Entre textos, entre linhas: a polissemia no livro didático acionada pelo gênero tirinha
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3701 |
Resumo: | Nas últimas décadas, pode-se observar o desenvolvimento de numerosos estudos gramaticais, destinados ao estudo da sintaxe da língua, em contrapartida, ainda são poucos os trabalhos que objetivam a análise semântica de fenômenos linguísticos. Diante disso, esta pesquisa tem dois objetivos principais: o primeiro é investigar como alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Boqueirão, na Paraíba, tratam o fenômeno semântico da polissemia quando encontrada em textos do gênero tirinhas e o segundo é analisar como o livro didático de português – Projeto Teláris – aborda em seus conteúdos o fenômeno da polissemia. A nossa investigação surge a partir da problematização em entender até onde o aluno das séries iniciais do ensino fundamental II, em especial, o 6º ano, consegue identificar e reconhecer a presença da polissemia através do gênero textual/discursivo tirinhas. Dessa forma, buscamos realizar um trabalho que, através da leitura e da interpretação crítica e consciente contribua para a aprendizagem voltada para um conhecimento que colabora para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. A pesquisa é nortada pela Semântica Enunciativa. Trazemos, portanto, à cena, discussões teóricas de autores como Kock e Elias (2006) que discutem a leitura sob o paradigma discursivo; Bakhtin (2000) e Marcuschi (2008) no tocante à discussão sobre gêneros textuais/discursivos; Nicolau (2007), no tocante ao gênero tirinhas; Chierchia (2003) e Pietroforte e Lopes (2007) e Guimarães (2002) que discutem Semântica, léxico e polissemia; Dionísio e Bezerra (2005) no que se refere ao livro didático; Lopes-Rossi (2002) no que se trata da sequência de atividades, entre outros. A nossa hipótese é a possibilidade de promover a leitura crítica, consciente e, ao mesmo tempo, dinamizada, o letramento participativo e eficaz. Julgamos importante a adoção de tirinhas como corpus do nosso trabalho, por ser um gênero textual dinâmico que traz, através da linguagem verbal e não verbal, conteúdos críticos, humorísticos, sociais e culturais, sendo convidativo para nosso público – crianças e adolescentes – que, muitas vezes, não possuem o hábito e nem demonstram interesse pela prática da leitura, que faz também o perfil dos sujeitos da nossa pesquisa. Diante desse contexto, sistematizamos um projeto de leitura, por meio de uma sequência de atividades que contempla textos e questionamentos utilizando o gênero tirinha para explorar o fenômeno semântico da polissemia. |
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Entre textos, entre linhas: a polissemia no livro didático acionada pelo gênero tirinhaGênero discursivoTirinhasSemânticaPolissemiaLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICANas últimas décadas, pode-se observar o desenvolvimento de numerosos estudos gramaticais, destinados ao estudo da sintaxe da língua, em contrapartida, ainda são poucos os trabalhos que objetivam a análise semântica de fenômenos linguísticos. Diante disso, esta pesquisa tem dois objetivos principais: o primeiro é investigar como alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Boqueirão, na Paraíba, tratam o fenômeno semântico da polissemia quando encontrada em textos do gênero tirinhas e o segundo é analisar como o livro didático de português – Projeto Teláris – aborda em seus conteúdos o fenômeno da polissemia. A nossa investigação surge a partir da problematização em entender até onde o aluno das séries iniciais do ensino fundamental II, em especial, o 6º ano, consegue identificar e reconhecer a presença da polissemia através do gênero textual/discursivo tirinhas. Dessa forma, buscamos realizar um trabalho que, através da leitura e da interpretação crítica e consciente contribua para a aprendizagem voltada para um conhecimento que colabora para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade. A pesquisa é nortada pela Semântica Enunciativa. Trazemos, portanto, à cena, discussões teóricas de autores como Kock e Elias (2006) que discutem a leitura sob o paradigma discursivo; Bakhtin (2000) e Marcuschi (2008) no tocante à discussão sobre gêneros textuais/discursivos; Nicolau (2007), no tocante ao gênero tirinhas; Chierchia (2003) e Pietroforte e Lopes (2007) e Guimarães (2002) que discutem Semântica, léxico e polissemia; Dionísio e Bezerra (2005) no que se refere ao livro didático; Lopes-Rossi (2002) no que se trata da sequência de atividades, entre outros. A nossa hipótese é a possibilidade de promover a leitura crítica, consciente e, ao mesmo tempo, dinamizada, o letramento participativo e eficaz. Julgamos importante a adoção de tirinhas como corpus do nosso trabalho, por ser um gênero textual dinâmico que traz, através da linguagem verbal e não verbal, conteúdos críticos, humorísticos, sociais e culturais, sendo convidativo para nosso público – crianças e adolescentes – que, muitas vezes, não possuem o hábito e nem demonstram interesse pela prática da leitura, que faz também o perfil dos sujeitos da nossa pesquisa. Diante desse contexto, sistematizamos um projeto de leitura, por meio de uma sequência de atividades que contempla textos e questionamentos utilizando o gênero tirinha para explorar o fenômeno semântico da polissemia.In recent decades, one can observe the development of numerous grammatical studies, intended for the study of the syntax of the language, however, are still a few jobs that are semantic analysis of linguistic phenomena. Therefore, this research has two main objectives: the first is it to investigate how students in the sixth grade of elementary school to a public school in the town of Boqueirão, Paraíba, treat the Semantic phenomenon of polysemy when found in texts of the genre comics and the second is to analyze how the textbook of Portuguese – Teláris Project addresses in your content the phenomenon of polysemy. Our investigation arises from the problematization in understanding how far the student of the initial series of elementary school II, in particular, the sixth grade, can identify and recognize the presence of polysemy through textual/discursive genre comics. In this way, we seek to accomplish a job which, through reading and critical interpretation and conscious contributes to a knowledge-oriented learning that contributes to the formation of critical citizens and active in society. The search is by Semantic Example Norther. We bring, therefore, to the scene, theoretical discussions of authors as Kock and Elias (2006), discussing the reading under the discursive paradigm; Bakhtin (2000) and Marcuschi (2008) depends on the discussion of textual/discursive genres; Nicolau (2007) as regards the genre comics; Chierchia (2008) and Pietroforte and Lopes (2007) and Guimarães (2002) discussing Semantics, lexicon and polysemy; Dionísio and Bezerra (2005) with regard to the textbook; Lopes-Rossi (2002) deals with the following activities, among others. Our hypothesis is the possibility to promote critical reading, conscious and at the same time, streamline, participatory and effective literacy. We consider important the adoption of comics as corpus of our work, for being a dynamic text that brings, through verbal and non-verbal language, critical, humorous content, social and cultural rights, and inviting to our audience – children and adolescents – which often do not have the habit and not demonstrate interest in the practice of reading, which is also the subject of our research. In this context, we articulate a reading project, by means of a sequence of activities that includes texts and questions using the comic strip genre to explore the semantic phenomenon of polysemy.Universidade Estadual da ParaíbaCentro de Humanidades - CHBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCatanduba, Edilma de LucenaBrito, Nilcemere D’Ark da Silva2021-05-11T13:14:34Z2018-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBrito , Nilcemere D’Ark da Silva. Entre textos, entre linhas: a polissemia no livro didático acionada pelo gênero tirinha. 2018. [78 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira] .http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3701porBRITO, Nilcemere D’Ark da Silva. Entre textos, entre linhas: a polissemia no livro didático acionada pelo gênero tirinha. 2018. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2021-07-19T13:08:10Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/3701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2021-07-19T13:08:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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