Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, José Laelson Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3406
Resumo: Esta dissertação, intitulada “Um estudo de representações semióticas em atividades de geometria”, pretende abordar os resultados de um estudo pedagógico com características etnográficas. Consiste em uma investigação qualitativa, desenvolvida junto a alunos de uma turma de 2 ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, na cidade de Boqueirão, interior da Paraíba. Nessa perspectiva, buscou-se como objetivo propiciar a análise de significados nos percursos das transformações de registros semióticos produzidos pelos alunos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos alunos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando o conteúdo semelhança de polígonos, por meio da exploração de instrumentos acessíveis que podem ser manipulados, produzidos e transformados em outros registros. A coleta de dados se deu pelas observações dos participantes que foram registradas em blocos de anotações, em questionamentos verbais, fichas de atividades dos grupos e em fotografias. Enfim, os significados revelados foram analisados com base na teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, que permite compreender porque o entendimento dos conceitos de objetos matemáticos começa, somente, no momento em que o aluno é capaz de mobilizar e coordenar, de forma espontânea ou provocada, nas aulas de Matemática, em registros diferentes, as representações de um mesmo objeto matemático. Diante dessa concepção, obtivemos um método de aprimoramento do sistema cognitivo para representar os conhecimentos matemáticos em registro que satisfaçam a aprendizagem do aluno.
id UEPB_9227a91ddd679d2b54510b8f26ff305d
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3406
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Um estudo de representações semióticas em atividades de GeometriaRepresentação semióticaSemelhança de polígonosConversão de registrosSemiotic representationConversion of registersResemblance of polygonsEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEsta dissertação, intitulada “Um estudo de representações semióticas em atividades de geometria”, pretende abordar os resultados de um estudo pedagógico com características etnográficas. Consiste em uma investigação qualitativa, desenvolvida junto a alunos de uma turma de 2 ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, na cidade de Boqueirão, interior da Paraíba. Nessa perspectiva, buscou-se como objetivo propiciar a análise de significados nos percursos das transformações de registros semióticos produzidos pelos alunos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos alunos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando o conteúdo semelhança de polígonos, por meio da exploração de instrumentos acessíveis que podem ser manipulados, produzidos e transformados em outros registros. A coleta de dados se deu pelas observações dos participantes que foram registradas em blocos de anotações, em questionamentos verbais, fichas de atividades dos grupos e em fotografias. Enfim, os significados revelados foram analisados com base na teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, que permite compreender porque o entendimento dos conceitos de objetos matemáticos começa, somente, no momento em que o aluno é capaz de mobilizar e coordenar, de forma espontânea ou provocada, nas aulas de Matemática, em registros diferentes, as representações de um mesmo objeto matemático. Diante dessa concepção, obtivemos um método de aprimoramento do sistema cognitivo para representar os conhecimentos matemáticos em registro que satisfaçam a aprendizagem do aluno.This dissertation entitled "A study of semiotic representations in geometry activities" intends to approach the results of a pedagogical study with ethnographic characteristics. It consists of a qualitative investigation, developed together with students of a class of 2nd year of High School of a state public school, in Boqueirão, state of Paraiba. In this perspective, the objective was to analyze the meanings in the process of transformation of the semiotic registers produced by the students. This way, we developed together with the students a didactic sequence, focusing the content resemblance of polygons, by exploring accessible instruments that can be manipulated, produced and transformed into other registers. The data collection was made by observing the participants (whose registers were made on notepads), by oral questions, worksheets and photographs. At last, the meanings revealed were analyzed based on the Semiotic Representation Registers theory, by Raymond Duval, which permits to comprehend why the understanding of the concept of mathematical objects only begins when the student is able to mobilize and coordinate in mathematics classes, in a spontaneous or artificial way, in different registers, the representations of the same mathematical object. From this conception, we obtained an improvement method of the cognitive system to represent the mathematical knowledge in registers that satisfy the studentsꞌ learning.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMAlmeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Barbosa, José Lamartine da Costa13145592491http://lattes.cnpq.br/6154502536150355Santos, Vinicio de Macedo59296542804http://lattes.cnpq.br/9347801716291932Cruz, José Laelson Gomes2019-06-13T19:10:28Z2018-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCRUZ, J. L. G. Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3406porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-06-14T04:22:12Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-06-14T04:22:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria
title Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria
spellingShingle Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria
Cruz, José Laelson Gomes
Representação semiótica
Semelhança de polígonos
Conversão de registros
Semiotic representation
Conversion of registers
Resemblance of polygons
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria
title_full Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria
title_fullStr Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria
title_full_unstemmed Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria
title_sort Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria
author Cruz, José Laelson Gomes
author_facet Cruz, José Laelson Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
Barbosa, José Lamartine da Costa
13145592491
http://lattes.cnpq.br/6154502536150355
Santos, Vinicio de Macedo
59296542804
http://lattes.cnpq.br/9347801716291932
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, José Laelson Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Representação semiótica
Semelhança de polígonos
Conversão de registros
Semiotic representation
Conversion of registers
Resemblance of polygons
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Representação semiótica
Semelhança de polígonos
Conversão de registros
Semiotic representation
Conversion of registers
Resemblance of polygons
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Esta dissertação, intitulada “Um estudo de representações semióticas em atividades de geometria”, pretende abordar os resultados de um estudo pedagógico com características etnográficas. Consiste em uma investigação qualitativa, desenvolvida junto a alunos de uma turma de 2 ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, na cidade de Boqueirão, interior da Paraíba. Nessa perspectiva, buscou-se como objetivo propiciar a análise de significados nos percursos das transformações de registros semióticos produzidos pelos alunos. Nesse intento, desenvolvemos, junto aos alunos da pesquisa, uma sequência didática, enfocando o conteúdo semelhança de polígonos, por meio da exploração de instrumentos acessíveis que podem ser manipulados, produzidos e transformados em outros registros. A coleta de dados se deu pelas observações dos participantes que foram registradas em blocos de anotações, em questionamentos verbais, fichas de atividades dos grupos e em fotografias. Enfim, os significados revelados foram analisados com base na teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, que permite compreender porque o entendimento dos conceitos de objetos matemáticos começa, somente, no momento em que o aluno é capaz de mobilizar e coordenar, de forma espontânea ou provocada, nas aulas de Matemática, em registros diferentes, as representações de um mesmo objeto matemático. Diante dessa concepção, obtivemos um método de aprimoramento do sistema cognitivo para representar os conhecimentos matemáticos em registro que satisfaçam a aprendizagem do aluno.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-02
2019-06-13T19:10:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CRUZ, J. L. G. Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3406
identifier_str_mv CRUZ, J. L. G. Um estudo de representações semióticas em atividades de Geometria. 2018. 142f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709221381799936