O gênero textual comentário-online nas aulas de língua portuguesa do 9º ano: uso dos articuladores argumentativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rejane Maria Macena da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4914
Resumo: O ensino de escrita na sociedade contemporânea vem passando por diversas mudanças impulsionadas pelo uso das novas tecnologias, contexto no qual os jovens estão inseridos. Assim, a escola necessita utilizar a tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem, implementando ao currículo práticas de ensino que contemplem gêneros textuais do ambiente digital nas aulas de Língua Portuguesa, no sentido de promover a educação crítica, reflexiva e ética no ambiente virtual. Diante disso, desenvolvemos uma pesquisa que tem por objetivo contribuir com a formação escrita dos alunos, a partir de um estudo direcionado ao gênero textual comentário on-line, com foco no uso dos articuladores argumentativos. A pesquisa foi realizada no ano de 2023 com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Alagoa Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de base predominantemente qualitativa, com desenvolvimento de uma proposta de intervenção e análise descritiva dos dados. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Bakhtin (2016) concernentes aos gêneros do discurso; os apontamentos de Marcuschi (2008-2010) referentes à escrita; Bronckart (2012) acerca do Interacionismo Sociodiscursivo; Coscarelli (2016) quanto ao letramento digital; Lévy (2010) sobre cibercultura; Koch e Elias (2016) com relação à argumentação e as propostas da BNCC (Brasil, 2018) em torno do ensino de língua materna, dentre outros. Como estratégia metodológica utilizamos uma Sequência Didática (SD) baseada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) com adaptações conforme as propostas de Costa-Hübes (2012), contemplando a apresentação da situação de comunicação, módulo de reconhecimento do gênero, produção inicial, módulos de estudo, produção final e circulação do gênero. A SD serviu como base para que pudéssemos organizar um material pedagógico direcionado aos professores de Língua Portuguesa. Os resultados apontaram para avanços significativos na produção escrita dos alunos, como a progressão textual, teses e argumentos mais convincentes em defesa das mesmas, além de uma ampliação do repertório coesivo que resultou em textos mais coerentes. Com relação ao uso da tecnologia, constatamos progressos no tocante ao letramento digital, de forma que os alunos reconhecem a importância do argumentar em defesa de sua opinião, bem como a relevância da utilização do gênero comentário on-line como prática social de escrita no ambiente digital.
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spelling O gênero textual comentário-online nas aulas de língua portuguesa do 9º ano: uso dos articuladores argumentativosTHE ONLINE COMMENTARY TEXT GENRE IN 9TH GRADE PORTUGUESE LANGUAGE CLASSES: USE OF ARGUMENTATIVE ARTICULATORSEL GÉNERO DE TEXTO COMENTARIO EN LÍNEA EN LAS CLASES DE LENGUA PORTUGUESA DE 9º GRADO: USO DE ARTICULADORES ARGUMENTATIVOSLE GENRE DE TEXTE DE COMMENTAIRE EN LIGNE DANS LES COURS DE LANGUE PORTUGAISE DE 9E ANNÉE : UTILISATION D'ARTICULATEURS ARGUMENTATIFSIL GENERE DEL TESTO DI COMMENTO ONLINE NELLE CLASSI DI LINGUA PORTOGHESE DI 9° CLASSE: USO DEGLI ARTICOLATORI ARGUMENTATIVIEscritaGêneros textuaisComentário on-lineArgumentaçãoWritingTextual genresOnline commentArgumentationEscribiendo;Géneros textuales;comentario en línea;ArgumentaciónLETRAS::LINGUA PORTUGUESAO ensino de escrita na sociedade contemporânea vem passando por diversas mudanças impulsionadas pelo uso das novas tecnologias, contexto no qual os jovens estão inseridos. Assim, a escola necessita utilizar a tecnologia como uma ferramenta de aprendizagem, implementando ao currículo práticas de ensino que contemplem gêneros textuais do ambiente digital nas aulas de Língua Portuguesa, no sentido de promover a educação crítica, reflexiva e ética no ambiente virtual. Diante disso, desenvolvemos uma pesquisa que tem por objetivo contribuir com a formação escrita dos alunos, a partir de um estudo direcionado ao gênero textual comentário on-line, com foco no uso dos articuladores argumentativos. A pesquisa foi realizada no ano de 2023 com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Alagoa Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de base predominantemente qualitativa, com desenvolvimento de uma proposta de intervenção e análise descritiva dos dados. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Bakhtin (2016) concernentes aos gêneros do discurso; os apontamentos de Marcuschi (2008-2010) referentes à escrita; Bronckart (2012) acerca do Interacionismo Sociodiscursivo; Coscarelli (2016) quanto ao letramento digital; Lévy (2010) sobre cibercultura; Koch e Elias (2016) com relação à argumentação e as propostas da BNCC (Brasil, 2018) em torno do ensino de língua materna, dentre outros. Como estratégia metodológica utilizamos uma Sequência Didática (SD) baseada em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) com adaptações conforme as propostas de Costa-Hübes (2012), contemplando a apresentação da situação de comunicação, módulo de reconhecimento do gênero, produção inicial, módulos de estudo, produção final e circulação do gênero. A SD serviu como base para que pudéssemos organizar um material pedagógico direcionado aos professores de Língua Portuguesa. Os resultados apontaram para avanços significativos na produção escrita dos alunos, como a progressão textual, teses e argumentos mais convincentes em defesa das mesmas, além de uma ampliação do repertório coesivo que resultou em textos mais coerentes. Com relação ao uso da tecnologia, constatamos progressos no tocante ao letramento digital, de forma que os alunos reconhecem a importância do argumentar em defesa de sua opinião, bem como a relevância da utilização do gênero comentário on-line como prática social de escrita no ambiente digital.Writing teaching in contemporary society has undergone several changes driven by the use of new technologies, a context in which young people are inserted. Therefore, the school needs to use technology as a learning tool, implementing teaching practices into the curriculum that include textual genres from the digital environment in Portuguese language classes, to promote critical, reflective and ethical education in the virtual environment. Given this, we developed research that aims to contribute to students' written training, based on a study focused on the textual genre of online commentary with a focus on the use of argumentative articulators. The research was carried out in 2023 with students in the 9th year of Elementary School at a public school in the municipal network of Alagoa Grande-PB. This is predominantly qualitative action research with the development of an intervention proposal and descriptive analysis of the data. We used Bakhtin’s (2016) studies concerning speech genres as a theoretical contribution; Marcuschi's notes (2008-2010) regarding writing; Bronckart (2012) about Sociodiscursive Interactionism; Coscarelli (2016) regarding digital literacy; Lévy (2010) on cyberculture; Koch and Elias (2016) to the arguments and proposals of the BNCC (Brazil, 2018) around mother tongue teaching, among others. As a methodological strategy, we used a Didactic Sequence based on Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) with adaptations according to the proposals of Costa-Hübes (2012), including the presentation of the communication situation, genre recognition module, initial production, study modules, final production and circulation of the genre. The SD served as a basis for us to organize teaching material aimed at Portuguese language teachers. The results pointed to significant advances in students' written production, such as textual progression, theses and more convincing arguments in defense of them, in addition to an expansion of the cohesive repertoire that resulted in more coherent texts. Regarding the use of technology, we saw progress in terms of digital literacy so that students recognize the importance of arguing in defense of their opinion, as well as the relevance of using the online comment genre as a social practice of writing in the digital environment.Universidade Estadual da ParaíbaUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASCatanduba, Edilma de Lucenahttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244Silva, Rosângela Neres Araújo dahttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135Farias, Luana Francisleyde Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/8347703172423106Silva, Rejane Maria Macena da2024-04-16T14:08:27Z2999-12-312024-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Rejane Maria Macena da. O GÊNERO TEXTUAL COMENTÁRIO ON-LINE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9º ANO: USO DOS ARTICULADORES ARGUMENTATIVOS. 2024. 215 p. Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS. Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4914porALVES FILHO, F.; SANTOS, E. O tema da enunciação e o tema do gênero no comentário online. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 78-90, abr./jun., 2013. ARAÚJO, Júlio. Reelaboração de gêneros em redes sociais. In: Redes sociais e ensino de línguas: o que temos que aprender? Org. ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p.49-64. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. ________________. Estética da criação verbal, 2ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. BARBIERI, Juliana Muranetti de Oliveira. Bullying: conhecimento é a melhor forma de prevenir. São Carlos, SP: Suprema Gráfica e Editora, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. 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