O jogo como recurso para o ensino de Biologia: Análise de uma prática realizada com alunos de Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Raissa Mirella Meneses
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3206
Resumo: Neste trabalho propomos a utilização do jogo pedagógico como recurso no processo de ensino e de aprendizagem dos conteúdos de Biologia. Consideramos que o uso do recurso dos jogos configura uma metodologia na qual os alunos tornam-se os protagonistas do processo de aprendizagem, estimulando o interesse deles em aprender e participar ativamente do processo. Assim, a pergunta de investigação que norteia esse trabalho é expressa da seguinte forma: como o jogo, utilizado como um recurso pedagógico, contribui para o processo de aprendizagem dos conteúdos de biologia? Nosso objetivo é desvelar a maneira como o jogo auxilia na aprendizagem dos alunos em conteúdos de biologia. Em razão desse questionamento, elaboramos jogos pedagógicos que foram aplicados a um grupo de alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande-PB. Ao todo foram desenvolvidos três jogos a respeito do conteúdo do Sistema Digestório Humano que foi escolhido de acordo com a sequência didática do professor da turma. Para a coleta dos dados observamos as aulas com o uso de jogos, ministradas pelo professor de Biologia responsável pela turma, aplicamos um questionário (pré-teste e pós-teste) com os alunos que abordava o conteúdo trabalhado com o intuito de verificar a contribuição do jogo pedagógico na aprendizagem em conteúdos de biologia, e aplicamos um questionário de opinião com o professor e com os alunos, a respeito do uso do jogo como um recurso pedagógico e como ele contribui para o ensino e a aprendizagem de biologia. Os resultados revelaram que os jogos utilizados contribuíram para a aprendizagem dos alunos acerca do conteúdo trabalhado, isso ficou explícito ao compararmos as respostas oferecidas nos questionários pré-teste e pós-teste. Além disso, os dados obtidos através dos questionários de opinião revelaram a satisfação dos alunos e do professor em relação à utilização do jogo como um recurso pedagógico para o ensino e a aprendizagem de conteúdos da biologia. Assim, destacamos a importância do jogo pedagógico como um recurso que apresenta a potencialidade de favorecer a aprendizagem dos alunos em conteúdos de biologia, motivando-os a participar ativamente das aulas e possibilitando a atividade em grupo e o constante diálogo entre eles e o professor.
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Em razão desse questionamento, elaboramos jogos pedagógicos que foram aplicados a um grupo de alunos do 3° ano do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande-PB. Ao todo foram desenvolvidos três jogos a respeito do conteúdo do Sistema Digestório Humano que foi escolhido de acordo com a sequência didática do professor da turma. Para a coleta dos dados observamos as aulas com o uso de jogos, ministradas pelo professor de Biologia responsável pela turma, aplicamos um questionário (pré-teste e pós-teste) com os alunos que abordava o conteúdo trabalhado com o intuito de verificar a contribuição do jogo pedagógico na aprendizagem em conteúdos de biologia, e aplicamos um questionário de opinião com o professor e com os alunos, a respeito do uso do jogo como um recurso pedagógico e como ele contribui para o ensino e a aprendizagem de biologia. Os resultados revelaram que os jogos utilizados contribuíram para a aprendizagem dos alunos acerca do conteúdo trabalhado, isso ficou explícito ao compararmos as respostas oferecidas nos questionários pré-teste e pós-teste. Além disso, os dados obtidos através dos questionários de opinião revelaram a satisfação dos alunos e do professor em relação à utilização do jogo como um recurso pedagógico para o ensino e a aprendizagem de conteúdos da biologia. Assim, destacamos a importância do jogo pedagógico como um recurso que apresenta a potencialidade de favorecer a aprendizagem dos alunos em conteúdos de biologia, motivando-os a participar ativamente das aulas e possibilitando a atividade em grupo e o constante diálogo entre eles e o professor.In this work the use of a pedagogical game as a resource in the process of teaching and learning the contents of Biology was proposed. It is considered that the use of the game resource constitutes a methodology in which students become the protagonists of the learning process, stimulating their interest in learning and actively participating in the process. Thus, the research question that guides this work is expressed in the following way: how do es a game, used as a pedagogical resource, contribute to the learning process of biology contents? The intention of this work is to discover a way in which the game assists students in learning biology content. Due to this questioning, pedagogical games were developed and applied to a group of high school students from a public school located in the city of Campina Grande-PB. In all, three games were developed regarding the content of the Human Digestive System that was chosen per the didactic sequence of the class teacher. In order to collect the data classes using games were observed the, taught by the biology teacher responsible for the class, a questionnaire was applied (pre-test and post-test) with the students that was about the taught content in order to verify the contribution of the pedagogical game in learning biology content, and an opinion questionnaire was taken by the teacher and the students about the use of the game as a pedagogical resource and how it contributes to teaching and learning of biology. The results revealed that the games used contributed to the students' learning about the content, this was explicit when comparing the answers offered in the pre-test and post-test questionnaires. In addition, the data obtained through the opinion questionnaires revealed the satisfaction of the students and the teacher regarding the use of the game as a pedagogical resource for teaching and learning the contents of biology. Thus, the importance of pedagogical games as a resource that presents the potential to favor students' learning in biology contents is emphasized, motivating them to participate actively in the classes and enabling group activity and constant dialogue between the students and the teacher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMGeglio, Paulo César073469040877http://lattes.cnpq.br/6014136500691921Dias, Marcia Adelino da Silva44330588404http://lattes.cnpq.br/9674492903954108Guimarães, Andreia de Sousa00771622422http://lattes.cnpq.br/8552985251954903Alves, Raissa Mirella Meneses2019-03-14T19:07:42Z2017-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, R. M. M. O jogo como recurso para o ensino de Biologia: Análise de uma prática realizada com alunos de Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba. 2017. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3206porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2019-03-15T04:22:10Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3206Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2019-03-15T04:22:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
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