Jogos como possibilidade didática no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calmanovici, Manuela Leal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238198
Resumo: Os jogos são considerados ferramentas capazes de auxiliar na construção educativa, permitindo que o professor estimule a criatividade de seus alunos, aumentando a motivação e o senso crítico de cada um. O currículo de Ciências e Biologia é extenso, os conteúdos são constantemente atualizados e existem muitos que são complexos e abstratos, o que pode contribuir para aumentar a dificuldade de compreensão e fixação. Os jogos são recursos didáticos importantes que podem auxiliar os professores a trabalhar conteúdos em sala de aula. Assim, com o objetivo de identificar como essa metodologia é utilizada no ensino de Ciências e Biologia, limites e possibilidades, foi realizado um estudo bibliográfico em bancos de dados online como: Portal de Periódicos CAPES, Oasisbr e Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. Foram identificados 43 trabalhos que atendiam aos objetivos deste estudo. A análise evidencia um interesse pelo uso desse recurso, utilizado tanto no Ensino Fundamental como no Médio, com diferentes tipos de jogos e conteúdos diversos da área das Ciências Biológicas. Os jogos são considerados como um recurso didático inovador, em que os alunos se sentem mais motivados e interessados pelo conteúdo, além de promover um momento de reflexão e socialização entre os participantes. Ressalta-se, porém, que ao utilizar os jogos, como recurso didático, faz-se necessário um planejamento, sendo fundamental que o professor atue como mediador, conduzindo os trabalhos de modo a aproveitar a potencialidade do jogo, aliando o lúdico ao aprendizado, permitindo que o estudante aluno atue como protagonista do processo de construção do seu conhecimento.
id UNSP_03e54089707e5dbd82e9999855f4b111
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238198
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Jogos como possibilidade didática no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográficaGames as a didactic possibility in Science and Biology teaching: a bibliographical reviewJogos didáticosEnsino de Ciências e BiologiaEnsino e aprendizagemRecursos didáticosDidactic gamesScience and Biology teachingTeaching and learningDidactic resourcesOs jogos são considerados ferramentas capazes de auxiliar na construção educativa, permitindo que o professor estimule a criatividade de seus alunos, aumentando a motivação e o senso crítico de cada um. O currículo de Ciências e Biologia é extenso, os conteúdos são constantemente atualizados e existem muitos que são complexos e abstratos, o que pode contribuir para aumentar a dificuldade de compreensão e fixação. Os jogos são recursos didáticos importantes que podem auxiliar os professores a trabalhar conteúdos em sala de aula. Assim, com o objetivo de identificar como essa metodologia é utilizada no ensino de Ciências e Biologia, limites e possibilidades, foi realizado um estudo bibliográfico em bancos de dados online como: Portal de Periódicos CAPES, Oasisbr e Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. Foram identificados 43 trabalhos que atendiam aos objetivos deste estudo. A análise evidencia um interesse pelo uso desse recurso, utilizado tanto no Ensino Fundamental como no Médio, com diferentes tipos de jogos e conteúdos diversos da área das Ciências Biológicas. Os jogos são considerados como um recurso didático inovador, em que os alunos se sentem mais motivados e interessados pelo conteúdo, além de promover um momento de reflexão e socialização entre os participantes. Ressalta-se, porém, que ao utilizar os jogos, como recurso didático, faz-se necessário um planejamento, sendo fundamental que o professor atue como mediador, conduzindo os trabalhos de modo a aproveitar a potencialidade do jogo, aliando o lúdico ao aprendizado, permitindo que o estudante aluno atue como protagonista do processo de construção do seu conhecimento.Games are considered tools capable of assisting in educational construction, allowing the teacher to stimulate the creativity of their students, increasing motivation and critical thinking in each one. The curriculum of Sciences and Biology is extensive, the contents are constantly updated and there are many that are complex and abstract, which can contribute to increase the difficulty of understanding and fixation. Games are important didactic resources that can help teachers to work with content in the classroom. Thus, with the objective of identifying how this methodology is used in the teaching of Science and Biology, limits and possibilities, a bibliographic study was carried out in online databases such as: Portal de Periódicos CAPES, Oasisbr and Unicamp's Scientific and Intellectual Production Repository . Forty-three studies were identified that met the objectives of this study. The analysis shows an interest in the use of this resource, used both in Elementary and Middle School, with different types of games and different contents from the area of Biological Sciences. Games are considered an innovative teaching resource, in which students feel more motivated and interested in the content, in addition to promoting a moment of reflection and socialization among participants. It should be noted, however, that when using games as a teaching resource, planning is necessary, and it is essential that the teacher acts as a mediator, conducting the work in order to take advantage of the potential of the game, combining the ludic with learning, allowing the student student to act as the protagonist of the process of building.their knowledge.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Benetti, Bernadete [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calmanovici, Manuela Leal2022-12-14T19:27:35Z2022-12-14T19:27:35Z2022-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-04T06:02:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238198Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:57:53.665320Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos como possibilidade didática no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica
Games as a didactic possibility in Science and Biology teaching: a bibliographical review
title Jogos como possibilidade didática no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica
spellingShingle Jogos como possibilidade didática no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica
Calmanovici, Manuela Leal
Jogos didáticos
Ensino de Ciências e Biologia
Ensino e aprendizagem
Recursos didáticos
Didactic games
Science and Biology teaching
Teaching and learning
Didactic resources
title_short Jogos como possibilidade didática no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica
title_full Jogos como possibilidade didática no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica
title_fullStr Jogos como possibilidade didática no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed Jogos como possibilidade didática no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica
title_sort Jogos como possibilidade didática no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão bibliográfica
author Calmanovici, Manuela Leal
author_facet Calmanovici, Manuela Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benetti, Bernadete [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Calmanovici, Manuela Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos didáticos
Ensino de Ciências e Biologia
Ensino e aprendizagem
Recursos didáticos
Didactic games
Science and Biology teaching
Teaching and learning
Didactic resources
topic Jogos didáticos
Ensino de Ciências e Biologia
Ensino e aprendizagem
Recursos didáticos
Didactic games
Science and Biology teaching
Teaching and learning
Didactic resources
description Os jogos são considerados ferramentas capazes de auxiliar na construção educativa, permitindo que o professor estimule a criatividade de seus alunos, aumentando a motivação e o senso crítico de cada um. O currículo de Ciências e Biologia é extenso, os conteúdos são constantemente atualizados e existem muitos que são complexos e abstratos, o que pode contribuir para aumentar a dificuldade de compreensão e fixação. Os jogos são recursos didáticos importantes que podem auxiliar os professores a trabalhar conteúdos em sala de aula. Assim, com o objetivo de identificar como essa metodologia é utilizada no ensino de Ciências e Biologia, limites e possibilidades, foi realizado um estudo bibliográfico em bancos de dados online como: Portal de Periódicos CAPES, Oasisbr e Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. Foram identificados 43 trabalhos que atendiam aos objetivos deste estudo. A análise evidencia um interesse pelo uso desse recurso, utilizado tanto no Ensino Fundamental como no Médio, com diferentes tipos de jogos e conteúdos diversos da área das Ciências Biológicas. Os jogos são considerados como um recurso didático inovador, em que os alunos se sentem mais motivados e interessados pelo conteúdo, além de promover um momento de reflexão e socialização entre os participantes. Ressalta-se, porém, que ao utilizar os jogos, como recurso didático, faz-se necessário um planejamento, sendo fundamental que o professor atue como mediador, conduzindo os trabalhos de modo a aproveitar a potencialidade do jogo, aliando o lúdico ao aprendizado, permitindo que o estudante aluno atue como protagonista do processo de construção do seu conhecimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T19:27:35Z
2022-12-14T19:27:35Z
2022-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238198
url http://hdl.handle.net/11449/238198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128296431386624