Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222
Resumo: O excerto que constitui este artigo perpassa as características disponíveis nos artigos online sobre a importância das Obras de Lazare Carnot, acerca do ensino de geometria. O objetivo deste escrito é expor, sinteticamente, as publicações que mencionam a geometria carnotiana e os encadeamentos dados por esses autores que potencializam a ideia de utilização para o apreender dos conceitos relativos a essa área de conhecimento. Para tanto, apoiamo-nos na pesquisa documental, com aspectos de análise histórica, sem qualificar e/ou desqualificar o rol de produções acadêmicas com a temática em destaque. Ressaltamos o uso do registro histórico, com um viés pedagógico, con- siste em um dos objetivos de uma pesquisa doutoral, em andamento, sobre os contributos de Carnot acerca da Ge- ometria Sintética que pode servir como subsídio para o ensino de Matemática na Educação Básica. Compreende-se que a partir desse estudo, com a apresentação da literatura secundária, o uso das definições deste matemático pode oportunizar um ensino de geometria com aspectos projetivos e com mais significado, principalmente relativo as construções geométricas.  
id UFPA-6_e27099b4ca1d977e4be91a0f527a43aa
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/222
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de PosiçãoLazare CarnotEnsino de MatemáticaGeometria CarnotianaO excerto que constitui este artigo perpassa as características disponíveis nos artigos online sobre a importância das Obras de Lazare Carnot, acerca do ensino de geometria. O objetivo deste escrito é expor, sinteticamente, as publicações que mencionam a geometria carnotiana e os encadeamentos dados por esses autores que potencializam a ideia de utilização para o apreender dos conceitos relativos a essa área de conhecimento. Para tanto, apoiamo-nos na pesquisa documental, com aspectos de análise histórica, sem qualificar e/ou desqualificar o rol de produções acadêmicas com a temática em destaque. Ressaltamos o uso do registro histórico, com um viés pedagógico, con- siste em um dos objetivos de uma pesquisa doutoral, em andamento, sobre os contributos de Carnot acerca da Ge- ometria Sintética que pode servir como subsídio para o ensino de Matemática na Educação Básica. Compreende-se que a partir desse estudo, com a apresentação da literatura secundária, o uso das definições deste matemático pode oportunizar um ensino de geometria com aspectos projetivos e com mais significado, principalmente relativo as construções geométricas.  Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/22210.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id123REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222/221Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Gonçalves, Francisco Djnnathan daMendes, Iran Abreu2022-10-15T13:29:17Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/222Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:29:17Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição
title Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição
spellingShingle Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição
Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da
Lazare Carnot
Ensino de Matemática
Geometria Carnotiana
title_short Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição
title_full Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição
title_fullStr Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição
title_full_unstemmed Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição
title_sort Os escritos de Lazare Carnot sobre Geometria de Posição
author Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da
author_facet Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da
Mendes, Iran Abreu
author_role author
author2 Mendes, Iran Abreu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Gonçalves, Francisco Djnnathan da
Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Lazare Carnot
Ensino de Matemática
Geometria Carnotiana
topic Lazare Carnot
Ensino de Matemática
Geometria Carnotiana
description O excerto que constitui este artigo perpassa as características disponíveis nos artigos online sobre a importância das Obras de Lazare Carnot, acerca do ensino de geometria. O objetivo deste escrito é expor, sinteticamente, as publicações que mencionam a geometria carnotiana e os encadeamentos dados por esses autores que potencializam a ideia de utilização para o apreender dos conceitos relativos a essa área de conhecimento. Para tanto, apoiamo-nos na pesquisa documental, com aspectos de análise histórica, sem qualificar e/ou desqualificar o rol de produções acadêmicas com a temática em destaque. Ressaltamos o uso do registro histórico, com um viés pedagógico, con- siste em um dos objetivos de uma pesquisa doutoral, em andamento, sobre os contributos de Carnot acerca da Ge- ometria Sintética que pode servir como subsídio para o ensino de Matemática na Educação Básica. Compreende-se que a partir desse estudo, com a apresentação da literatura secundária, o uso das definições deste matemático pode oportunizar um ensino de geometria com aspectos projetivos e com mais significado, principalmente relativo as construções geométricas.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id123
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n27.p%p.id123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/222/221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 13 n. 27 (2018)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003527553024