Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Rosana Bezerra dos.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7522
Resumo: As práticas tradicionais de ensino têm sido criticadas por muitos especialistas da educação que visam um ensino pautado no uso de modalidades didáticas diferenciadas, visto que o ensino ainda é marcado por memorização de textos e avaliações que muitas das vezes não envolvem problemas e situações do estudante. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo à utilização de jogos didáticos como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Biologia na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras. A pesquisa que teve caráter qualiquantitativa foi realizada no período de 18 de abril a 19 de agosto de 2016, com a participação de vinte alunos do 1º ano do Ensino Médio (turma A) da referida escola. A metodologia aplicada constou da utilização de questionário estruturado buscando informações como perfil socioeconômico dos alunos, conteúdos de Biologia que mais apresentam dificuldade de aprendizagem e a visão dos alunos sobre o ensino de Biologia na escola; produção e aplicação dos jogos didáticos e observações da participação dos discentes durante a execução das atividades. Os resultados alcançados indicam que a utilização de jogos didáticos no ambiente escolar favorece a compreensão de conceitos científicos e proporcionam um momento de interação entre aluno/professor e aluno/aluno. Assim sendo, os jogos servem como uma forma de tornar o ensino de Biologia mais instigante e participativo contribuindo para os processos de aprendizagem, levando o aluno a desenvolver a sua criatividade e um novo olhar sobre a Ciência e a Biologia.
id UFCG_42f87598baa87f49ecc8014eeaa5b129
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7522
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.Use of didactic games as a facilitating pedagogical resource in the teaching of biology in E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.Ensino de biologiaJogos didáticosBiologia - ensino - aprendizagemBiology TeachingEducational GamesBiology - Teaching - LearningCiências Biológicas.As práticas tradicionais de ensino têm sido criticadas por muitos especialistas da educação que visam um ensino pautado no uso de modalidades didáticas diferenciadas, visto que o ensino ainda é marcado por memorização de textos e avaliações que muitas das vezes não envolvem problemas e situações do estudante. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo à utilização de jogos didáticos como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Biologia na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras. A pesquisa que teve caráter qualiquantitativa foi realizada no período de 18 de abril a 19 de agosto de 2016, com a participação de vinte alunos do 1º ano do Ensino Médio (turma A) da referida escola. A metodologia aplicada constou da utilização de questionário estruturado buscando informações como perfil socioeconômico dos alunos, conteúdos de Biologia que mais apresentam dificuldade de aprendizagem e a visão dos alunos sobre o ensino de Biologia na escola; produção e aplicação dos jogos didáticos e observações da participação dos discentes durante a execução das atividades. Os resultados alcançados indicam que a utilização de jogos didáticos no ambiente escolar favorece a compreensão de conceitos científicos e proporcionam um momento de interação entre aluno/professor e aluno/aluno. Assim sendo, os jogos servem como uma forma de tornar o ensino de Biologia mais instigante e participativo contribuindo para os processos de aprendizagem, levando o aluno a desenvolver a sua criatividade e um novo olhar sobre a Ciência e a Biologia.The practices traditional of teaching have been criticized by many experts of education aimed at teaching based on the use of different teaching methods. Since teaching is still marked by memorizing texts and assessments that often involve no problems and student situations. Therefore, this study aimed to the use and production of educational games as a pedagogical tool of knowledge and improvement of the teaching-learning process in biology at E. E. E. M. Cristiano Cartaxo, located in Cajazeiras. The research was qualitative and quantitative character was held from April 18 to August 19, 2016, with the participation of twenty students of the 1st year of high school (class A) of the said school. The methodology consisted of using a structured questionnaire seeking information as socioeconomic profile of students Biology of content that most have difficulty learning and students' views on teaching biology in school; production and application of educational games and observations participation of students during the execution of activities. The results indicate that the use of educational games in the school environment favors the understanding of scientific concepts and provide a moment of interaction between student / teacher and student / student. So the games serve as a way to make the most provocative and participatory teaching biology contributing to the processes of learning, leading students to develop their creativity and a fresh look at science and biology.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBARROS, José Deomar de Souza.BARROS, J. D. S.http://lattes.cnpq.br/4746998969781203ALENCAR, Rosana Ferreira de.ALENCAR, Rosana Ferreira de.http://lattes.cnpq.br/5943106991504822FLORENTINO, Hugo da Silva.DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.SANTOS, Rosana Bezerra dos.2016-10-062019-09-30T16:55:08Z2019-09-302019-09-30T16:55:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7522SANTOS, Rosana Bezerra dos. Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo. 2016. 94f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-20T14:40:15Zoai:localhost:riufcg/7522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-20T14:40:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.
Use of didactic games as a facilitating pedagogical resource in the teaching of biology in E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.
title Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.
spellingShingle Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.
SANTOS, Rosana Bezerra dos.
Ensino de biologia
Jogos didáticos
Biologia - ensino - aprendizagem
Biology Teaching
Educational Games
Biology - Teaching - Learning
Ciências Biológicas.
title_short Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.
title_full Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.
title_fullStr Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.
title_full_unstemmed Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.
title_sort Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo.
author SANTOS, Rosana Bezerra dos.
author_facet SANTOS, Rosana Bezerra dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BARROS, José Deomar de Souza.
BARROS, J. D. S.
http://lattes.cnpq.br/4746998969781203
ALENCAR, Rosana Ferreira de.
ALENCAR, Rosana Ferreira de.
http://lattes.cnpq.br/5943106991504822
FLORENTINO, Hugo da Silva.
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Rosana Bezerra dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Jogos didáticos
Biologia - ensino - aprendizagem
Biology Teaching
Educational Games
Biology - Teaching - Learning
Ciências Biológicas.
topic Ensino de biologia
Jogos didáticos
Biologia - ensino - aprendizagem
Biology Teaching
Educational Games
Biology - Teaching - Learning
Ciências Biológicas.
description As práticas tradicionais de ensino têm sido criticadas por muitos especialistas da educação que visam um ensino pautado no uso de modalidades didáticas diferenciadas, visto que o ensino ainda é marcado por memorização de textos e avaliações que muitas das vezes não envolvem problemas e situações do estudante. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo à utilização de jogos didáticos como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem no Ensino de Biologia na E. E. E. M. Cristiano Cartaxo, localizada na cidade de Cajazeiras. A pesquisa que teve caráter qualiquantitativa foi realizada no período de 18 de abril a 19 de agosto de 2016, com a participação de vinte alunos do 1º ano do Ensino Médio (turma A) da referida escola. A metodologia aplicada constou da utilização de questionário estruturado buscando informações como perfil socioeconômico dos alunos, conteúdos de Biologia que mais apresentam dificuldade de aprendizagem e a visão dos alunos sobre o ensino de Biologia na escola; produção e aplicação dos jogos didáticos e observações da participação dos discentes durante a execução das atividades. Os resultados alcançados indicam que a utilização de jogos didáticos no ambiente escolar favorece a compreensão de conceitos científicos e proporcionam um momento de interação entre aluno/professor e aluno/aluno. Assim sendo, os jogos servem como uma forma de tornar o ensino de Biologia mais instigante e participativo contribuindo para os processos de aprendizagem, levando o aluno a desenvolver a sua criatividade e um novo olhar sobre a Ciência e a Biologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06
2019-09-30T16:55:08Z
2019-09-30
2019-09-30T16:55:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7522
SANTOS, Rosana Bezerra dos. Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo. 2016. 94f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7522
identifier_str_mv SANTOS, Rosana Bezerra dos. Utilização de jogos didáticos como recurso pedagógico facilitador no ensino de biologia na E.E.E.M. Cristiano Cartaxo. 2016. 94f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744398555021312