O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB |
Texto Completo: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4925 |
Resumo: | As dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem dos números racionais, especialmente na forma fracionária, foram os principais fatores que influenciaram a decisão de escolha deste tema. Dentro dessa perspectiva, e com o intuito de contribuir para o ensino desse objeto matemático e para o aprimoramento da prática docente, desenvolvemos um jogo inédito destinado a qualquer indivíduo interessado em aprender ou que já possua conhecimento sobre o conceito de fração. Este estudo concentra-se na identificação das dificuldades enfrentadas no ensino desse tema e nas abordagens adotadas. Para isso, debruçamo-nos na compreensão dos obstáculos epistemológicos e didáticos, representações semióticas, o ensino de fração e a utilização de jogos como ferramenta educacional. Com base nos fundamentos teóricos, conduzimos uma atividade de formação com professores de Matemática e implementamos o jogo Quina das Representações Fracionárias. O presente trabalho é de caráter qualitativo e trata-se de uma pesquisa de campo com análise de caso. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista e de um encontro formativo com professores de Matemática, que lecionam ou lecionaram no Ensino Fundamental II, de uma determinada instituição escolar encontrada na região do sertão da Paraíba (PB). A análise revelou que a formação interativa promoveu uma compreensão mais aprofundada e conceitual da teoria, enquanto o jogo demonstrou potencial para despertar o interesse e a curiosidade dos participantes. Isso contribui para uma abordagem educacional que visa superar desafios epistemológicos comuns no ensino de fração, permitindo a exploração de diversas representações desse objeto matemático. Almejamos contribuir com a formação de professores e com a superação de dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem do conceito de fração. |
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O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professoresThe use of a mathematical game: the fractional representations quina in teachers trainingEducação MatemáticaFraçãoJogo MatemáticoEnsino de matemáticaEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMAs dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem dos números racionais, especialmente na forma fracionária, foram os principais fatores que influenciaram a decisão de escolha deste tema. Dentro dessa perspectiva, e com o intuito de contribuir para o ensino desse objeto matemático e para o aprimoramento da prática docente, desenvolvemos um jogo inédito destinado a qualquer indivíduo interessado em aprender ou que já possua conhecimento sobre o conceito de fração. Este estudo concentra-se na identificação das dificuldades enfrentadas no ensino desse tema e nas abordagens adotadas. Para isso, debruçamo-nos na compreensão dos obstáculos epistemológicos e didáticos, representações semióticas, o ensino de fração e a utilização de jogos como ferramenta educacional. Com base nos fundamentos teóricos, conduzimos uma atividade de formação com professores de Matemática e implementamos o jogo Quina das Representações Fracionárias. O presente trabalho é de caráter qualitativo e trata-se de uma pesquisa de campo com análise de caso. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista e de um encontro formativo com professores de Matemática, que lecionam ou lecionaram no Ensino Fundamental II, de uma determinada instituição escolar encontrada na região do sertão da Paraíba (PB). A análise revelou que a formação interativa promoveu uma compreensão mais aprofundada e conceitual da teoria, enquanto o jogo demonstrou potencial para despertar o interesse e a curiosidade dos participantes. Isso contribui para uma abordagem educacional que visa superar desafios epistemológicos comuns no ensino de fração, permitindo a exploração de diversas representações desse objeto matemático. Almejamos contribuir com a formação de professores e com a superação de dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem do conceito de fração.The difficulties faced in the teaching and learning process of rational numbers, especially in fractional form, were the main factors that influenced the decision to choose this topic. Within this perspective, and aiming to contribute to the teaching of this mathematical object and to the improvement of teaching practice, we developed an innovative game aimed at anyone interested in learning or already possessing knowledge about the concept of fraction. This study focuses on identifying the difficulties encountered in teaching this topic and the approaches adopted. To do this, we delve into the understanding of epistemological and didactic obstacles, semiotic representations, fraction teaching, and the use of games as an educational tool. Based on theoretical foundations, we conducted a training activity with Mathematics teachers and implemented the game "Quina das Representações Fracionárias" (Fraction Representations Quina). This work is qualitative in nature and is a field research with a case analysis. Data collection occurred through interviews and a training session with Mathematics teachers, who teach or have taught in the Lower Secondary School level, from a specific school institution located in the hinterland region of Paraíba (PB), Brazil. The analysis revealed that interactive training promoted a deeper and more conceptual understanding of the theory, while the game demonstrated potential to arouse the interest and curiosity of the participants. This contributes to an educational approach that aims to overcome common epistemological challenges in fraction teaching, allowing the exploration of various representations of this mathematical object. We aim to contribute to teacher training and overcoming difficulties in the teaching and learning process of the fraction concept.Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQUniversidade Estadual da ParaíbaPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPBrasilUEPBPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMMaciel, Aníbal de Menezeshttps://orcid.org/0000-0001-6786-1049http://lattes.cnpq.br/1093400715444576Menezes, Marcus Bessa dehttps://orcid.org/0000-0003-0850-1793http://lattes.cnpq.br/7719250848803909Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandeshttps://orcid.org/0000-0002-6762-1085http://lattes.cnpq.br/5112150472932725Sousa, Naiara Alves de2024-04-25T11:46:39Z2999-12-312024-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Naiara Alves de. O uso do jogo matemático: A quina das representações fracionárias na formação de professores. 2024. 146 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4925porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPBinstname:Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)instacron:UEPB2024-04-25T11:46:52Zoai:tede.bc.uepb.edu.br:tede/4925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/PUBhttp://tede.bc.uepb.edu.br/oai/requestbc@uepb.edu.br||opendoar:2024-04-25T11:46:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)false |
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