A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Daiana Estrela Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3614
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar as principais dificuldades vivenciadas por professores de matemática nos anos inicias da carreira docente e relatar como professores em início de carreira percebem o seu fazer pedagógico na sala de aula. Os participantes desta pesquisa foram seis professores de matemática de escolas públicas da educação básica com até três anos de exercício em sala de aula após ter concluído o curso. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Entre as questões apontadas que caracterizam as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de matemática em início de carreira, estão: a (in)disciplina na sala de aula; a relação com os demais professores e com a gestão da escola; dificuldade em realizar uma prática pedagógica diferente da que já acontece na escola bem como colocar em prática os conhecimentos trazidos do curso de formação inicial. Diante das surpresas com a realidade escolar encontrada os professores iniciantes sentem a necessidade em repensar o ensino, rompendo com os métodos tradicionais, o que se torna difícil com a falta de apoio que acreditam (ou afirmam) não encontrar na escola. Esta pesquisa visa contribuir para a área de formação de professores, uma vez que oferece elementos que propõem repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas, principalmente, pelos professores de matemática no início de carreira. Ampliar a visão sobre a formação inicial e a entrada na carreira, preparam os professores emocionalmente para os desafios que surgem perante a tarefa de ensinar.
id UEPB_9bd697445f9b1c1f4cc793f20c604a92
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3614
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docenteFazer pedagógicoDocênciaCarreira docenteFormação do Professor de MatemáticaMath teacher trainingEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMO objetivo deste estudo é identificar as principais dificuldades vivenciadas por professores de matemática nos anos inicias da carreira docente e relatar como professores em início de carreira percebem o seu fazer pedagógico na sala de aula. Os participantes desta pesquisa foram seis professores de matemática de escolas públicas da educação básica com até três anos de exercício em sala de aula após ter concluído o curso. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Entre as questões apontadas que caracterizam as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de matemática em início de carreira, estão: a (in)disciplina na sala de aula; a relação com os demais professores e com a gestão da escola; dificuldade em realizar uma prática pedagógica diferente da que já acontece na escola bem como colocar em prática os conhecimentos trazidos do curso de formação inicial. Diante das surpresas com a realidade escolar encontrada os professores iniciantes sentem a necessidade em repensar o ensino, rompendo com os métodos tradicionais, o que se torna difícil com a falta de apoio que acreditam (ou afirmam) não encontrar na escola. Esta pesquisa visa contribuir para a área de formação de professores, uma vez que oferece elementos que propõem repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas, principalmente, pelos professores de matemática no início de carreira. Ampliar a visão sobre a formação inicial e a entrada na carreira, preparam os professores emocionalmente para os desafios que surgem perante a tarefa de ensinar.The objective of this study is to identify the main difficulties experienced by teachers of mathematics in the beginning of the teaching career and to report how early teachers perceive their pedagogical doing in the classroom. Participants in this research were six math teachers from public elementary schools with up to three years of classroom exercise after completing the course. The data used in a qualitative approach were obtained through semi-structured interviews. Among the questions pointed out that characterize the main difficulties faced by the early math teacher, are: (in) discipline in the classroom; the relationship with other teachers and school management; difficulty in performing a pedagogical practice different from what already happens in the school as well as put into practice the knowledge brought from the initial training course. Faced with the surprises with the school reality found, the beginning teachers feel the need to rethink teaching, breaking with traditional methods, which is difficult with the lack of support that they believe (or affirm) not to find in school. This research aims to contribute to the area of teacher training, since it offers elements that propose to rethink and reflect on the pedagogical doing in the classroom as a way to alleviate the difficulties experienced, mainly, by early math teachers. Expand the vision of initial training and career entry, prepare teachers emotionally for the challenges that arise in the task of teaching.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarboza, Pedro Lucio13196596400http://lattes.cnpq.br/1399033210518957Soares, Luís Havelange99695260497http://lattes.cnpq.br/3257250803661886Almeida, José Joelson Pimentel de63284626468http://lattes.cnpq.br/8166150091846962Barbosa, Daiana Estrela Ferreira2020-03-13T17:55:14Z2018-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, D. E. F. A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente. 2018. 97f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3614porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2020-03-14T04:26:44Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3614Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2020-03-14T04:26:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente
title A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente
spellingShingle A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente
Barbosa, Daiana Estrela Ferreira
Fazer pedagógico
Docência
Carreira docente
Formação do Professor de Matemática
Math teacher training
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente
title_full A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente
title_fullStr A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente
title_full_unstemmed A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente
title_sort A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente
author Barbosa, Daiana Estrela Ferreira
author_facet Barbosa, Daiana Estrela Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barboza, Pedro Lucio
13196596400
http://lattes.cnpq.br/1399033210518957
Soares, Luís Havelange
99695260497
http://lattes.cnpq.br/3257250803661886
Almeida, José Joelson Pimentel de
63284626468
http://lattes.cnpq.br/8166150091846962
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Daiana Estrela Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Fazer pedagógico
Docência
Carreira docente
Formação do Professor de Matemática
Math teacher training
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Fazer pedagógico
Docência
Carreira docente
Formação do Professor de Matemática
Math teacher training
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description O objetivo deste estudo é identificar as principais dificuldades vivenciadas por professores de matemática nos anos inicias da carreira docente e relatar como professores em início de carreira percebem o seu fazer pedagógico na sala de aula. Os participantes desta pesquisa foram seis professores de matemática de escolas públicas da educação básica com até três anos de exercício em sala de aula após ter concluído o curso. Os dados utilizados em uma abordagem qualitativa foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Entre as questões apontadas que caracterizam as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de matemática em início de carreira, estão: a (in)disciplina na sala de aula; a relação com os demais professores e com a gestão da escola; dificuldade em realizar uma prática pedagógica diferente da que já acontece na escola bem como colocar em prática os conhecimentos trazidos do curso de formação inicial. Diante das surpresas com a realidade escolar encontrada os professores iniciantes sentem a necessidade em repensar o ensino, rompendo com os métodos tradicionais, o que se torna difícil com a falta de apoio que acreditam (ou afirmam) não encontrar na escola. Esta pesquisa visa contribuir para a área de formação de professores, uma vez que oferece elementos que propõem repensar e refletir sobre o fazer pedagógico na sala de aula como forma de amenizar as dificuldades vivenciadas, principalmente, pelos professores de matemática no início de carreira. Ampliar a visão sobre a formação inicial e a entrada na carreira, preparam os professores emocionalmente para os desafios que surgem perante a tarefa de ensinar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-18
2020-03-13T17:55:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, D. E. F. A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente. 2018. 97f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3614
identifier_str_mv BARBOSA, D. E. F. A formação do professor de Matemática: Uma reflexão sobre as dificuldades no início da carreira docente. 2018. 97f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1813709222778503168