Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
DOI: | 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222 |
Resumo: | O excerto que constitui este artigo perpassa as características disponíveis nos artigos online sobre a importância das Obras de Lazare Carnot, acerca do ensino de geometria. O objetivo deste escrito é expor, sinteticamente, as publicações que mencionam a geometria carnotiana e os encadeamentos dados por esses autores que potencializam a ideia de utilização para o apreender dos conceitos relativos a essa área de conhecimento. Para tanto, apoiamo-nos na pesquisa documental, com aspectos de análise histórica, sem qualificar e/ou desqualificar o rol de produções acadêmicas com a temática em destaque. Ressaltamos o uso do registro histórico, com um viés pedagógico, con- siste em um dos objetivos de uma pesquisa doutoral, em andamento, sobre os contributos de Carnot acerca da Ge- ometria Sintética que pode servir como subsídio para o ensino de Matemática na Educação Básica. Compreende-se que a partir desse estudo, com a apresentação da literatura secundária, o uso das definições deste matemático pode oportunizar um ensino de geometria com aspectos projetivos e com mais significado, principalmente relativo as construções geométricas. |
id |
UFPA-6_e27099b4ca1d977e4be91a0f527a43aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/222 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
spelling |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de PosiçãoLazare CarnotEnsino de MatemáticaGeometria CarnotianaO excerto que constitui este artigo perpassa as características disponíveis nos artigos online sobre a importância das Obras de Lazare Carnot, acerca do ensino de geometria. O objetivo deste escrito é expor, sinteticamente, as publicações que mencionam a geometria carnotiana e os encadeamentos dados por esses autores que potencializam a ideia de utilização para o apreender dos conceitos relativos a essa área de conhecimento. Para tanto, apoiamo-nos na pesquisa documental, com aspectos de análise histórica, sem qualificar e/ou desqualificar o rol de produções acadêmicas com a temática em destaque. Ressaltamos o uso do registro histórico, com um viés pedagógico, con- siste em um dos objetivos de uma pesquisa doutoral, em andamento, sobre os contributos de Carnot acerca da Ge- ometria Sintética que pode servir como subsídio para o ensino de Matemática na Educação Básica. Compreende-se que a partir desse estudo, com a apresentação da literatura secundária, o uso das definições deste matemático pode oportunizar um ensino de geometria com aspectos projetivos e com mais significado, principalmente relativo as construções geométricas. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22210.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id123REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222/221Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Gonçalves, Francisco Djnnathan daMendes, Iran Abreu2022-10-15T13:29:17Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/222Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:29:17Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
title |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
spellingShingle |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da Lazare Carnot Ensino de Matemática Geometria Carnotiana Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da Lazare Carnot Ensino de Matemática Geometria Carnotiana |
title_short |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
title_full |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
title_fullStr |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
title_full_unstemmed |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
title_sort |
Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição |
author |
Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da |
author_facet |
Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da Mendes, Iran Abreu Mendes, Iran Abreu |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Iran Abreu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lazare Carnot Ensino de Matemática Geometria Carnotiana |
topic |
Lazare Carnot Ensino de Matemática Geometria Carnotiana |
description |
O excerto que constitui este artigo perpassa as características disponíveis nos artigos online sobre a importância das Obras de Lazare Carnot, acerca do ensino de geometria. O objetivo deste escrito é expor, sinteticamente, as publicações que mencionam a geometria carnotiana e os encadeamentos dados por esses autores que potencializam a ideia de utilização para o apreender dos conceitos relativos a essa área de conhecimento. Para tanto, apoiamo-nos na pesquisa documental, com aspectos de análise histórica, sem qualificar e/ou desqualificar o rol de produções acadêmicas com a temática em destaque. Ressaltamos o uso do registro histórico, com um viés pedagógico, con- siste em um dos objetivos de uma pesquisa doutoral, em andamento, sobre os contributos de Carnot acerca da Ge- ometria Sintética que pode servir como subsídio para o ensino de Matemática na Educação Básica. Compreende-se que a partir desse estudo, com a apresentação da literatura secundária, o uso das definições deste matemático pode oportunizar um ensino de geometria com aspectos projetivos e com mais significado, principalmente relativo as construções geométricas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id123 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222/221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 13 n. 27 (2018) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1822179651657662464 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p |