Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Yeman Omar Zapata
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4394
Resumo: Considerando que o Livro Didático (LD) é um recurso que auxilia o docente na seleção e organização dos objetivos e conteúdos de seu planejamento, analisamos, nesta pesquisa, atividades do livro Cercanía Joven, Vol. 1 (2013), adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE-Serra Talhada). Nele, percebemos que, além de trazer o gênero canção apenas em sua Unidade 1, as atividades propostas se resumem à interpretação da letra da canção, à aquisição de vocabulário e, em algumas vezes, ao entendimento de alguns tempos verbais. Assim, apoiando-nos no enfoque comunicativo, definimos, como objetivo geral desta pesquisa, propor uma Sequência de Atividades como alternativa complementar às atividades propostas pelo atual material didático utilizado no 1º Ano do Ensino Médio do IFSertãoPE. Para isso, baseamo-nos nos documentos oficiais, como as OCEM (2006) e a BNCC (2018), assim como no PNLD (2018), para entender o que esses documentos indicam, preveem e orientam sobre o ensino de Língua Espanhola. Posteriormente, entendemos os conceitos de gênero textual a partir dos escritos de Bakhtin (2002) e Marcuschi (2008) e debatemos sobre as canções como ferramentas de ensino a partir dos escritos de Costa (2010) e Ponte (2013). Logo após, fazemos uma análise sobre cultura e linguagem a partir do gênero canção, ancorando-nos principalmente em Laraz (2008) e Pinheiro-Mariz (2014), apontando o gênero canção como fonte de aspectos socioculturais e linguísticos. Tratamos, ainda, sobre o desenvolvimento da competência comunicativa (HYMES,1995) e, por fim, dissertamos sobre o que são propostas didáticas, sequências de atividades e compreendemos a utilização do enfoque por tarefas através das teorias Rodríguez e Varela (2005), Zanón (1999), Estaire (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e Fernández López (2003). Entendemos que o gênero canção deve ser compreendido como uma possibilidade de opção metodológica para o desenvolvimento da competência comunicativa.
id UEPB_b6b0e1850d061ffd260cbd00d210e226
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4394
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1Ensino de língua espanholaGênero cançãoCompetência comunicativaEnfoque por tarefasEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMConsiderando que o Livro Didático (LD) é um recurso que auxilia o docente na seleção e organização dos objetivos e conteúdos de seu planejamento, analisamos, nesta pesquisa, atividades do livro Cercanía Joven, Vol. 1 (2013), adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE-Serra Talhada). Nele, percebemos que, além de trazer o gênero canção apenas em sua Unidade 1, as atividades propostas se resumem à interpretação da letra da canção, à aquisição de vocabulário e, em algumas vezes, ao entendimento de alguns tempos verbais. Assim, apoiando-nos no enfoque comunicativo, definimos, como objetivo geral desta pesquisa, propor uma Sequência de Atividades como alternativa complementar às atividades propostas pelo atual material didático utilizado no 1º Ano do Ensino Médio do IFSertãoPE. Para isso, baseamo-nos nos documentos oficiais, como as OCEM (2006) e a BNCC (2018), assim como no PNLD (2018), para entender o que esses documentos indicam, preveem e orientam sobre o ensino de Língua Espanhola. Posteriormente, entendemos os conceitos de gênero textual a partir dos escritos de Bakhtin (2002) e Marcuschi (2008) e debatemos sobre as canções como ferramentas de ensino a partir dos escritos de Costa (2010) e Ponte (2013). Logo após, fazemos uma análise sobre cultura e linguagem a partir do gênero canção, ancorando-nos principalmente em Laraz (2008) e Pinheiro-Mariz (2014), apontando o gênero canção como fonte de aspectos socioculturais e linguísticos. Tratamos, ainda, sobre o desenvolvimento da competência comunicativa (HYMES,1995) e, por fim, dissertamos sobre o que são propostas didáticas, sequências de atividades e compreendemos a utilização do enfoque por tarefas através das teorias Rodríguez e Varela (2005), Zanón (1999), Estaire (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e Fernández López (2003). Entendemos que o gênero canção deve ser compreendido como uma possibilidade de opção metodológica para o desenvolvimento da competência comunicativa.Considerando que el Libro Didáctico (LD) es un recurso que auxilia al docente en la selección y organización de los objetivos y contenidos de su planeamiento, analizamos, en esta pesquisa, actividades del libro Cercanía Joven, Vol. 1 (2013), adoptado por el Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). En él, percibimos que, además de traer el género canción apenas en su Unidad 1, las actividades propuestas se resumen a la interpretación de la letra de la canción, a la adquisición de vocabulario y, en algunas veces, al reconocimiento de algunos tiempos verbales. Así, apoyándonos en el enfoque comunicativo, definimos, como objetivo general de esta pesquisa, establecer una Secuencia de Actividades como alternativa complementar a las actividades propuestas por el actual libro didáctico utilizado en el 1º Año del nivel secundario del IFSertãoPE. Para eso, nos basamos en los documentos oficiales, como las OCEM (2006) y la BNCC (2018), así como en el PNLD (2020), para entender lo que esos documentos indican, prevén y orientan sobre la enseñanza de la Lengua Española. Posteriormente, entendemos los conceptos de género textual a partir de los escritos de Bakhtin (2002) y Marcuschi (2008) y debatimos sobre las canciones como herramienta didáctica a partir de los escritos de Costa (2010) y Ponte (2013). En la secuencia, hacemos un análisis sobre cultura y lenguaje a partir del género canción, principalmente apoyados en Laraz (2008) y Pinheiro-Mariz (2014), resaltando el género canción como fuente de aspectos socioculturales y lingüísticos. Tratamos, incluso, sobre el desarrollo de la competencia comunicativa (HYMES,1995) y, por fin, disertamos sobre lo que son propuestas didácticas, secuencias de actividades y comprendemos la utilización del enfoque por tareas a través de las teorías de Rodríguez y Varela (2005), Zanón (1999), Estaire (1999), Dolz y Schneuwly (2004) y Fernández López (2003). Entendemos que el género canción debe ser comprendido como una posibilidad metodológica para el desarrollo de la competencia comunicativa.Universidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPNascimento, Juscelino Francisco dohttp://lattes.cnpq.br/3532936503287691Silva Júnior, Antônio Ferreira dahttp://lattes.cnpq.br/3288529999588353Souza, Fábio Marques dehttp://lattes.cnpq.br/1753039621977042Ramos, Aucélia Vieirahttp://lattes.cnpq.br/4576544729592225Barbosa, Yeman Omar Zapata2022-06-25T01:00:49Z2022-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Y. O. Z. Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1. 2022. 131 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2022-06-25T01:00:49Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2022-06-25T01:00:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1
title Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1
spellingShingle Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1
Barbosa, Yeman Omar Zapata
Ensino de língua espanhola
Gênero canção
Competência comunicativa
Enfoque por tarefas
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1
title_full Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1
title_fullStr Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1
title_full_unstemmed Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1
title_sort Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1
author Barbosa, Yeman Omar Zapata
author_facet Barbosa, Yeman Omar Zapata
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Juscelino Francisco do
http://lattes.cnpq.br/3532936503287691
Silva Júnior, Antônio Ferreira da
http://lattes.cnpq.br/3288529999588353
Souza, Fábio Marques de
http://lattes.cnpq.br/1753039621977042
Ramos, Aucélia Vieira
http://lattes.cnpq.br/4576544729592225
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Yeman Omar Zapata
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua espanhola
Gênero canção
Competência comunicativa
Enfoque por tarefas
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Ensino de língua espanhola
Gênero canção
Competência comunicativa
Enfoque por tarefas
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description Considerando que o Livro Didático (LD) é um recurso que auxilia o docente na seleção e organização dos objetivos e conteúdos de seu planejamento, analisamos, nesta pesquisa, atividades do livro Cercanía Joven, Vol. 1 (2013), adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE-Serra Talhada). Nele, percebemos que, além de trazer o gênero canção apenas em sua Unidade 1, as atividades propostas se resumem à interpretação da letra da canção, à aquisição de vocabulário e, em algumas vezes, ao entendimento de alguns tempos verbais. Assim, apoiando-nos no enfoque comunicativo, definimos, como objetivo geral desta pesquisa, propor uma Sequência de Atividades como alternativa complementar às atividades propostas pelo atual material didático utilizado no 1º Ano do Ensino Médio do IFSertãoPE. Para isso, baseamo-nos nos documentos oficiais, como as OCEM (2006) e a BNCC (2018), assim como no PNLD (2018), para entender o que esses documentos indicam, preveem e orientam sobre o ensino de Língua Espanhola. Posteriormente, entendemos os conceitos de gênero textual a partir dos escritos de Bakhtin (2002) e Marcuschi (2008) e debatemos sobre as canções como ferramentas de ensino a partir dos escritos de Costa (2010) e Ponte (2013). Logo após, fazemos uma análise sobre cultura e linguagem a partir do gênero canção, ancorando-nos principalmente em Laraz (2008) e Pinheiro-Mariz (2014), apontando o gênero canção como fonte de aspectos socioculturais e linguísticos. Tratamos, ainda, sobre o desenvolvimento da competência comunicativa (HYMES,1995) e, por fim, dissertamos sobre o que são propostas didáticas, sequências de atividades e compreendemos a utilização do enfoque por tarefas através das teorias Rodríguez e Varela (2005), Zanón (1999), Estaire (1999), Dolz e Schneuwly (2004) e Fernández López (2003). Entendemos que o gênero canção deve ser compreendido como uma possibilidade de opção metodológica para o desenvolvimento da competência comunicativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-25T01:00:49Z
2022-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Y. O. Z. Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1. 2022. 131 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4394
identifier_str_mv BARBOSA, Y. O. Z. Ensino de língua espanhola a partir do gênero canção: análise de atividades do livro didático Cercanía joven 1. 2022. 131 f.. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813189646548992