A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascoal, Alexandre dos Santos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2624
Resumo: A História e Filosofia da Ciência (HFC) tem ganhado espaço como um instrumento facilitador do processo de ensino/aprendizagem para professores e estudantes da área das ciências. Esse fenômeno pode ser explicado pelo grau de dificuldade encontrada para se explicar/entender alguns princípios científicos, quando expostos de maneira descontextualizada. A HFC, ao situar as mudanças científicas no contexto histórico e filosófico, ao mesmo tempo em que facilita o entendimento, possibilita a prática interdisciplinar no ambiente acadêmico. Nosso trabalho se insere nessa nova corrente e a ideia central foi à criação de uma proposta inovadora de ensino a partir de uma problemática que constatamos no campo do ensino da física; a dificuldade de compreensão da Segunda Lei da Termodinâmica. Para tal desiderato, partindo da HFC e do contexto da Revolução Industrial, realizamos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratória e qualitativa sobre a temática e situamos a importância da Máquina de Carnot e a relação desta com a nossa problemática. Como resultados, além do texto acadêmico, construímos um paradidático e uma proposta de aplicação prática em sala de aula e esperamos que estes instrumentos contribuam para a construção de uma proposta inovadora de ensino.
id UEPB_a3471e3d67b55b1704837994a067d50d
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2624
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da TermodinâmicaEnsino de FísicaTermodinâmicaMáquina Térmica de CarnotPhysics teachingThermodynamicsHeat Engine CarnotEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMA História e Filosofia da Ciência (HFC) tem ganhado espaço como um instrumento facilitador do processo de ensino/aprendizagem para professores e estudantes da área das ciências. Esse fenômeno pode ser explicado pelo grau de dificuldade encontrada para se explicar/entender alguns princípios científicos, quando expostos de maneira descontextualizada. A HFC, ao situar as mudanças científicas no contexto histórico e filosófico, ao mesmo tempo em que facilita o entendimento, possibilita a prática interdisciplinar no ambiente acadêmico. Nosso trabalho se insere nessa nova corrente e a ideia central foi à criação de uma proposta inovadora de ensino a partir de uma problemática que constatamos no campo do ensino da física; a dificuldade de compreensão da Segunda Lei da Termodinâmica. Para tal desiderato, partindo da HFC e do contexto da Revolução Industrial, realizamos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratória e qualitativa sobre a temática e situamos a importância da Máquina de Carnot e a relação desta com a nossa problemática. Como resultados, além do texto acadêmico, construímos um paradidático e uma proposta de aplicação prática em sala de aula e esperamos que estes instrumentos contribuam para a construção de uma proposta inovadora de ensino.History and Philosophy of Science (HFC) has gained ground as an instrument to facilitate the teaching / learning for teachers and students of the sciences. This phenomenon can be explained by the degree of difficulty to explain / understand some scientific principles, when exposed out of context. The HFCs, to situate the scientific changes in the historical and philosophical context, at the same time it facilitates understanding, enables interdisciplinary practice in the academic environment. Our work is part of this new trend and the central idea was to create an innovative proposal of teaching from a problem that we see in the physical education field; the difficulty of understanding the Second Law of Thermodynamics. To this aim, starting from the HFC and the context of the Industrial Revolution, we conducted a literature search of exploratory and qualitative character on the subject and situate the importance of Carnot machine and its relation to our problem. As a result, in addition to academic text, we built a paradidactic and a proposal for practical application in the classroom and hope that these instruments contribute to the construction of an innovative teaching proposal.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMBarros, Marcos Antonio29926866468http://lattes.cnpq.br/5878098076288666Freire, Morgana Ligia de Farias73835064487http://lattes.cnpq.br/6756464691141246Lima, Damião de41471245420Pascoal, Alexandre dos Santos2016-10-19T17:11:34Z2016-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPASCOAL, A. dos S. A evolução histórica da Máquina Térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica. 2016. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2016-10-20T04:05:08Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/2624Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2016-10-20T04:05:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica
title A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica
spellingShingle A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica
Pascoal, Alexandre dos Santos
Ensino de Física
Termodinâmica
Máquina Térmica de Carnot
Physics teaching
Thermodynamics
Heat Engine Carnot
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica
title_full A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica
title_fullStr A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica
title_full_unstemmed A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica
title_sort A evolução histórica da máquina térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica
author Pascoal, Alexandre dos Santos
author_facet Pascoal, Alexandre dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Marcos Antonio
29926866468
http://lattes.cnpq.br/5878098076288666
Freire, Morgana Ligia de Farias
73835064487
http://lattes.cnpq.br/6756464691141246
Lima, Damião de
41471245420
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascoal, Alexandre dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Termodinâmica
Máquina Térmica de Carnot
Physics teaching
Thermodynamics
Heat Engine Carnot
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de Física
Termodinâmica
Máquina Térmica de Carnot
Physics teaching
Thermodynamics
Heat Engine Carnot
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description A História e Filosofia da Ciência (HFC) tem ganhado espaço como um instrumento facilitador do processo de ensino/aprendizagem para professores e estudantes da área das ciências. Esse fenômeno pode ser explicado pelo grau de dificuldade encontrada para se explicar/entender alguns princípios científicos, quando expostos de maneira descontextualizada. A HFC, ao situar as mudanças científicas no contexto histórico e filosófico, ao mesmo tempo em que facilita o entendimento, possibilita a prática interdisciplinar no ambiente acadêmico. Nosso trabalho se insere nessa nova corrente e a ideia central foi à criação de uma proposta inovadora de ensino a partir de uma problemática que constatamos no campo do ensino da física; a dificuldade de compreensão da Segunda Lei da Termodinâmica. Para tal desiderato, partindo da HFC e do contexto da Revolução Industrial, realizamos uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratória e qualitativa sobre a temática e situamos a importância da Máquina de Carnot e a relação desta com a nossa problemática. Como resultados, além do texto acadêmico, construímos um paradidático e uma proposta de aplicação prática em sala de aula e esperamos que estes instrumentos contribuam para a construção de uma proposta inovadora de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-19T17:11:34Z
2016-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PASCOAL, A. dos S. A evolução histórica da Máquina Térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica. 2016. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2624
identifier_str_mv PASCOAL, A. dos S. A evolução histórica da Máquina Térmica de Carnot como proposta para o ensino da Segunda Lei da Termodinâmica. 2016. 140f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1809458414761279488