referência o Tribal Wars. Tendo como apoio teórico os pressupostos defendidos por Seymour Papert (1994) e Sierpinska (1992). Os resultados obtidos levam-nos a concluir que é possível utilizar os games e no caso do Tribal Wars existem relações com o estudo das funções matemáticas com a representação cartesiana, a proporcionalidade, formulação de relações matemáticas, entre outras. Para que o estudo possa ter reflexo nas práticas de outros educadores, concluímos com a elaboração de um manual que possa servir de embasamento pedagógico para utilizar o game Tribal Wars no desenvolvimento e compreensão das funções matemáticas.
id UEPB_913067b03140bbb8b94a8f80f9f28836
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1969
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Os games e as funções matemáticas: uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino MédioThe games and math functions: applicability of the Tribal Wars in the school routine of the high schoolEnsino de MatemáticaJogos eletrônicosFunção MatemáticaMathematics TeachingVideo gamesFunction mathematicsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICANa sociedade atual, é necessário que tenhamos alguns conhecimentos mínimos para não ficarmos à margem dos benefícios que nos são oferecidos. Portanto, entre esses conhecimentos estão incluídas algumas competências matemáticas que nem sempre são estimuladas de forma adequada no ambiente escolar. Como a humanidade vive em constante desenvolvimento intelectual, então, alguns avanços são evidentes, entre eles, o tecnológico. Esse fato tem causado grandes transtornos nas escolas brasileiras, que não têm tido a possibilidade de acompanhar de forma tão rápida essa evolução e muitas crianças, jovens e adultos encontram em ambientes extras escolares estímulos que desejariam encontrar no seu ambiente escolar, mas que raramente os encontram. Os jogos oferecem diversão e ao mesmo tempo estímulo na realização de atividades cinema, a TV e inclusive ao tradicional futebol. A partir deste entendimento defendemos como hipótese que é possível favorecer a compreensão do conceito de funções matemáticas através da utilização de games. Assim, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a compreensão das funções matemáticas através da utilização de games. Observadas algumas dificuldades dos alunos no processo de ensino e aprendizagem das funções matemáticas. O estudo foi aplicado com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Santa Cruz do Capibaribe, do Agreste pernambucano. Foram feitas a investigação e análise pedagógica de alguns games que pudessem contribuir para a aprendizagem de funções, sendo definido como referência o Tribal Wars. Tendo como apoio teórico os pressupostos defendidos por Seymour Papert (1994) e Sierpinska (1992). Os resultados obtidos levam-nos a concluir que é possível utilizar os games e no caso do Tribal Wars existem relações com o estudo das funções matemáticas com a representação cartesiana, a proporcionalidade, formulação de relações matemáticas, entre outras. Para que o estudo possa ter reflexo nas práticas de outros educadores, concluímos com a elaboração de um manual que possa servir de embasamento pedagógico para utilizar o game Tribal Wars no desenvolvimento e compreensão das funções matemáticas.In today's society we need to have some minimal knowledge to not get the margin of the benefits that are offered to us. Therefore, among these skills are included some math skills that are not always adequately stimulated within the school environment. As mankind is constantly on the intellectual development, then, some progress is evident, among them the technology. This has caused major disruptions in Brazilian schools that have not been able to keep up so quickly these developments and many children, youth and adults are in school environments extra stimuli that would like to find in your school environment, but rarely find them. The games offer fun and encouragement while carrying out activities in film, TV and even the traditional football. From this understanding we defend the hypothesis that it is possible to promote understanding of the concept of mathematical functions through the use of games. This research aimed to investigate the comprehension of mathematical functions through the use of games. Observed some students' difficulties in teaching and learning of mathematical functions. The study was implemented with students from one grade of high school in a public school in Santa Cruz do Capibaribe, the rough of Pernambuco. An investigation was conducted and analysis of some educational games that could contribute to the learning of functions, defined as the reference Tribal Wars. Having to support theoretical assumptions advocated by Seymour Papert (1994) and Sierpinska (1992). The results take us to conclude that it is possible to use the games and in the case of Tribal Wars relationships exist with the study of mathematical functions with the Cartesian representation, proportionality, formulation of mathematical relationships, among others. For the study can be reflected in the practices of other educators concluded with the drafting of a manual that can serve as base for teaching the use Tribal Wars game in development and understanding of mathematical functions.Universidade Estadual da ParaíbaEnsino de FísicaBRUEPBMestrado Profissional em Ensino de Ciências e MatemáticaMoita, Filomena Maria Gonçalves da Silva CordeiroCPF:83996303491http://lattes.cnpq.br/6428823615325023Menezes, Josinalva EstácioCPF:19453574449http://lattes.cnpq.br/8476193167277646Rêgo, Rômulo Marinho doCPF:05962986415http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0Araújo, Fábio Ferreira Nunes de2015-09-25T12:21:59Z2014-05-272010-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAÚJO, Fábio Ferreira Nunes de. The games and math functions: applicability of the Tribal Wars in the school routine of the high school. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-01-26T18:25:29Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/1969Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-01-26T18:25:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os games e as funções matemáticas: uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino Médio
The games and math functions: applicability of the Tribal Wars in the school routine of the high school
title Os games e as funções matemáticas: uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino Médio
spellingShingle Os games e as funções matemáticas: uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino Médio
Araújo, Fábio Ferreira Nunes de
Ensino de Matemática
Jogos eletrônicos
Função Matemática
Mathematics Teaching
Video games
Function mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Os games e as funções matemáticas: uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino Médio
title_full Os games e as funções matemáticas: uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino Médio
title_fullStr Os games e as funções matemáticas: uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino Médio
title_full_unstemmed Os games e as funções matemáticas: uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino Médio
title_sort Os games e as funções matemáticas: uma aplicabilidade do Tribal Wars no cotidiano escolar do Ensino Médio
author Araújo, Fábio Ferreira Nunes de
author_facet Araújo, Fábio Ferreira Nunes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
CPF:83996303491
http://lattes.cnpq.br/6428823615325023
Menezes, Josinalva Estácio
CPF:19453574449
http://lattes.cnpq.br/8476193167277646
Rêgo, Rômulo Marinho do
CPF:05962986415
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Fábio Ferreira Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Jogos eletrônicos
Função Matemática
Mathematics Teaching
Video games
Function mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Ensino de Matemática
Jogos eletrônicos
Função Matemática
Mathematics Teaching
Video games
Function mathematics
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Na sociedade atual, é necessário que tenhamos alguns conhecimentos mínimos para não ficarmos à margem dos benefícios que nos são oferecidos. Portanto, entre esses conhecimentos estão incluídas algumas competências matemáticas que nem sempre são estimuladas de forma adequada no ambiente escolar. Como a humanidade vive em constante desenvolvimento intelectual, então, alguns avanços são evidentes, entre eles, o tecnológico. Esse fato tem causado grandes transtornos nas escolas brasileiras, que não têm tido a possibilidade de acompanhar de forma tão rápida essa evolução e muitas crianças, jovens e adultos encontram em ambientes extras escolares estímulos que desejariam encontrar no seu ambiente escolar, mas que raramente os encontram. Os jogos oferecem diversão e ao mesmo tempo estímulo na realização de atividades cinema, a TV e inclusive ao tradicional futebol. A partir deste entendimento defendemos como hipótese que é possível favorecer a compreensão do conceito de funções matemáticas através da utilização de games. Assim, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a compreensão das funções matemáticas através da utilização de games. Observadas algumas dificuldades dos alunos no processo de ensino e aprendizagem das funções matemáticas. O estudo foi aplicado com alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Santa Cruz do Capibaribe, do Agreste pernambucano. Foram feitas a investigação e análise pedagógica de alguns games que pudessem contribuir para a aprendizagem de funções, sendo definido como referência o Tribal Wars. Tendo como apoio teórico os pressupostos defendidos por Seymour Papert (1994) e Sierpinska (1992). Os resultados obtidos levam-nos a concluir que é possível utilizar os games e no caso do Tribal Wars existem relações com o estudo das funções matemáticas com a representação cartesiana, a proporcionalidade, formulação de relações matemáticas, entre outras. Para que o estudo possa ter reflexo nas práticas de outros educadores, concluímos com a elaboração de um manual que possa servir de embasamento pedagógico para utilizar o game Tribal Wars no desenvolvimento e compreensão das funções matemáticas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-22
2014-05-27
2015-09-25T12:21:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, Fábio Ferreira Nunes de. The games and math functions: applicability of the Tribal Wars in the school routine of the high school. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1969
identifier_str_mv ARAÚJO, Fábio Ferreira Nunes de. The games and math functions: applicability of the Tribal Wars in the school routine of the high school. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Ensino de Física
BR
UEPB
Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813173365309440