Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222 |
Resumo: | O excerto que constitui este artigo perpassa as características disponíveis nos artigos online sobre a importância das Obras de Lazare Carnot, acerca do ensino de geometria. O objetivo deste escrito é expor, sinteticamente, as publicações que mencionam a geometria carnotiana e os encadeamentos dados por esses autores que potencializam a ideia de utilização para o apreender dos conceitos relativos a essa área de conhecimento. Para tanto, apoiamo-nos na pesquisa documental, com aspectos de análise histórica, sem qualificar e/ou desqualificar o rol de produções acadêmicas com a temática em destaque. Ressaltamos o uso do registro histórico, com um viés pedagógico, con- siste em um dos objetivos de uma pesquisa doutoral, em andamento, sobre os contributos de Carnot acerca da Ge- ometria Sintética que pode servir como subsídio para o ensino de Matemática na Educação Básica. Compreende-se que a partir desse estudo, com a apresentação da literatura secundária, o uso das definições deste matemático pode oportunizar um ensino de geometria com aspectos projetivos e com mais significado, principalmente relativo as construções geométricas. |
id |
UFPA-6_e27099b4ca1d977e4be91a0f527a43aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/222 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de PosiçãoLazare CarnotEnsino de MatemáticaGeometria CarnotianaO excerto que constitui este artigo perpassa as características disponíveis nos artigos online sobre a importância das Obras de Lazare Carnot, acerca do ensino de geometria. O objetivo deste escrito é expor, sinteticamente, as publicações que mencionam a geometria carnotiana e os encadeamentos dados por esses autores que potencializam a ideia de utilização para o apreender dos conceitos relativos a essa área de conhecimento. Para tanto, apoiamo-nos na pesquisa documental, com aspectos de análise histórica, sem qualificar e/ou desqualificar o rol de produções acadêmicas com a temática em destaque. Ressaltamos o uso do registro histórico, com um viés pedagógico, con- siste em um dos objetivos de uma pesquisa doutoral, em andamento, sobre os contributos de Carnot acerca da Ge- ometria Sintética que pode servir como subsídio para o ensino de Matemática na Educação Básica. Compreende-se que a partir desse estudo, com a apresentação da literatura secundária, o uso das definições deste matemático pode oportunizar um ensino de geometria com aspectos projetivos e com mais significado, principalmente relativo as construções geométricas. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22210.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id123REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222/221Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Gonçalves, Francisco Djnnathan daMendes, Iran Abreu2022-10-15T13:29:17Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/222Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:29:17Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
title |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
spellingShingle |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da Lazare Carnot Ensino de Matemática Geometria Carnotiana |
title_short |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
title_full |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
title_fullStr |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
title_full_unstemmed |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
title_sort |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
author |
Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da |
author_facet |
Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Iran Abreu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lazare Carnot Ensino de Matemática Geometria Carnotiana |
topic |
Lazare Carnot Ensino de Matemática Geometria Carnotiana |
description |
O excerto que constitui este artigo perpassa as características disponíveis nos artigos online sobre a importância das Obras de Lazare Carnot, acerca do ensino de geometria. O objetivo deste escrito é expor, sinteticamente, as publicações que mencionam a geometria carnotiana e os encadeamentos dados por esses autores que potencializam a ideia de utilização para o apreender dos conceitos relativos a essa área de conhecimento. Para tanto, apoiamo-nos na pesquisa documental, com aspectos de análise histórica, sem qualificar e/ou desqualificar o rol de produções acadêmicas com a temática em destaque. Ressaltamos o uso do registro histórico, com um viés pedagógico, con- siste em um dos objetivos de uma pesquisa doutoral, em andamento, sobre os contributos de Carnot acerca da Ge- ometria Sintética que pode servir como subsídio para o ensino de Matemática na Educação Básica. Compreende-se que a partir desse estudo, com a apresentação da literatura secundária, o uso das definições deste matemático pode oportunizar um ensino de geometria com aspectos projetivos e com mais significado, principalmente relativo as construções geométricas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id123 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222/221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 13 n. 27 (2018) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003527553024 |