O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Naiara Alves de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
Texto Completo: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4925
Resumo: As dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem dos números racionais, especialmente na forma fracionária, foram os principais fatores que influenciaram a decisão de escolha deste tema. Dentro dessa perspectiva, e com o intuito de contribuir para o ensino desse objeto matemático e para o aprimoramento da prática docente, desenvolvemos um jogo inédito destinado a qualquer indivíduo interessado em aprender ou que já possua conhecimento sobre o conceito de fração. Este estudo concentra-se na identificação das dificuldades enfrentadas no ensino desse tema e nas abordagens adotadas. Para isso, debruçamo-nos na compreensão dos obstáculos epistemológicos e didáticos, representações semióticas, o ensino de fração e a utilização de jogos como ferramenta educacional. Com base nos fundamentos teóricos, conduzimos uma atividade de formação com professores de Matemática e implementamos o jogo Quina das Representações Fracionárias. O presente trabalho é de caráter qualitativo e trata-se de uma pesquisa de campo com análise de caso. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista e de um encontro formativo com professores de Matemática, que lecionam ou lecionaram no Ensino Fundamental II, de uma determinada instituição escolar encontrada na região do sertão da Paraíba (PB). A análise revelou que a formação interativa promoveu uma compreensão mais aprofundada e conceitual da teoria, enquanto o jogo demonstrou potencial para despertar o interesse e a curiosidade dos participantes. Isso contribui para uma abordagem educacional que visa superar desafios epistemológicos comuns no ensino de fração, permitindo a exploração de diversas representações desse objeto matemático. Almejamos contribuir com a formação de professores e com a superação de dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem do conceito de fração.
id UEPB_b6b9f5d91fdc4a0277eeca348400cc88
oai_identifier_str oai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4925
network_acronym_str UEPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository_id_str
spelling O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professoresThe use of a mathematical game: the fractional representations quina in teachers trainingEducação MatemáticaFraçãoJogo MatemáticoEnsino de matemáticaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAs dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem dos números racionais, especialmente na forma fracionária, foram os principais fatores que influenciaram a decisão de escolha deste tema. Dentro dessa perspectiva, e com o intuito de contribuir para o ensino desse objeto matemático e para o aprimoramento da prática docente, desenvolvemos um jogo inédito destinado a qualquer indivíduo interessado em aprender ou que já possua conhecimento sobre o conceito de fração. Este estudo concentra-se na identificação das dificuldades enfrentadas no ensino desse tema e nas abordagens adotadas. Para isso, debruçamo-nos na compreensão dos obstáculos epistemológicos e didáticos, representações semióticas, o ensino de fração e a utilização de jogos como ferramenta educacional. Com base nos fundamentos teóricos, conduzimos uma atividade de formação com professores de Matemática e implementamos o jogo Quina das Representações Fracionárias. O presente trabalho é de caráter qualitativo e trata-se de uma pesquisa de campo com análise de caso. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista e de um encontro formativo com professores de Matemática, que lecionam ou lecionaram no Ensino Fundamental II, de uma determinada instituição escolar encontrada na região do sertão da Paraíba (PB). A análise revelou que a formação interativa promoveu uma compreensão mais aprofundada e conceitual da teoria, enquanto o jogo demonstrou potencial para despertar o interesse e a curiosidade dos participantes. Isso contribui para uma abordagem educacional que visa superar desafios epistemológicos comuns no ensino de fração, permitindo a exploração de diversas representações desse objeto matemático. Almejamos contribuir com a formação de professores e com a superação de dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem do conceito de fração.The difficulties faced in the teaching and learning process of rational numbers, especially in fractional form, were the main factors that influenced the decision to choose this topic. Within this perspective, and aiming to contribute to the teaching of this mathematical object and to the improvement of teaching practice, we developed an innovative game aimed at anyone interested in learning or already possessing knowledge about the concept of fraction. This study focuses on identifying the difficulties encountered in teaching this topic and the approaches adopted. To do this, we delve into the understanding of epistemological and didactic obstacles, semiotic representations, fraction teaching, and the use of games as an educational tool. Based on theoretical foundations, we conducted a training activity with Mathematics teachers and implemented the game "Quina das Representações Fracionárias" (Fraction Representations Quina). This work is qualitative in nature and is a field research with a case analysis. Data collection occurred through interviews and a training session with Mathematics teachers, who teach or have taught in the Lower Secondary School level, from a specific school institution located in the hinterland region of Paraíba (PB), Brazil. The analysis revealed that interactive training promoted a deeper and more conceptual understanding of the theory, while the game demonstrated potential to arouse the interest and curiosity of the participants. This contributes to an educational approach that aims to overcome common epistemological challenges in fraction teaching, allowing the exploration of various representations of this mathematical object. We aim to contribute to teacher training and overcoming difficulties in the teaching and learning process of the fraction concept.Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMaciel, Aníbal de Menezeshttps://orcid.org/0000-0001-6786-1049http://lattes.cnpq.br/1093400715444576Menezes, Marcus Bessa dehttps://orcid.org/0000-0003-0850-1793http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandeshttps://orcid.org/0000-0002-6762-1085http://lattes.cnpq.br/5112150472932725Sousa, Naiara Alves de2024-04-25T11:46:39Z2999-12-312024-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Naiara Alves de. O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores. 2024. 146 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4925porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-04-25T11:46:52Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-04-25T11:46:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
The use of a mathematical game: the fractional representations quina in teachers training
title O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
spellingShingle O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
Sousa, Naiara Alves de
Educação Matemática
Fração
Jogo Matemático
Ensino de matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
title_short O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
title_full O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
title_fullStr O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
title_full_unstemmed O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
title_sort O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
author Sousa, Naiara Alves de
author_facet Sousa, Naiara Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maciel, Aníbal de Menezes
https://orcid.org/0000-0001-6786-1049
http://lattes.cnpq.br/1093400715444576
Menezes, Marcus Bessa de
https://orcid.org/0000-0003-0850-1793
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes
https://orcid.org/0000-0002-6762-1085
http://lattes.cnpq.br/5112150472932725
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Naiara Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Fração
Jogo Matemático
Ensino de matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic Educação Matemática
Fração
Jogo Matemático
Ensino de matemática
EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
description As dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem dos números racionais, especialmente na forma fracionária, foram os principais fatores que influenciaram a decisão de escolha deste tema. Dentro dessa perspectiva, e com o intuito de contribuir para o ensino desse objeto matemático e para o aprimoramento da prática docente, desenvolvemos um jogo inédito destinado a qualquer indivíduo interessado em aprender ou que já possua conhecimento sobre o conceito de fração. Este estudo concentra-se na identificação das dificuldades enfrentadas no ensino desse tema e nas abordagens adotadas. Para isso, debruçamo-nos na compreensão dos obstáculos epistemológicos e didáticos, representações semióticas, o ensino de fração e a utilização de jogos como ferramenta educacional. Com base nos fundamentos teóricos, conduzimos uma atividade de formação com professores de Matemática e implementamos o jogo Quina das Representações Fracionárias. O presente trabalho é de caráter qualitativo e trata-se de uma pesquisa de campo com análise de caso. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista e de um encontro formativo com professores de Matemática, que lecionam ou lecionaram no Ensino Fundamental II, de uma determinada instituição escolar encontrada na região do sertão da Paraíba (PB). A análise revelou que a formação interativa promoveu uma compreensão mais aprofundada e conceitual da teoria, enquanto o jogo demonstrou potencial para despertar o interesse e a curiosidade dos participantes. Isso contribui para uma abordagem educacional que visa superar desafios epistemológicos comuns no ensino de fração, permitindo a exploração de diversas representações desse objeto matemático. Almejamos contribuir com a formação de professores e com a superação de dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem do conceito de fração.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-25T11:46:39Z
2024-03-25
2999-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Naiara Alves de. O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores. 2024. 146 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4925
identifier_str_mv SOUSA, Naiara Alves de. O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores. 2024. 146 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
url http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual da Paraíba
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Brasil
UEPB
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
instname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron:UEPB
instname_str Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
instacron_str UEPB
institution UEPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
repository.mail.fl_str_mv bc@uepb.edu.br||
_version_ 1811813194212048896